Jump to content

Fêmea chocando sozinha


Gabriel Braga
Ir para a solução Resolvido por Gabriel Braga,

Posts Recomendados

Olá pessoal,

 

Eu tinha um casal de calopsitas (até ontem) e estão em período de reprodução, durante toda a semana passada eles estavam acasalando várias vezes por dia e essa seria a segunda postura dessa fêmea (na primeira, a uns 3 meses atrás, nenhum ovo estava galado).

Então a umas 4 semanas atrás resolvi retirar o casal do viveiro e colocar numa gaiola com ninho, pq dentro do viveiro o macho estava muito arisco por conta do ninho e acabou machucando de leve outra calopsita que tenho.

Enfim, eles estavam nessa gaiola separada e na madrugada de quinta pra sábado o macho deve ter passado mal, pq acordou no fundo da gaiola bem debilitado e imóvel. Corri com ele pro veterinário ele recebeu tratamento e medicação mas durante o dia, durante o processo de reidratacao ele não aguentou e morreu.

Porém, coincidentemente ‎a fêmea colocou o primeiro ovo ontem e está chocando desde então, mesmo sem o macho.

Ela passou a noite toda e hoje o dia todo chocando sozinha.

 

Vocês acham que é pertinente deixar ela continuar tendo esse trabalho sozinha, ou melhor voltar com ela pro viveiro com as outras calopsitas?

 

Se nessa postura os ovos estiverem galados, quais as chances dela conseguir chocá-los sozinha desde o começo?

 

Alguém já viu/ouviu algum caso desse, de fêmea chocando sozinha desde o começo?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

É mais cansativo pra ela, mas ela consegue sim....se estiver mesmo galado, ela consegue chocar e cuidar do filhotinho sozinha... Coloque bastante diversidade de alimentos pra ela se manter sempre saudável...e quando chegar no período certo, faça ovoscopia pq daí se não estiver galado já retira o ovo e deixa ela descansar

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que por experiencia propria voce deve , se nao tem outro casal para chocar estes ovos descartalos e dar descanso a sua femea pois , sao elas que botam os ovos, e é delas que que ha uma grande perda de calcio e nutrientes tanto que elas so chocam a noite o macho é o dia inteiro ! De descanso e refirce a alimentacao dela para repor as vitaminas perdidas na postura!! Boa Sorte, com sua decisao!!

Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, GabrielEger disse:

É mais cansativo pra ela, mas ela consegue sim....se estiver mesmo galado, ela consegue chocar e cuidar do filhotinho sozinha... Coloque bastante diversidade de alimentos pra ela se manter sempre saudável...e quando chegar no período certo, faça ovoscopia pq daí se não estiver galado já retira o ovo e deixa ela descansar

Quando seria o período certo pra fazer a ovoscopia?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
22 horas atrás, GabrielEger disse:

 

9 horas atrás, cilene1234 disse:

Acho que por experiencia propria voce deve , se nao tem outro casal para chocar estes ovos descartalos e dar descanso a sua femea pois , sao elas que botam os ovos, e é delas que que ha uma grande perda de calcio e nutrientes tanto que elas so chocam a noite o macho é o dia inteiro ! De descanso e refirce a alimentacao dela para repor as vitaminas perdidas na postura!! Boa Sorte, com sua decisao!!

Eu até queria mesmo fazer isso, retirar o ninho e os ovos e voltá-la para o viveiro com minhas outras calopsitas, mas ela está muito dedicada com seus ovinhos.

Na primeira postura ela não dormia dentro do ninho chocando, o casal revezava durante o dia e ninguém ficava durante a noite.

Mas dessa vez, desde o primeiro ovo ela já estava chocando durante a noite toda.

E hoje ela saiu mais vezes para se alimentar, contando que ontem e anteontem haviam sido duas vezes por dia, hoje ela saiu umas 4 vezes.

Esta se alimentando e bebendo bastante água.

Vou deixar ela chocando até eu fazer a ovoscopia após +- 7 dias do final da postura. Se tiver ovo galado deixo ela continuar. Se não tiver dou um jeito de ir retirando.

Mas é isso valeu aí gente. :)

 

Vou deixar uma foto do casal, obviamente, antes do falecimento do Pedro.

IMG_20160730_130631.jpg

Editado por gabrielbraga
comentario errado
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...