Jump to content

Fêmea jovem iniciando a postura


Gabriel Braga
Go to solution Solved by Gabriel Braga,

Recommended Posts

Olá pessoal,

Comprei uma calopsita fêmea a 3 meses atrás (nome Princesa) e o vendedor disse que ela havia nascido por volta de março e abril desse ano (2016).

Eu tinha um casal de cinzas silvestres e mais um macho sozinho, e estava com a intenção de formar um outro casal, com esse macho que estava "solteiro" kkkkk.

Desde então ela parece ter gostado bastante do Elvis (o que ainda não tinha fêmea), quando ele vai se alimentar ela vai junto, quando eu tiro ele do viveiro ela fica piando chamando ele até eu voltar com ele pra perto, de vez em quando ela chega perto dele e abaixa a cabeça pra ele fazer carinho...

Porém, ele foi pro seu segundo dono com uns 4 meses de idade e ficou sozinho por volta de 1 ano só se relacionando com humanos, ele é mansinho (vem no dedo, canta, sobe no ombro, come na nossa mão e tal). E não liga nem um pouco pra Princesa (a sua pretendente), bica ela quando ela pede carinho, se ela chega perto dele no puleiro ele sai. Eles nunca acasalaram e me parece que o Elvis não tem interesse nela, e nem sei se terá interesse por outra calopsita, vejo que ele é bastante humanizado.

 

A questão é que recentemente (+- 1 semana atrás), ela começou a sentar em um local especifico do viveiro como se estivesse chocando. Não tem ninho no viveiro.

Eu sem entender deixei, não vou impedi-la de se comportar como mãe.

E hoje, sem mais nem menos, sem ninho, sem acasalar e com 7 meses de idade, ela botou um ovo e estava sentada em cima dele nesse mesmo local no viveiro.

Pouco tempo depois o ovo saiu rolando e caiu no chão do viveiro, saindo de onde ela estava, sem ela nem perceber.

Daí então eu peguei uma caixa de madeira aberta na frente e na lateral (que fiz com intenção de ser um ninho) e coloquei lá no lugar que ela estava e coloquei o ovo dentro.

Agora ela está chocando esse ovo e achando que o Elvis é seu macho, de vez em quando ele entra na caixa pra conhecer e bicar tudo lá por dentro, briga com ela até ela sair, fica tentando bicar o ovo.

E quando ele sai ela volta a chocar o ovo.

 

O que acham? Deixo ela perder o interesse pelos ovos não galados, ou tomo outra atitude?

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Hum, complicado. Ela é muito jovem pra botar, o choco desgasta ela. Recomendo que descarte o ovo se tiver certeza de que não ta galado. Espere os 6 dias pq talvez eles cruzaram sem vc ver. 

  • Gostei 2
Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, Livi disse:

Gente 7 meses? Ela ta muito nova O.o Isso pode resultar até  em um ovo preso

É foi o que pensei. Mas agora que já pós o primeiro, espero que consiga por o resto! :(

45 minutos atrás, Sandra Gomes disse:

Hum, complicado. Ela é muito jovem pra botar, o choco desgasta ela. Recomendo que descarte o ovo se tiver certeza de que não ta galado. Espere os 6 dias pq talvez eles cruzaram sem vc ver. 

Eu acho difícil, pois, como eu disse, o Elvis corre dela dentro da gaiola, bica ela se ela chega perto e se eu estou com ele no antebraço e chego perto dela pra ver se ela sobe, ele sai andando pro meu ombro.

O comportamento dele é como se ela fosse um bixo estranho pra ele.

Enfim, vou esperar um pouco.

Retirar os ovos agora pode ser um pouco traumático pra ela, e já que ela não entende bem de chocar e não está deixando de comer e beber pra isso. Acho que será uma boa primeira experiência, pelo menos assim espero.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Olha a cara da danada, chocando seu primeiro ovo, e achando que o macho é seu parceiro. Quando ele não dá bola pra ela de jeito nenhum! :(

IMG_20161025_172710.jpg

IMG_20161025_172342.jpg

  • Gostei 2
Link to comment
Share on other sites

Também acho complicado calopisita dessa idade botando. Acho que vc deveria restringir o acesso a esse lugar que ela acha que eu o ninho e descartar o ovo, senão vai estimular à botar mais ovos. 

Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Edson do couto xavier disse:

Também acho complicado calopisita dessa idade botando. Acho que vc deveria restringir o acesso a esse lugar que ela acha que eu o ninho e descartar o ovo, senão vai estimular à botar mais ovos. 

O veterinário disse que não tem muito problema, agora que já conseguiu botar! Hoje ela pôs o segundo ovinho, se fosse pra ficar algum entalado já teria ocorrido, o susto já passou.

Estimulando ou não ela vai botar os 5~7 normais da postura tendo acesso a esse lugar que fiz ou não. Preferi deixar ela ai pois assim ela vai tendo a experiência de chocar, já que começou cedo.

Não estava nos planos que isso ocorresse. Ela estava no viveiro e não tinha ninho e o macho que vive com ela não mostra nenhum interesse em acasalar com ela.

Mas dai, após ela botar o primeiro ovo, resolvi fazer um "ninho" meio aberto pra eu ver o que está acontecendo.

Qualquer novidade eu informo. Por enquanto é isso!

Abraço pessoal.

Link to comment
Share on other sites

Na verdade não, se vc tirar os ovos e mudar o "ambiente" e especialmente cobrir a gaiola, ela vai se sentir "insegura" pelo espaço não-familiar e por achar q é inverno, assim não irá botar. Com menos de 1 ano a cloaca da calopsita ainda não tá totalmente formada e nas fêmeas é muito comum ocorrer ovo preso ou alguma outra sequela.

Ela não vai adquirir "experiência". Desculpe a franqueza mas calopsitas são aves, não gente. O raciocínio deles possui outra dimensão, acho muito errado vc permitir que ela continue pq ela não ganhará nada além de possíveis danos.

Se o macho não acasalou com ela, os ovos obviamente não estarão galados e isso só irá causar stress pra coitada - causa essa que pode levar a morte, acredite.
Isso sem contar, como eu já disse, do problema de ovo preso que é um problema até bem comum.

Sugiro que interrompa essa postura agora pelo bem da sua piu. Nunca imaginamos que o pior vai acontecer com a gente, mas acontece sim. E aí não dá pra voltar atrás.

Como eu citei, mude os móveis de lugar, o viveiro, o máximo de coisas q puder e cubra a gaiola durante a noite pra ela pensar que é inverno e parar de botar mesmo após vc restringir o acesso dela a esse suposto "ninho".

Tem aquilo de esperar 7 dias pra ver se estão galados, mas acho difícil.

Edited by Helena X
Link to comment
Share on other sites

  • Solution

Após botar 4 ovinhos, se encerrou a saga da primeira postura da Princesa.

Ela está normal e saudável.

Mesmo retirando o ninho ela continuou botando, sendo que o terceiro e quarto ovo foram dentro do pote de comida.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to improve your browsing experience on the portal. By using Clube das Calopsitas, you agree to the cookie monitoring policy. For more information on how this is done, visit Cookies Policy.