Jump to content

Morte de calopsita


Alessandro Bilato Gabriel

Posts Recomendados

Boa noite. 

A exatamente 15 dias, comprei uma calopsita macho,  com anilha e teste de sexagem,  onde informava ser um macho. 

Já tenho uma calopsita fêmea,  e comprei Juca para fazer companhia para ela... 

Ocorre que, nesta madrugada,  o Juca morreu... 

Ontem,  durante o dia,  fez fezes de cor bem amarela e ficou bem amoado... 

Desde que o levei,  notei que ele era muito quieto,  achei que fosse o período de adaptação... 

Aparentemente comia e se deu bem com minha calopsita e vivia solto. 

Vejam as fotos e se possível,  poderiam me fazer entender o que aconteceu? 

 

Obrigado 

DSC_0113.JPG

DSC_0112.JPG

Link para compartilhar
Share on other sites

Pelo relato VC adquiriu ele doente.

A foto mostra ele muito encorujado, penas eriçadas.

Agora o que tem a fazer é levar sua fêmea em um vet, realizar os exames de saúde, pois doenças são transmissiveis, e como conviveram juntas provavelmente ela tb adquiriu. Desinfete tudo deles.

Eu iria onde comprou falar sobre o fato da ave ter morrido. 

Qdo adquirir uma ave nova tem que deixar em quarentena.

 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Provavelmente ele já estava doente, é normal uma calopsita ficar quieta quando chega no novo lar, mas com alguns dias ela se solta, pode até fugir dos donos ficar meio assustada, mas não totalmente quieta. Existem outros sintomas que são perceptíveis quando estão doentes, como esse dele estar encorujado e sonolento, mas as vezes o dono sem experiência muitas das vezes não nota, associa muitas das vezes a sono. Essa foto recente ele está encorujado demais, não tem como não perceber, mas em alguns casos é muito leve e só quem conhece muito bem os passaros consegue notar, pois nesse período ele continua se alimentando, interagindo com as outras até definhar de vez e vir a obto.

Como não sabe qual doença ele morreu, leve a sua outra calopsita ao veterinário pois poderá perder ela também. Coloque uma foto dela aproximada para a gente ver, pois dessa forma como conhecemos um pouquinho a mais os passaros podemos ver se ela está já com algum sintoma aparente.

Quando comecei a criar calopsitas comprei uma contaminada com clamídia, ela transmitiu para todos os meus outros passaros, mas eu tinha feito o exame e com dois dias fiquei sabendo, entrei em contato com o procon que emitiu uma carta para mim e com ela acionei a loja que havia me vendido a calopsita contaminada, eles me pagaram todo o tratamento dos meus outros passaros, exames, além de reeembolsar o valor que paguei por algumas calopsitas que morreram.

Como você não fez exames com ele em vida, fica mais difícil comprovar alguma coisa, mas eu sugeriria que você fosse até onde comprou e fizesse eles devolverem o dinheiro gasto com ela ou dar outra. Se for em loja que comprou e tiver nota fiscal poderá ir no procon caso ele não queira devolver o dinheiro.

Sinto muito pelo juca, ele era uma bela ave, mas aprendemos muitas vezes a conhecer os nossos pequeninos da forma mais dura possível. Eu infelizmente aprendi através dos meus erros, mas hoje não cometo nenhum mais.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...