Jump to content

Fêmea consegue chocar sozinha?


Gabriel Gonçalves
Ir para a solução Resolvido por Tainá,

Posts Recomendados

Boa noite.

Eu tinha um casal de calopsitas, mas o macho fugiu e deixo a fêmea com 3 ovos. Sera que ela da conta sozinha de chocar esses ovos, não sei o q devo fazer sou novo no assunto estou com ela a 40 dias. Qualquer ajuda é bem vinda. Obrigado.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Estou na mesma situação amigo, minha fêmea botou o quarto ovo hoje. Está dando conta do recado até agora, vamos aguardar as cenas dos próximos capitulos.

Fica de olho se ela está se alimentando e bebendo água direitinho, aqui em casa foi estranho os 2 primeiros dias que passou sozinha, saiu só 2 vezes em cada dia pra se alimentar e bebia pouca água. Mas ontem e hoje ela ficou mais espertinha, saiu várias vezes durante o dia para se alimentar. Acho que tem boas chances de dar tudo certo.

Fica de olho se os ovos estão galados, se não estiverem, pense na hipótese de retirar o ninho e deixar ela descansar.

Sorte e força aí pra elas! :)

Editado por gabrielbraga
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

17 horas atrás, Tainá disse:

Primeiro, fez ovoscopia para ver se os ovos estão galados? Se estiverem a fêmea consegue sim chocar sozinha mais vai ser cansativo pra ela, se os filhotes nascerem você pode pegar e dar papinha...

Todos os 3 ovos estão galados sim 

Meu medo é ela adoecer não se alimentar direito.

Bom não tenho visto ela saindo ninho não. Tô meio preocupado 

O primeiro ovo tem 10 dias

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Sua fêmea come o que? Mix de sementes ou ração?

Se ela comer sementes você pode manter o potinho sempre limpo e sem cascas, se aparecer alguma casca você sabe que ela saiu pra comer.

 

Eu tô fazendo isso aqui, a minha está chocando a 7 dias. Como eu disse, nos primeiros dias que o macho se foi ela saiu 2 vezes pra se alimentar. Desde então está saindo mais vezes.

Não se preocupe, se os ovos estão galados ela vai se cuidar pra poder cuidar deles. A natureza é sábia, se ela estiver passando fome ela vai comer, pode ter certeza.

A veterinária que conversei sobre isso disse que a fêmea pode ficar até 24h, ou mais, sem sair do ninho.

Então fique tranquilo e tente verificar a comida sempre, se ela passar muito mais do que 24h sem sair do ninho aí pode ter problema. Aí vc pensa se convém retirar o ninho.

Abraços!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

53 minutos atrás, Gabriel Braga disse:

Sua fêmea come o que? Mix de sementes ou ração?

Se ela comer sementes você pode manter o potinho sempre limpo e sem cascas, se aparecer alguma casca você sabe que ela saiu pra comer.

 

Eu tô fazendo isso aqui, a minha está chocando a 7 dias. Como eu disse, nos primeiros dias que o macho se foi ela saiu 2 vezes pra se alimentar. Desde então está saindo mais vezes.

Não se preocupe, se os ovos estão galados ela vai se cuidar pra poder cuidar deles. A natureza é sábia, se ela estiver passando fome ela vai comer, pode ter certeza.

A veterinária que conversei sobre isso disse que a fêmea pode ficar até 24h, ou mais, sem sair do ninho.

Então fique tranquilo e tente verificar a comida sempre, se ela passar muito mais do que 24h sem sair do ninho aí pode ter problema. Aí vc pensa se convém retirar o ninho.

Abraços!

Obgd fiquei mais tranquilo agora. Vou seguir as dicas.

Valeu mesmo

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 2 anos depois...
Em 27/10/2016 at 14:31, Gabriel Braga disse:

Sua fêmea come o que? Mix de sementes ou ração?

Se ela comer sementes você pode manter o potinho sempre limpo e sem cascas, se aparecer alguma casca você sabe que ela saiu pra comer.

 

Eu tô fazendo isso aqui, a minha está chocando a 7 dias. Como eu disse, nos primeiros dias que o macho se foi ela saiu 2 vezes pra se alimentar. Desde então está saindo mais vezes.

Não se preocupe, se os ovos estão galados ela vai se cuidar pra poder cuidar deles. A natureza é sábia, se ela estiver passando fome ela vai comer, pode ter certeza.

A veterinária que conversei sobre isso disse que a fêmea pode ficar até 24h, ou mais, sem sair do ninho.

Então fique tranquilo e tente verificar a comida sempre, se ela passar muito mais do que 24h sem sair do ninho aí pode ter problema. Aí vc pensa se convém retirar o ninho.

Abraços!

Boa tarde estou passando por esse momento  que vc passou!o macho morreu e minha femea esta com 4 ovinhos e todos galados  ela super mae protetora deixa eu cuidar estou fazendo de tudo pra ajudar alimentacao dela alimentos tudo que puder fazer estou fazendo so gostaria de saber se os seus deram certo?percebi que minha femea saia pouco pra comer entao adaptei toda comida agua e e vitaminas no ninho e to notando que ela ta chocando e sempre comendo  

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 7 months later...
  • 4 semanas atrás...
  • 2 anos depois...
Em 01/10/2019 at 20:01, Valéria Bomfim disse:

Boa noite a femia pode chocar sozinha o macho não entra no ninho

 

Boa noite!  La em casa ta desse jeito, a fêmea esta chocando sozinha, o macho não entra de jeito nenhum no ninho, ela ja colocou 4 ovos e 2 ja estão galados 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 1 ano depois...

Boa noite, a minha calopsita teve uma ninhada agora recentemente, é quando os filhotes nasceram, ela já acasalou novamente. O machinho dela morreu e ela botou dois ovinhos por enquanto ela tá com 3 anos, eu achei que o ovo não estaria falado mas eu fiz ovoscopia é vi até o coraçãozinho do filhote nascendo, eu deixo ela  continuar chocando ou eu descarto os ovinhos. Dizem que  ao pode ter duas ninhadas seguidas, é agora sem o machinho. O que eu faço por favor me ajudem.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

On 07/11/2023 at 01:45, Rayssa Barreto Oliveira disse:

Boa noite, a minha calopsita teve uma ninhada agora recentemente, é quando os filhotes nasceram, ela já acasalou novamente. O machinho dela morreu e ela botou dois ovinhos por enquanto ela tá com 3 anos, eu achei que o ovo não estaria falado mas eu fiz ovoscopia é vi até o coraçãozinho do filhote nascendo, eu deixo ela  continuar chocando ou eu descarto os ovinhos. Dizem que  ao pode ter duas ninhadas seguidas, é agora sem o machinho. O que eu faço por favor me ajudem.

Talvez vc precise ajudar ela na alimentação dos filhotes, entao providencie papinha para filhotes de calopsitas/psitacideos para ajudá-la em caso de perceber necessidade. Se vc notar q ela esta se desgastando demais, vc pode tentar colocar os ovinhos numa estufa caseira. Há videos no youtube ensinando a fazer estufas caseiras para salvar filhotes de calopsita. Lembrando que qq interação com o ninho e ovos pode ser estressante e causar abandono dos ovos, ou ate mesmo causar a morte dos filhotes, entao tenha noção dos riscos.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.