Jump to content

A procura do amor perfeito.


Tymer
Ir para a solução Resolvido por Gabriel Braga,

Posts Recomendados

Olá,Tenho o Apollo minha calopsita e ele está com 6 meses já e andei pensado e percebi que ele está muito sozinho estou pensando em comprar uma fêmea mas percebi que ele é humanizado porque já tentei colocar videos de calopsitas e ele fica um pouco assustado e de vez em quando cai sementes na janela e vem passarinhos comer e ele se assusta muito  será que ele vai se dar bem com uma calopsita?Apesar de que ele nunca conviveu com uma sem ser seus pais até seus 22 dias de vida.Ele é um cara branca e acho que tem arlequim porque na cabeça dele tem uma mancha branca de penas.Vou fazer umas perguntas para vocês responda oque souber.Será que ele vai aceitar formar casal ? mesmo nunca ter convivido uma uma da espécie?                                                                                                                                                                                              Qual mutação será melhor tanto para que ele forme casal tanto que quando reproduzirem terem filhotes com cores interessante?Penso em comprar uma silvestre ou canela que cor sairia os filhotes?                                                                          é preciso fazer aquela quarentena? e mesmo ela estando em outra gaiola pode por as gaiolas perto umas das outras para se conhecer? Posso comprar uma no final do ano ou é melhor esperar ele completar 1 ano? Sei que não pode reproduzir aves antes de um 1 ano, mas penso para fazer companhia para ele.Ou é melhor esperar ele ter um ano para ser mais atraido por ela? Fotos dele e dos pais dele .Pai albino fulvo e mãe pérola cara branca.

20160920_094144.jpg

20160920_094136.jpg

20160920_094147.jpg

Apollo pais.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Opa, vamos lá.

1. Será que ele vai aceitar formar casal? Mesmo nunca tendo convivido com uma ave da mesma espécie?         
Depende. A ave é quem escolhe se quer formar casal, pode dar certo ou pode não dar, mas muitas vezes funciona sim especialmente pq ele está sozinho (mas por ele ser muito "humanizado", pode ter um pouco de dificuldade de se adaptar a outra ave sim, basta ter paciência e dedicação a eles).

2. Qual mutação será melhor, tanto para que ele forme casal quanto para quando reproduzirem e ter filhotes com cores interessantes?
Então, vc disse que ele é um CB que possivelmente porta arlequim, mas nenhum dos pais dele possuem essa mutação (pode ser que tenha herdado dos avós, porém). E creio que se o Albino (lutino CB) fosse Fulvo, os olhos seriam vermelhos mais escuros. Deve ser um Albino Canela mesmo. Enfim, nesse caso, ele porta Pérola, Canela, e Lutino. 
Se juntá-lo com qualquer tipo de CB, nascerão fêmeas albinas (fêmeas somente!).
Sugiro q o coloque com uma fêmea CB com outras mutações, em especial CB arlequim canela ou CB arlequim pérola, pq além de vc comprovar a teoria de ele portar arlequim, nasceriam ambos machos e fêmeas CB Arlequim Canela ou CB Arlequim Pérola (talvez as duas juntas, CB arlequim pérola canela).

3. Penso em comprar uma silvestre ou canela. Que mutação herdariam os filhotes?
Se juntá-lo com uma silvestre (desconsiderando o que ela portar), vão nascer somente filhotes silvestres portadores de arlequim e cara branca. A mesma coisa com a canela, só que portarão arlequim, cara branca e canela.

4. É preciso fazer a quarentena? E mesmo ela estando em outra gaiola, pode por uma perto da outra para que se conheçam?
A não ser que você conheça bem o criador de quem está comprando e especialmente ele já tenha feito os exames preventivos de saúde da ave, então sim, é preciso. Você DEVE fazer a quarentena e realizar os respectivos exames. Se o resultado sair e a ave estiver saudável, pode juntá-los. Quanto às gaiolas, não é recomendado, pois as calopsitas transmitem facilmente doenças uma pras outras. 

5. Posso comprar uma no final do ano ou é melhor esperar ele completar 1 ano para ser mais atraído por ela?
É melhor esperar que complete um ano. Não para que ele "seja mais atraído por ela", afinal apesar de os instintos dele se aflorarem, ele pode preferir não formar casal com ela como eu expliquei (ou seja, a idade não tem relação com a atração), mas sim porque ele estará mais maduro e biologicamente pronto para se reproduzir. Machos muito novos podem acabar por ser imaturos demais quanto aos filhotes, vindo a matá-los mesmo que acidentalmente ou abandonar o ninho e ovos.

Espero ter ajudado!

Editado por Helena X
  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Helena X disse:

Opa, vamos lá.

1. Será que ele vai aceitar formar casal? Mesmo nunca tendo convivido com uma ave da mesma espécie?         
Depende. A ave é quem escolhe se quer formar casal, pode dar certo ou pode não dar, mas muitas vezes funciona sim especialmente pq ele está sozinho (mas por ele ser muito "humanizado", pode ter um pouco de dificuldade de se adaptar a outra ave sim, basta ter paciência e dedicação a eles).

2. Qual mutação será melhor, tanto para que ele forme casal quanto para quando reproduzirem e ter filhotes com cores interessantes?
Então, vc disse que ele é um CB que possivelmente porta arlequim, mas nenhum dos pais dele possuem essa mutação (pode ser que tenha herdado dos avós, porém). E creio que se o Albino (lutino CB) fosse Fulvo, os olhos seriam vermelhos mais escuros. Deve ser um Albino Canela mesmo. Enfim, nesse caso, ele porta Pérola, Canela, e Lutino. 
Se juntá-lo com qualquer tipo de CB, nascerão fêmeas albinas (fêmeas somente!).
Sugiro q o coloque com uma fêmea CB com outras mutações, em especial CB arlequim canela ou CB arlequim pérola, pq além de vc comprovar a teoria de ele portar arlequim, nasceriam ambos machos e fêmeas CB Arlequim Canela ou CB Arlequim Pérola (talvez as duas juntas, CB arlequim pérola canela).

3. Penso em comprar uma silvestre ou canela. Que mutação herdariam os filhotes?
Se juntá-lo com uma silvestre (desconsiderando o que ela portar), vão nascer somente filhotes silvestres portadores de arlequim e cara branca. A mesma coisa com a canela, só que portarão arlequim, cara branca e canela.

4. É preciso fazer a quarentena? E mesmo ela estando em outra gaiola, pode por uma perto da outra para que se conheçam?
A não ser que você conheça bem o criador de quem está comprando e especialmente ele já tenha feito os exames preventivos de saúde da ave, então sim, é preciso. Você DEVE fazer a quarentena e realizar os respectivos exames. Se o resultado sair e a ave estiver saudável, pode juntá-los. Quanto às gaiolas, não é recomendado, pois as calopsitas transmitem facilmente doenças uma pras outras. 

5. Posso comprar uma no final do ano ou é melhor esperar ele completar 1 ano para ser mais atraído por ela?
É melhor esperar que complete um ano. Não para que ele "seja mais atraído por ela", afinal apesar de os instintos dele se aflorarem, ele pode preferir não formar casal com ela como eu expliquei (ou seja, a idade não tem relação com a atração), mas sim porque ele estará mais maduro e biologicamente pronto para se reproduzir. Machos muito novos podem acabar por ser imaturos demais quanto aos filhotes, vindo a matá-los mesmo que acidentalmente ou abandonar o ninho e ovos.

Espero ter ajudado!

Muito obrigado pela resposta e pela paciência :) vou então esperar ele completar seu 1 ano de vida.Se não for te abusar demais rsrs que filhotes nasceriam se ela fosse ino ou albina?

Link para compartilhar
Share on other sites

34 minutos atrás, Tymer disse:

Muito obrigado pela resposta e pela paciência :) vou então esperar ele completar seu 1 ano de vida.Se não for te abusar demais rsrs que filhotes nasceriam se ela fosse ino ou albina?

Macho CB portador de lutino, pérola e canela X fêmea lutino:

50% machos e femeas lutino, todos portadores de CB sendo os machos também portadores de pérola e canela
25% fêmeas pérola portadoras de CB
25% fêmeas canela portadoras de CB

Macho CB portador de lutino, pérola e canel X fêmea lutino CB ("albina")

50% machos e fêmeas lutino CB, sendo os machos também portadores de pérola e canela
25% fêmeas pérola portadoras de CB
25% fêmeas canela portadoras de CB

Acho que fica assim. :)

Na verdade acho que do primeiro casal podem nascer também femeas pérola canela, pérola lutino e lutino canela, mas posso estar equivocada. Me corrijam nesse caso.

Já com a lutino cb eu acho que a unica possibilidade além do q citei seriam femeas lutinos cb canela, já q a maioria das mutaçoes nao se manifesta na ave 'albina' que obviamente nao tem melanina ou psitacina... Mas se não me engano lutinos canelas parecem lutinos normais no nascimento, e o acanelado vai surgindo à medida q passam pela muda.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Helena X, eu estou passando pelo mesmo dilema que @Tymer...
Mas pensa comigo, se for comprar uma 2º calopsita filhote, não há necessidade de se esperar 1 ano da 1º ave, correto?
Já que as duas serão filhotes, e irão "amadurecer" juntas. (Não sei se estou certa)

Nossa, minha calopsita é o oposto, ela AMA ver outras aves. E apesar de se achar gente, sinto que minha ave precisa de uma companhia. Precisa ver ele no espelho. Abre as asas, estufa o peito.... Uma gracinha... rsrs

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

22 minutos atrás, Maria Carolina disse:

@Helena X, eu estou passando pelo mesmo dilema que @Tymer...
Mas pensa comigo, se for comprar uma 2º calopsita filhote, não há necessidade de se esperar 1 ano da 1º ave, correto?
Já que as duas serão filhotes, e irão "amadurecer" juntas. (Não sei se estou certa)

Nossa, minha calopsita é o oposto, ela AMA ver outras aves. E apesar de se achar gente, sinto que minha ave precisa de uma companhia. Precisa ver ele no espelho. Abre as asas, estufa o peito.... Uma gracinha... rsrs

 

Depende, não sei se entendi oq vc quis dizer. Vc vai ter que esperar 1 ano da 2ª ave que será filhote, automaticamente a 1ª ave fará 1 ano e vc nem vai perceber pq estará focado na idade da 2ª ave.
Mas acho que é até melhor comprar um filhote mesmo pq assim ele cresce acostumado a outras aves e muito provavelmente formará casal com a ave que vc já tiver! hehe

Boa sorte com seu piu! Arruma uma companheira mesmo, calopsitas não se dão bem sozinhas. Pra vc ter idéia a minha fêmea da foto de perfil (Diana) até voltou a engordar, tava mt magrinha. Não cheguei a pesar pra saber mas ela claramente estava por volta das 75 gramas ou algo assim, podia sentir o osso do peito e eu notei que em comparação a antes ela estava magrela até quando estufava as peninhas. Quando se assustava, jesus, parecia uma varetinha...
Isso depois que a última calopsita foi embora.... Ela que era totalmente humanizada e detestava se aproximar de outros bichos, só se sentia "líder" deles. E Diana, coitada, demorou muito tempo pra se acostumar a não ter contato com outro piu! Comia muito pouco, nada que eu fizesse ajudava.
Hoje ela é um super doce comigo, ficou ainda mais dócil depois da chegada do companheirinho. E eu afirmo que mesmo ainda estranhando o filhote machinho(?) que comprei, ela até engordou mais! Está mais ativa e claramente mais feliz, quando ele come ela se interessa em comer também.
Boa sorte.

Editado por Helena X
Link para compartilhar
Share on other sites

O que eu quis dizer, foi que:
Eu não preciso esperar a primeira ave completar um ano para comprar a segunda.
Já que vou comprar filhote, e terei que esperar o segundo filhote (mais novo) completar um ano.
Entende?!
Talvez eu tenha entendido mal, mas pareceu que vc disse para esperar a primeira ave completar um ano para comprar a segunda.  

HAHAHAHAHA...

Enfim, 
Muito fofa sua piu. Acho até que já li sua história em outro tópico, só não sabia que tinha comprado outro macho para fazer companhia!! Que bom que está dando certo!! 
Estou sexando minha calopsita, e assim que tiver certeza que ele é macho, vou comprar uma fêmea!! 
Ai vem a outra duvida, que mutação vou escolher!! hahahaha

Link para compartilhar
Share on other sites

32 minutos atrás, Maria Carolina disse:

O que eu quis dizer, foi que:
Eu não preciso esperar a primeira ave completar um ano para comprar a segunda.
Já que vou comprar filhote, e terei que esperar o segundo filhote (mais novo) completar um ano.
Entende?!
Talvez eu tenha entendido mal, mas pareceu que vc disse para esperar a primeira ave completar um ano para comprar a segunda.  

HAHAHAHAHA...

Enfim, 
Muito fofa sua piu. Acho até que já li sua história em outro tópico, só não sabia que tinha comprado outro macho para fazer companhia!! Que bom que está dando certo!! 
Estou sexando minha calopsita, e assim que tiver certeza que ele é macho, vou comprar uma fêmea!! 
Ai vem a outra duvida, que mutação vou escolher!! hahahaha

Ah sim nesse caso pode comprar antes da ave completar um ano, afinal se vc comprar um filhote, mesmo depois de ela completar 1 ano vc terá q esperar o filhote crescer hehe
Sim, eu comprei um machinho pra ela! Não fiz sexagem ainda mas tudo indica que é macho mesmo. Ele é muito novinho, muito mesmo, um amorzinho q adora um cafuné!

Qual a mutação do seu piu? :)

Link para compartilhar
Share on other sites

Eles são demais né?
Com quantos dias ta o seu machinho?
Hoje o Errow fez charminho pra mim. Ele tava no meu dedo, e eu coloquei uma vasilha de comida para ele. Ai ele dava duas bicadas nas sementes e olhava pra mim. Eu dava um beijinho, ele dava mais duas bicadas na semente e olhava para mim, eu dava outro beijinho.... É muita doçura para um animalzinho só!!

Ele é lutino. mas parece que tem mutação canela. 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Maria Carolina disse:

Eles são demais né?
Com quantos dias ta o seu machinho?
Hoje o Errow fez charminho pra mim. Ele tava no meu dedo, e eu coloquei uma vasilha de comida para ele. Ai ele dava duas bicadas nas sementes e olhava pra mim. Eu dava um beijinho, ele dava mais duas bicadas na semente e olhava para mim, eu dava outro beijinho.... É muita doçura para um animalzinho só!!

Ele é lutino. mas parece que tem mutação canela. 

Não sei, deve ter por volta de 3 ou 4 meses pq o perolado das costas está meio sumindo, mas ele ainda faz aquele chiadinho de filhote hehe Mas dá pra ver que o piado dele é totalmente diferente do da minha fêmea, não sei explicar, é mais "grave", aposto q ja ja ele canta hehe

Igual minha antiga calopsita o seu Errow! Era tão apegada a mim que a cada semente que colocava na boca ela me olhava pra ver se eu ainda estava lá. E ai de mim se ameaçasse me afastar, ela vinha correndo tipo "NÃO VAI CORRER DE MIM NÃO, TRATA DE ME LEVAR COM VC!" e já subia no meu pé hahaha Ela só gostava de carinho se encostasse o biquinho no meu rosto, ficava lá toda folgada me dando uns beijinhos enquanto eu fazia cafuné. Saudades dela.

Calopsitas são tão amáveis, fico de cara!

E eu achava Lutino Canela bem raro, mas ao menos é possível como suspeitei. Desde que supostamente vi um pela primeira vez, fiquei encantada haha


 

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Helena X disse:

Macho CB portador de lutino, pérola e canela X fêmea lutino:

50% machos e femeas lutino, todos portadores de CB sendo os machos também portadores de pérola e canela
25% fêmeas pérola portadoras de CB
25% fêmeas canela portadoras de CB

Macho CB portador de lutino, pérola e canel X fêmea lutino CB ("albina")

50% machos e fêmeas lutino CB, sendo os machos também portadores de pérola e canela
25% fêmeas pérola portadoras de CB
25% fêmeas canela portadoras de CB

Acho que fica assim. :)

Na verdade acho que do primeiro casal podem nascer também femeas pérola canela, pérola lutino e lutino canela, mas posso estar equivocada. Me corrijam nesse caso.

Já com a lutino cb eu acho que a unica possibilidade além do q citei seriam femeas lutinos cb canela, já q a maioria das mutaçoes nao se manifesta na ave 'albina' que obviamente nao tem melanina ou psitacina... Mas se não me engano lutinos canelas parecem lutinos normais no nascimento, e o acanelado vai surgindo à medida q passam pela muda.

Mas uma vez obrigado! :) Eu tinha outra ave o Will ele era arrisco e queria que ele forma-se casal para poder amansar os filhote então comprei uma lutino só que ela aparentava estar doente e ele adorou ela mas acabei devolvendo ela e quando troquei veio uma silvestre e eles só beliscavam um no outro e não ficaram perto e nisso passou um ano e ela apareceu doente e morreu e depois de um tempo comprei outra que era uma outra lutino e ele adorou ela depois até acasalaram só não chegou a botar ovos.Ai fiquei analisando será que ele não formou casal com a silvestre porque eles tem ''preconceito'' por que ela era de outra cor e as lutinas como ele aceitou formar casal.E minha segunda analise é que ele possa ter formado casal com a primeiro lutina que devolvi e veio uma diferente ele não aceitou e depois ele deve ter achado que essa outra lutina era aquela que ele tinha formado casal engraçado não?!

11 horas atrás, Maria Carolina disse:

@Helena X, eu estou passando pelo mesmo dilema que @Tymer...
Mas pensa comigo, se for comprar uma 2º calopsita filhote, não há necessidade de se esperar 1 ano da 1º ave, correto?
Já que as duas serão filhotes, e irão "amadurecer" juntas. (Não sei se estou certa)

Nossa, minha calopsita é o oposto, ela AMA ver outras aves. E apesar de se achar gente, sinto que minha ave precisa de uma companhia. Precisa ver ele no espelho. Abre as asas, estufa o peito.... Uma gracinha... rsrs

 

Eu acho que pode ter vantagens de você comprar os dois ao mesmo tempo mas penso que não terá muita diferença.A primeira é que ele podem se acostar desde de pequenos porém pelo menos eu vi que cuidar de um filhote não é facil imagina dois.Outra coisa boa é que eles as vezes vão ficar mais baratos agora do que espera mais um ano que o preço talvez suba .E a melhor que sempre vai ter amor em dobro e vai fazer companhia um para o outro.Mas se resolver comprar um e esperar ele crescer vai dar certo.

@Helena X e @Maria Carolina

Link para compartilhar
Share on other sites

Aves não sentem essas coisas ruins que nós humanos sentimos como preconceito.
É como eu te disse, tudo depende! Ele pode formar casal e pode não formar, independente da ave :)
E sim pode ter sido isso, ele deve ter começado a formar casal com uma Lutino e por isso não aceitou quando vc trouxe uma ave diferente. Não sei, né. rsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 27 de outubro de 2016 at 12:19, Tymer disse:
Em 28 de outubro de 2016 at 13:46, Helena X disse:

 

 

Eu concordo com absolutamente tudo que a Helena X disse sobre suas perguntas do post inicial.

Porém tenho uma indicação a fazer, visando o futuro da sua calopsita como um macho ativo.

Calopsitas mansas tem esse problema, acabam ficando humanizados demais e acabam pensando que são gente, chegando até a rejeitar qualquer aproximação com outras aves.

Tenho um macho que com 1 ano e meio de vida fui tentar juntar com uma fêmea e ele não aceita ela de jeito nenhum.

Apesar da fêmea ter escolhido ele como seu par, pedir carinho pra ele, piar muito quando eu tiro o macho de perto dela e seguir ele pra tudo quanto é canto no viveiro e fora, ele bica ela sempre pra ela sair de perto.

Fico sem saber o que fazer, pois a fêmea chega perto dele, abaixa a cabeça pra ele fazer carinho e ele bica ela. Se ela chega perto dele no puleiro ele sai.

Tem um outro tópico criado aqui no fórum, onde eu vi mais 3 pessoas com o mesmo problema de macho não aceitando outra calopsita fêmea.

Eles tentam acasalar com tudo que vêem pela frente menos com a tal fêmea que esta do lado.

Eu, sinceramente, lhe sugiro que compre uma fêmea o mais rápido possível e após a quarentena, tente juntar os dois, pouco a pouco.

Mesmo sendo jovem é melhor ele entrar na fase adulta já com uma companheira do que sozinho, dessa forma as chances dele acabar esquecendo de vez que é um "calopsito" serão menores.

Apenas não coloque ninho e nem deixe eles fazerem algum local da casa como tal. Se ocorrer, restrinja o acesso deles ao "ninho" imaginário que fizerem.

Afinal, pode ter certeza, que na natureza nenhuma calopsita fica esperando fazer aniversário pra procurar uma companhia.

Espero que pense com carinho a respeito dessa questão e se ficar na dúvida, procure aqui no fórum o tanto de machos de mais idade que não aceitam fêmeas.

Grande abraço e boa sorte.

 

Esse é o vídeo do meu Elvis que esqueceu que é uma calopsita.

Acasala com tudo menos com a fêmea que gosta tanto dele.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...