Jump to content

Dificuldade de alimentar na papinha


Euclides
Ir para a solução Resolvido por Arthros,

Posts Recomendados

Olá pessoal! Esse é meu primeiro post no novo fórum.

Então, recentemente eu adquiri duas calopsitas (não sexadas), um albino e uma lutina. Ambos estão se alimentando na papinha ainda, mas estão no processo de desmame, ou seja, já estão começando a bicar as sementes (deixo servido alpiste e painço em um pote porque são sementes fáceis de bicar e abrir, enquanto deixo extrusada em outro pote).

Só que a lutina dá MUITO trabalho pra comer a papinha. Muito mesmo e cada dia mais. Não sei se é porque mudei a seringa (a da criadora original era uma de aço, enquanto a minha é plástica), mas ela se debate toda, regurgita um pouco da papinha... Às vezes eu acho que ela continua com fome, mas não quer a seringa de jeito nenhum. O albino já é o contrário: abre o bico na maior alegria pra ganhar a papinha.

A dúvida é: o que fazer com a amarelinha?

E outra: ela é mansinha. Vem pro dedo, não é agressiva. Mas ultimamente ela não tem querido meus carinhos, tenho medo de ela ficar com trauma por eu segurá-la para dar a papa. Ela tem estado um pouco mais arredia e tem se estressado bastante com isso. Estou muito preocupado com medo de ela comer pouco e ficar fraquinha OU de ficar com medo de mim. Não me preocupo se ela não gostar de carinho, mas se isso for da personalidade dela, entendem?

Me ajudem :(

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Olá pessoal! Esse é meu primeiro post no novo fórum.

Então, recentemente eu adquiri duas calopsitas (não sexadas), um albino e uma lutina. Ambos estão se alimentando na papinha ainda, mas estão no processo de desmame, ou seja, já estão começando a bicar as sementes (deixo servido alpiste e painço em um pote porque são sementes fáceis de bicar e abrir, enquanto deixo extrusada em outro pote).

Só que a lutina dá MUITO trabalho pra comer a papinha. Muito mesmo e cada dia mais. Não sei se é porque mudei a seringa (a da criadora original era uma de aço, enquanto a minha é plástica), mas ela se debate toda, regurgita um pouco da papinha... Às vezes eu acho que ela continua com fome, mas não quer a seringa de jeito nenhum. O albino já é o contrário: abre o bico na maior alegria pra ganhar a papinha.

A dúvida é: o que fazer com a amarelinha?

E outra: ela é mansinha. Vem pro dedo, não é agressiva. Mas ultimamente ela não tem querido meus carinhos, tenho medo de ela ficar com trauma por eu segurá-la para dar a papa. Ela tem estado um pouco mais arredia e tem se estressado bastante com isso. Estou muito preocupado com medo de ela comer pouco e ficar fraquinha OU de ficar com medo de mim. Não me preocupo se ela não gostar de carinho, mas se isso for da personalidade dela, entendem?

Me ajudem :(

Olá Euclides, seja bem vindo ao novo forum!

Você observou tudo muito bem,  tem uma fase que mesmo sem saber comer corretamente elas rejeitam a seringa ou sonda e ficam sim um pouco traumatizadas, nesse caso é importantíssimo saber quantos dias eles tem para saber dosar a papa corretamente, quanto aos vômitos vale lembrar que conforme vão ficando mais velhos o papo fica menor e tem que comer menos e repare bem se não estão com papo estagnado o que impede a boa digestão do alimento também ocasionando vômitos. Ofereça sempre papinha morna e feita na hora jogando fora o que sobrar e limpando bem o resto alimento que ficar no bico e penas das aves com um cotonete umedecido em agua morna secando com um pano seco em seguida.

Eu criei dois filhotes com essa tabela:

Iniciar a alimentação a partir das 7:00

16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

Quanto a Lutino você vai ter que alimenta-la a força mesmo, com cuidado para com a Via-falsa. Pode ser que ela fique arisca por algum tempo devido ao trauma mas nada que impeça ela de ser amansada posteriormente, antes uma ave arisca viva e saudável do que uma mansa fraca que pode vir a morrer.

Como você veio do fórum antigo, provavelmente muita coisa que eu disse você ja sabe, nesse caso aproveite somente o que lhe for util.

Abração e um ótimo final de semana.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

A papinha enquanto filhotes tem que ser dada, independente de estressar ou não o passaro. Você não mencionou qual a idade dela, o que pode acontecer é que seja um filhote já mais velho, saindo da papinha e com isso eles ficam arredios não querendo mais comer. Ela deve regurgitar, pois como come sementes, o papinho já tem algum alimento, dai você injeta a papinha e como ele fica muito cheio acaba voltando. A medida que ela for ficando mais velha terá que diminuir a quantidade da papinha e a quantidade de vezes por dia. Mencione qual a idade dela para poder opinar melhor.

Quanto as sementes, compre a mistura própria para calopsitas, pois ela tem que se habituar a tudo, caso contrário irá se acostumar somente a 2 tipo de alimentos. Misture as sementes próprias para calopsitas, ração e farinhada junto num potinho e mantenha até ela aprender a comer de tudo, depois que estiver comendo sozinha você separa os alimentos cada um em seu potinho.

Quanto ao fato de estar arredia, como ela é mansa depois que passar esse período ela volta ao normal.

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado gente!

A criadora me informou que os filhotes estão chegando aos 2 meses de idade. Ela vinha fazendo uma tabela parecida com a do @Arthos - eu já estou na fase de dar 8 a 10 ml duas vezes por dia (7 da manhã e 6 da noite). A partir de amanhã passarei a dar apenas uma vez por dia.

Tenho muito cuidado com a via-falsa @Arthros, era meu maior medo ao alimentar. Felizmente não tive problemas nesse sentido, até porque já tinha alimentado uma ave que criei anteriormente. Acredito que ela não esteja com o papo estagnado porque é notória a diferença de quando ela se alimenta ou não hehe.

Vou seguir "lutando" pra dobrar minha Belinha!

Agradeço!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Você também pode oferecer girassol miúdo, é fácil de descascar e os filhotes adoram, são gordurosos, mas conforme os filhotes começarem a experimentar outros alimentos você vai diminuindo a quantidade.

Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal, apenas para dar um fim ao tópico:

Levei lá na criadora onde eu a adquiri. Chegando lá, a Belinha virou outro bicho! Super cantante, correu pela casa inteira, comeu super bem, estava super mansinha e manhosa. Entendemos, então, que o problema era apenas de adaptação mesmo. Mas como ela perdeu muito peso, optei por deixá-la com a criadora até que esteja comendo sozinha. Então a tratei de volta para minha casa e poderei tentar conquistá-la sem traumas.

Acredito que em uma semana ela vá estar comendo sozinha, então muito em breve a terei de volta. Foi um alívio, porque cogitei alguma doença (achava difícil em razão da criação cuidadosa da moça), mas quando vi aquela loirinha alegre, fiquei tranquilo.

Obrigado a todos!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Que ótimo que tudo está bem. Pense na possibilidade de trazer junto um amiguinho para fazer companhia para ela.

​Junto com a Belinha, eu adquiri o Branco, um albino muito sapeca! Eu ainda estou o alimentando na papinha - ele não me dá nenhum trabalho e já tá começando a comer sozinho. É super ativo, não quer parar nem um minuto. Estamos esperando a Belinha ficar bem pra voltar. Depois que eu a deixei de volta na criadora ele ficou mil vezes mais carente. heheh acho que está com saudade.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...
Em 29/05/2015 at 11:08, Célia Maia disse:

A papinha enquanto filhotes tem que ser dada, independente de estressar ou não o passaro. Você não mencionou qual a idade dela, o que pode acontecer é que seja um filhote já mais velho, saindo da papinha e com isso eles ficam arredios não querendo mais comer. Ela deve regurgitar, pois como come sementes, o papinho já tem algum alimento, dai você injeta a papinha e como ele fica muito cheio acaba voltando. A medida que ela for ficando mais velha terá que diminuir a quantidade da papinha e a quantidade de vezes por dia. Mencione qual a idade dela para poder opinar melhor.

Quanto as sementes, compre a mistura própria para calopsitas, pois ela tem que se habituar a tudo, caso contrário irá se acostumar somente a 2 tipo de alimentos. Misture as sementes próprias para calopsitas, ração e farinhada junto num potinho e mantenha até ela aprender a comer de tudo, depois que estiver comendo sozinha você separa os alimentos cada um em seu potinho.

Quanto ao fato de estar arredia, como ela é mansa depois que passar esse período ela volta ao normal.

Oi tenho dois filhotes de maritaca de uma 90dias está quase coberta de pena .eles estão na gaiola não quer comer nada nem papinha nada mesmo .o que posso fazer pra eles come 

Agora, Antônio Carlos disse:

Oi tenho dois filhotes de maritaca de uma 90dias está quase coberta de pena .eles estão na gaiola não quer comer nada nem papinha nada mesmo .o que posso fazer pra eles come 

Vc pode me ajudar por favor

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Antônio Carlos disse:

Oi tenho dois filhotes de maritaca de uma 90dias está quase coberta de pena .eles estão na gaiola não quer comer nada nem papinha nada mesmo .o que posso fazer pra eles come 

Vc pode me ajudar por favor

90 dias já deveria ta comendo ração e sementes. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 8 months later...

Olá, eu não sei o tempo certo que a minha calopsita tem, porém ela já está toda coberta de penas canta e está doida pra voar, porém ela não quer se alimentar mais não come nada e nem papinha já dei várias frutas pra ela comer e ela não come só fica na caminha dela dormindo, e infelizmente eu só tenho uma acho que ela está se sentindo muito sozinha, alguém pode me ajudar por favor

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Gleice, existem vídeos que mostram o desenvolvimento da calopsita no YouTube aí você tenta comparar com a sua para descobrir quanto tempo ela tem, de aí em diante segue a tabelinha da Papinha. Se ela não está comendo na seringa você terá que usar a sonda. Continue oferecendo sementes, ofereça também clara de ovo cozido e milho são as coisas que elas mais gostam ela vai ficar curiosa e uma hora acaba comendo.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/15/2019 at 12:51 PM, Gleice Line said:

Olá, eu não sei o tempo certo que a minha calopsita tem, porém ela já está toda coberta de penas canta e está doida pra voar, porém ela não quer se alimentar mais não come nada e nem papinha já dei várias frutas pra ela comer e ela não come só fica na caminha dela dormindo, e infelizmente eu só tenho uma acho que ela está se sentindo muito sozinha, alguém pode me ajudar por favor

Se ela canta, ela não é filhote, não deve comer papinha, não tem idade mais, já deve se alimentar sozinha. Ela canta ou só grita?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...