Jump to content

Quanto tempo até acostumar


Carolina Curi

Recommended Posts

Olá.

eu sei que aqui é para falar de calopsitas, mas acho que minha pergunta é genérica suficiente.

comprei na terça-feira um periquito bem jovem, que acabou de sair da papinha. Ele é bem manso e ainda desajeitado, mas está já ficando mais firme nas perninhas e está experimentando bater as asas (que o criador já cortou para mim).

Porém ele continua ainda muito quieto. Quase não se move quando está dentro da gaiola e tb não faz muita coisa fora além de comer um monte.

Ele é manso, porém ainda está bem quieto e ainda tem medo de mim. Quanto tempo normalmente leva até ele se acostumar?

eu só tive outro pássaro que peguei bem jovem e dei papinha, então estou estranhando um pouco essa frieza inicial.

Link to comment
Share on other sites

Olha, eu ganhei duas jandaias e o comportamento era similar. As minhas tinham cerca de 30 dias, e passavam o dia no ninho. Na hora de comer era um escândalo! Saíam do ninho e, após serem alimentadas com papinha, retornavam para o ninho quase que imediatamentee dormiam. Não faziam nada além de comer e dormir. Com 45 dias, eles começaram a explorar o ambiente, a firmar as patinhas nas grades. Eu fui acostumando elas a ficarem um pouco comigo, a serem manuseadas, a ficar no colo e depois no ombro. Com 60 dias, passaram a subir no poleiro (bem baixo próximo da grade do fundo) e a beliscar as sementes. Nesse ponto passei a dar menos papinha para estimular a comerem sozinhas. Agora, com pouco mais de 90 dias, estão super carinhosas comigo, bicam minha orelha, voam até mim quando querem minha atenção, ficam no ombro, dormem coladinhas ao meu pescoço...

Mas eu também tive uma outra experiência nem tão legal pouco antes dessa que acabei de contar. Comprei uma calopsita bebê. Ela já tinha 60 dias e estava aprendendo a comer sementes. Eu a alimentava na papinha e ela estava sempre muito quietinha. Fazia escândalo para comer, mas ficava sempre muito quietinha. Estranhei o comportamento mas todos me diziam que era normal por se tratar de um bebê. Com 6 dias, levei ao levei ao veterinário mas não consegui salvá-la. Os sintomas que achei ser de adaptação eram na verdade, sintomas de doença, entre eles, um sintoma de alerta eram as fezes muito moles e em excesso (achei que era por conta da papinha). Bom, com essa experiência, aprendi muito. Aprendi o que é e o que não normal num bebê. 

Enfim, com minha história quero te dizer que é normal elas não fazerem nada a não ser comer e domir! Afinal, são bebês! Mas é claro que a gente deve sempre estar alerta. Verifique as fezes (cor, consistência e intensidade) e no mais, tenha paciência. Caso esteja muito insegura, volte ao veterinário. É melhor prevenir do que remediar!

Link to comment
Share on other sites

+AlineLima sim, eu já reparei e o periquito aparenta saudável, com as fazes firmes. Porém não sei se ele está bebendo pouca água.

Então é mais demorado mesmo. Tenho ir ter mais paciência 

Link to comment
Share on other sites

Na verdade aqui vc pode falar de periquitos, agapornis, ringnecks. Não se preocupe!
O tempo até acostumar varia, basta ser paciente que ja ja seu piu vai estar te amando mais que tudo. Já tive um periquito manso, eles ficam paradinhos assim até se acostumarem.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carolina Curi disse:

+AlineLima sim, eu já reparei e o periquito aparenta saudável, com as fazes firmes. Porém não sei se ele está bebendo pouca água.

Então é mais demorado mesmo. Tenho ir ter mais paciência 

pouca água é super normal! Vc está dando a papinha que já tem água. Pássaros consomem pouca água ao longo do dia. Calopsitas, por exemplo, podem ficar até 24h (se não me engano) sem tomar água.

Link to comment
Share on other sites

+AlineLima Então... eu não estou dando papinha... o criador me disse que o filhote já não precisava mais de papinha. Como é meu primeiro periquito, eu acreditei e só depois percebi que é ainda filhotão mesmo. Ele come bem as sementes, come bastante e no máximo da um gole pequeno de água no dia. A água está sempre disponível, ele já se acostumou com os potes de sementes e hoje comeu dentro da gaiola mesmo (antes só comia fora).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to improve your browsing experience on the portal. By using Clube das Calopsitas, you agree to the cookie monitoring policy. For more information on how this is done, visit Cookies Policy.