Jump to content

Minha fêmea morreu... o casal estava chocando... o que faço?


Julio Talhate
Ir para a solução Resolvido por Larissa Moura,

Posts Recomendados

Caros(as).

Estamos aqui muito tristes. Nossa pequenina morreu de forma trágica que prefiro não comentar no momento. Para piorar nossa tristeza, o casal estava chocando há uma semana. Estamos muito preocupados com nosso menino. O que faço?

Desde já agradeço vossa colaboração. Um forte abraço.

Julio.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Meus sentimentos pela sua pequena :(

O macho continua chocando mesmo sem a fêmea ? ou ele abandonou o ninho ?

Se ele continua chocando acho q não tem problema,fica de olho se ele está chocando e se alimentando, quando aconteceu comigo (minha fêmea morreu, e tinha 6 ovos no ninho) o macho parou de chocar e eu fiz uma chocadeira para os ovos, só que ja haviam ficado 3h sem ser chocados, então não adiantou. Pelo que eu sei os pais revezam, e nunca deixam os ovos mais de 20 ou 30 minutos sem chocar, para n perder o calor. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite Larissa,

O macho continua chocando os ovos (2 ovos). Normalmente ele ficava durante o dia e a fêmea à noite. Hoje, mais ou menos 19:00h, ele saiu do ninho (sem piar), comeu e voltou para o ninho. Estranhei que ele nem procurou a fêmea, o que normalmente fazia quando saía do ninho.

Minha dúvida agora é se ele vai dar conta de chocar os ovos e depois alimentar os filhotes sozinho.

Um forte abraço.

Julio.

Link para compartilhar
Share on other sites

É, sobre chocar os ovos eu tmbm fiquei na dúvida, nunca aconteceu de uma ave minha chocar sozinha, acho que se ele continuar se alimentado e bebendo água (continuar saudável) não tem problemas, tem gente que as vezes acha melhor descartar os ovos para a calopsita não se prejudicar por se dedicar demais aos ovos. 

Minha opinião ( é deixar do jeito que está,  e ir observando, eu não gosto de descartar ovos galados, ainda mais com uma semana já) 

E caso ele choque direitinho os ovos e depois não der conta de alimentar os filhotes, vc pode ajuda-lo, comprando papinha para aves(calopsitas) nessas lojas de animais e ir dando para o filhote na seringa (seringa de insulina, uma pequena que vai até 1ml é boa para filhotes ainda pequenos de 3 a 7 dias) nos 2 primeiros dias não precisa alimentar os filhotes. bom é isso !   espero que possa te ajudar de alguma forma ^_^

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia Larissa.

Antes de mais nada quero agradecer muito pela sua colaboração. tem sido de grande valia para nós aqui pois estamos meio que em choque e sem pensar direito.

Hoje observei o machinho e ele está se alimentando. foi só fazer um barulinho de mexer no potinho de comida que ele apareceu pra dar uma olhada e comeu. com isso, vou seguir seu conselho e não descartar os ovos e deixar ele continuar a choca-los.

Vou seguir monitorando o comportamento dele. porque, repito, ele não está procurando a fêmea. É como se ele já soubesse o que aconteceu (choro..).

Mais uma vez, obrigado pelos conselhos.

um forte abraço.

Julio.

Link para compartilhar
Share on other sites

Cara Cilene.

Obrigado pela mensagem.

Por enquanto nosso pequenino está se saindo bem. Tem ficado no ninho e sai para se alimentar.

Ele tirou até um tempinho para ficar perto da gente (ele adora ficar empuleirado no meu pé) e logo depois voltou para o ninho.

Ele está se comportado muito bem...  Esperamos que continue assim.

Um forte abraço.

Julio. 

Editado por Julio Talhate
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...
Em 10/11/2016 at 22:12, Larissa Moura disse:

Meus sentimentos pela sua pequena :(

O macho continua chocando mesmo sem a fêmea ? ou ele abandonou o ninho ?

Se ele continua chocando acho q não tem problema,fica de olho se ele está chocando e se alimentando, quando aconteceu comigo (minha fêmea morreu, e tinha 6 ovos no ninho) o macho parou de chocar e eu fiz uma chocadeira para os ovos, só que ja haviam ficado 3h sem ser chocados, então não adiantou. Pelo que eu sei os pais revezam, e nunca deixam os ovos mais de 20 ou 30 minutos sem chocar, para n perder o calor. 

A minha femea morreu e estava chocando com o macho agora ele esta cuidando dos filhotes sera que ele vai cuidar sozinho desesperad

Minha femea morreu sera que o macho vai cuidar sozinho dos filhostes desesperada

Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Ligia michelle fontao disse:

A minha femea morreu e estava chocando com o macho agora ele esta cuidando dos filhotes sera que ele vai cuidar sozinho desesperad

Minha femea morreu sera que o macho vai cuidar sozinho dos filhostes desesperada

Se ele está cuidando provavelmente continuará. Observe se não está sobrecarregando ele e se os filhotes estão sendo bem alimentados.

Assista vídeos de como preparar e como dar papinha, compre uma papinha e esteja prontx para alimenta-los se for preciso.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 16/05/2019 at 20:38, Ligia michelle fontao disse:

A minha femea morreu e estava chocando com o macho agora ele esta cuidando dos filhotes sera que ele vai cuidar sozinho desesperad

Minha femea morreu sera que o macho vai cuidar sozinho dos filhostes desesperada

Como estão os bebes por ai Ligia Michele o pai conseguiu dar conta sozinho?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 months later...

Bom Dia!

Minha calopsita colocou  4  ovos só que ontem infelizmente o macho foi atacado por algum bicho dentro da gaiola e morreu chocando os ovos e a fêmea ficou lá com ele como se soubesse o que havia acontecido.Ela está dentro do ninho desde ontem a tarde e hoje ainda não saiu de lá.O que eu faço???

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Viviane Soares do Nascimen disse:

Bom Dia!

Minha calopsita colocou  4  ovos só que ontem infelizmente o macho foi atacado por algum bicho dentro da gaiola e morreu chocando os ovos e a fêmea ficou lá com ele como se soubesse o que havia acontecido.Ela está dentro do ninho desde ontem a tarde e hoje ainda não saiu de lá.O que eu faço???

Olá, duas opções: tira os ovos e descarta ou deixe ela chocar. A segunda opção pode ser ruim para a fêmea. Estavam chocando à quanto tempo? 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, SAM 3 disse:

Olá, duas opções: tira os ovos e descarta ou deixe ela chocar. A segunda opção pode ser ruim para a fêmea. Estavam chocando à quanto tempo? 

Já eram para ter nascido pelo menos o primeiro. Dia 12 desse mês já vai fazer 1 mês!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...