AlineLima Postado 13 de Novembro de 2016 Compartilhar Postado 13 de Novembro de 2016 Estou estudando bastante sobre genética e até achei uma calculadora muito legal (http://www.gencalc.com)... mas estou com uma grande dúvida. Seria possível, geneticamente falando, que um casal com fêmea cara branca e macho cara branca pérola gerassem um filhote MACHO cara branca pérola? Pelo que entendi, a fêmea não vai conseguir portar a mutação ligada ao sexo, pois a fêmea apresentará no fenótipo. Ou seja, ou ela é ou ela não é da mutação pérola, por exemplo. Se Pérola é mutação ligada ao sexo, e se a mãe não for pérola, logo, ela não poderá portar pérola também. E, para nascer um macho pérola, necessariamente, tanto o pai quanto a mãe precisam ser pérola (ou a mãe deveria ser pérola e o pai deveria portar pérola). Caso contrário, resultará sempre em fêmea caso nasça ave de mutação pérola. Essa questão surgiu porque estou buscando um namorado para Lilica desde o inicio do ano. Um rapaz jura que seu filhote é macho. Mas com o casal mencionado acima (fêmea cara branca e macho cara branca pérola), achei que seria impossível nascer macho cb pérola e por isso a dúvida. Deixando a longa história de lado, Lilica está solteira e agora com 12 meses. Já que nada saiu como planejado aqui em casa e estou com um casal que não é bem o que eu queria, resolvi que o namorado dela será da mutação que amo e considero a mais bonita de todas, e pronto! Tô nem aí mais pro resultado do cruzamento.. Mas nem tudo são flores e está impossível achar um macho aqui em Brasília que seja CB Pérola Arlquim Canela ou mesmo apenas CB Pérola. Adoraria que fosse possível esse filhote ser macho e eu resolver meu problema. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...