AlineLima Postado 13 de Novembro de 2016 Compartilhar Postado 13 de Novembro de 2016 Estou estudando bastante sobre genética e até achei uma calculadora muito legal (http://www.gencalc.com)... mas estou com uma grande dúvida. Seria possível, geneticamente falando, que um casal com fêmea cara branca e macho cara branca pérola gerassem um filhote MACHO cara branca pérola? Pelo que entendi, a fêmea não vai conseguir portar a mutação ligada ao sexo, pois a fêmea apresentará no fenótipo. Ou seja, ou ela é ou ela não é da mutação pérola, por exemplo. Se Pérola é mutação ligada ao sexo, e se a mãe não for pérola, logo, ela não poderá portar pérola também. E, para nascer um macho pérola, necessariamente, tanto o pai quanto a mãe precisam ser pérola (ou a mãe deveria ser pérola e o pai deveria portar pérola). Caso contrário, resultará sempre em fêmea caso nasça ave de mutação pérola. Essa questão surgiu porque estou buscando um namorado para Lilica desde o inicio do ano. Um rapaz jura que seu filhote é macho. Mas com o casal mencionado acima (fêmea cara branca e macho cara branca pérola), achei que seria impossível nascer macho cb pérola e por isso a dúvida. Deixando a longa história de lado, Lilica está solteira e agora com 12 meses. Já que nada saiu como planejado aqui em casa e estou com um casal que não é bem o que eu queria, resolvi que o namorado dela será da mutação que amo e considero a mais bonita de todas, e pronto! Tô nem aí mais pro resultado do cruzamento.. Mas nem tudo são flores e está impossível achar um macho aqui em Brasília que seja CB Pérola Arlquim Canela ou mesmo apenas CB Pérola. Adoraria que fosse possível esse filhote ser macho e eu resolver meu problema. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sandra Gomes Postado 13 de Novembro de 2016 Compartilhar Postado 13 de Novembro de 2016 Não é possível. Se a fêmea não é pérola não tem como vir macho. Tudo que vier é fêmea. Pode ser que ele se enganou e o pai seja o cb. Além do mais a ave dele não porta mais nada? Qual seria a aparência de uma fêmea cb sem outra mutação? 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Guilherme Carli Postado 13 de Novembro de 2016 Compartilhar Postado 13 de Novembro de 2016 Pelo fato da femea ser cb, certamente não são machos e sim fêmeas. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.