Jump to content

Como obter um cb pérola?


Posts Recomendados

Estou estudando bastante sobre genética e até achei uma calculadora muito legal (http://www.gencalc.com)... mas estou com uma grande dúvida. Seria possível, geneticamente falando, que um casal com fêmea cara branca e macho cara branca pérola gerassem um filhote MACHO cara branca pérola?

Pelo que entendi, a fêmea não vai conseguir portar a mutação ligada ao sexo, pois a fêmea apresentará no fenótipo. Ou seja, ou ela é ou ela não é da mutação pérola, por exemplo. Se Pérola é mutação ligada ao sexo, e se a mãe não for pérola, logo, ela não poderá portar pérola também. E, para nascer um macho pérola, necessariamente, tanto o pai quanto a mãe precisam ser pérola (ou a mãe deveria ser pérola e o pai deveria portar pérola). Caso contrário, resultará sempre em fêmea caso nasça ave de mutação pérola. 

Essa questão surgiu porque estou buscando um namorado para Lilica desde o inicio do ano. Um rapaz jura que seu filhote é macho. Mas com o casal mencionado acima (fêmea cara branca e macho cara branca pérola), achei que seria impossível nascer macho cb pérola e por isso a dúvida. 

 

Deixando a longa história de lado, Lilica está solteira e agora com 12 meses. Já que nada saiu como planejado aqui em casa e estou com um casal que não é bem o que eu queria, resolvi que o namorado dela será da mutação que amo e considero a mais bonita de todas, e pronto!  Tô nem aí mais pro resultado do cruzamento.. Mas nem tudo são flores e está impossível achar um macho aqui em Brasília que seja CB Pérola Arlquim Canela ou mesmo apenas CB Pérola. Adoraria que fosse possível esse filhote ser macho e eu resolver meu problema.

fb5e5adf-47fb-4d44-a8eb-940ba23bbed6.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Não é possível. Se a fêmea não é pérola não tem como vir macho. Tudo que vier é fêmea. Pode ser que ele se enganou e o pai seja o cb. Além do mais a ave dele não porta mais nada? Qual seria a aparência de uma fêmea cb sem outra mutação?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.