Jump to content

Ser portador de uma mutação


Posts Recomendados

Boa noite gente! gostaria de saber, se uma calopsita ela é de uma determinada mutação, ou portadora de uma determinada mutação, todos os filhotes obrigatoriamente vão ser portador dessa mutação, e quero saber tbm, se os filhos desses filhotes vão ser portador dessa mutação, e os filhos dos filhos, e assim por diante

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Vai depender da mutação e do sexo da ave, fêmeas não portam mutações sexo ligadas, mas se os pais são de uma determinada mutaçao, os filhotes serão portadores, e os filhos deles poderão nascer com essa mutação ou portar tmbm, mas daí pra frente já não é certeza pq envolve muita mutação....

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

22 horas atrás, GabrielEger disse:

Vai depender da mutação e do sexo da ave, fêmeas não portam mutações sexo ligadas, mas se os pais são de uma determinada mutaçao, os filhotes serão portadores, e os filhos deles poderão nascer com essa mutação ou portar tmbm, mas daí pra frente já não é certeza pq envolve muita mutação....

 

22 horas atrás, GabrielEger disse:

Vai depender da mutação e do sexo da ave, fêmeas não portam mutações sexo ligadas, mas se os pais são de uma determinada mutaçao, os filhotes serão portadores, e os filhos deles poderão nascer com essa mutação ou portar tmbm, mas daí pra frente já não é certeza pq envolve muita mutação....

Verdade femeas não portam mutações sexo ligadas esquecir de falar isso acima, mas eu quis diser só com outras mutações, então essa sua resposta é sua opinião ou o que vc acha, ou ta certo mesmo, pelo menos duas gerações vao nascer portadores da mutação dos pais?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Não posso te dar certeza pq tentei achar algo q falasse sobre isso mas não encontrei conteúdo...digo isso pq na quarta geração já teve muitas misturas, e a cada cruzamento vai diminuindo a porcentagem de chances de nascer filhotes portadores da mutação, provavelmente teria algum q é portador ainda, mas tmbm teria muitos outros q não são. É q nem todos vão herdar as mesmas mutações, daí vai variando

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

10 horas atrás, GabrielEger disse:

Não posso te dar certeza pq tentei achar algo q falasse sobre isso mas não encontrei conteúdo...digo isso pq na quarta geração já teve muitas misturas, e a cada cruzamento vai diminuindo a porcentagem de chances de nascer filhotes portadores da mutação, provavelmente teria algum q é portador ainda, mas tmbm teria muitos outros q não são. É q nem todos vão herdar as mesmas mutações, daí vai variando

 

10 horas atrás, GabrielEger disse:

Não posso te dar certeza pq tentei achar algo q falasse sobre isso mas não encontrei conteúdo...digo isso pq na quarta geração já teve muitas misturas, e a cada cruzamento vai diminuindo a porcentagem de chances de nascer filhotes portadores da mutação, provavelmente teria algum q é portador ainda, mas tmbm teria muitos outros q não são. É q nem todos vão herdar as mesmas mutações, daí vai variando

Mas pelo menos na primeira e segunda todos filhotes que nascerem serão portadores das mutações que os pais são ou portem? pode ser que sim não é

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

 

Digamos q seja o seguinte casal:

Macho cinza silvestre portador de lutino no X1 e canela no X2 (XlXc)

Fêmea lutino Pérola (XlpY)

Filhotes Machos

50% cinza silvestre portadores portadores de canela e Lutino e Pérola

50% lutinos portadores de perola

Filhotes Fêmeas 

50% lutinas

50% canela

Nesse caso, nem todos filhotes Machos seriam portadores de canela. Isso pq o pai dos filhotes é apenas portador da mutação, então pode variar de filhote pra filhote. Agora quando se trata de um macho q é da mutação, aí obrigatoriamente os filhotes Machos serão no mínimo portadores da mutação. (No caso estou me referindo a mutação sexo ligada).

Então voltando a pergunta, quando o pai é apenas portador, nem todos herdam todas as mutações dele

*Exemplo tirado do tutorial daqui do fórum "Como calcular as mutações Parte 1"

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

22 horas atrás, GabrielEger disse:

 

Digamos q seja o seguinte casal:

Macho cinza silvestre portador de lutino no X1 e canela no X2 (XlXc)

Fêmea lutino Pérola (XlpY)

Filhotes Machos

50% cinza silvestre portadores portadores de canela e Lutino e Pérola

50% lutinos portadores de perola

Filhotes Fêmeas 

50% lutinas

50% canela

Nesse caso, nem todos filhotes Machos seriam portadores de canela. Isso pq o pai dos filhotes é apenas portador da mutação, então pode variar de filhote pra filhote. Agora quando se trata de um macho q é da mutação, aí obrigatoriamente os filhotes Machos serão no mínimo portadores da mutação. (No caso estou me referindo a mutação sexo ligada).

Então voltando a pergunta, quando o pai é apenas portador, nem todos herdam todas as mutações dele

*Exemplo tirado do tutorial daqui do fórum "Como calcular as mutações Parte 1"

Obrigado ajudou muito, mas vou continuar pesquisando a respeito, porque é um assunto muito complicado de se entender, eu pesquiso bastante sobre mutações de calopsitas assunto muito interessante, a minha pergunta mesmo foi porque tenho uma femea silvestre e um macho perola canela, ja tirou quatro ninhada, na primeira uma lutino femea, na segunda tbm, e na terceira um pérola canela igual ao pai, mas só que desta ultima ninhada saiu um perola um silvestre, e outro pérola com a cabeça toda amarela atraz, e duas penas de voo tbm amarela, acho que a femea deve ser portadora de arlequim porque ela tem duas penas amarelas atraz ca nuca, iguais os portadores de arlequim, e tenho uma femea lutino filha desse casal por isso quero saber se essa lutino é portadora de arlequim, quero coloca la com um macho arlequim que tenho

Agora, Celobdo disse:

Obrigado ajudou muito, mas vou continuar pesquisando a respeito, porque é um assunto muito complicado de se entender, eu pesquiso bastante sobre mutações de calopsitas assunto muito interessante, a minha pergunta mesmo foi porque tenho uma femea silvestre e um macho perola canela, ja tirou quatro ninhada, na primeira uma lutino femea, na segunda tbm, e na terceira um pérola canela igual ao pai, mas só que desta ultima ninhada saiu um perola um silvestre, e outro pérola com a cabeça toda amarela atraz, e duas penas de voo tbm amarela, acho que a femea deve ser portadora de arlequim porque ela tem duas penas amarelas atraz ca nuca, iguais os portadores de arlequim, e tenho uma femea lutino filha desse casal por isso quero saber se essa lutino é portadora de arlequim, quero coloca la com um macho arlequim que tenho...ou será que essa cabeça amarela quer dizer que é portador de lutino?

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Nesse caso, se nasceu um arlequim do casal, os dois são portadores de arlequim, e as chances da fêmea lutino tmbm ser portadora de arlequim são bem grandes...

Essa parte de mutações é bem interessante, muito legal pesquisar sobre isso, nao é 100% certo pq a genética nunca é estável, mas dá pra prever bastante coisa...aqui no fórum na seção de Mutações/Genética tem bastante conteúdo, da uma olhada q vc vai gostar :)

Posta fotos da sua turma aqui pra gente ver

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

1 minuto atrás, GabrielEger disse:

Nesse caso, se nasceu um arlequim do casal, os dois são portadores de arlequim, e as chances da fêmea lutino tmbm ser portadora de arlequim são bem grandes...

Essa parte de mutações é bem interessante, muito legal pesquisar sobre isso, nao é 100% certo pq a genética nunca é estável, mas dá pra prever bastante coisa...aqui no fórum na seção de Mutações/Genética tem bastante conteúdo, da uma olhada q vc vai gostar :)

Posta fotos da sua turma aqui pra gente ver

Depois vou postar umas fotos mesmo, mas o filhote que te falei com a nuca toda amarelinha, ele não é arlequim, pelo pouco que entendendo deve ser um portador, porque os pais deles não são arlequim, se os dois fossem portadores de arlequim, nasceriam arlequim com mais amarelo, e ele é pérola só com a cabeça atráz amarela, será que ta certo o que estou achando

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

20 minutos atrás, GabrielEger disse:

Entendi, pode ser o caso de ser portador mesmo, com a foto vai dar pra ter uma idéia, é q tem uns arlequins q são bem discretos... Da uma olhada nesse q tenho aqui

 

Screenshot_20161126-215502.png

Esse pode ser considerado um arlequim mesmo? eu diria que seria um portador, mas acho que vc entende mais do que eu

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Pelo que ja pesquisei esse amarelo na nuca é quando é portador, mas nao sei ao ceto, da uma olhada pai arlequim portador de pérola, mãe pérola e olha só o filhote na tela, arlequim ou portador de arlequim, será que a mãe que a mãe porta arlequim, porque entendo que só sendo portador de arlequim, esse filhote não sairia assim, se tivesse mais um pouquinho de amarelo ficaria quase igual ao pai, como se trata de um macho essas pintas vão sumir quando tiver aproximadamente um ano, esse deve demorar mais por ser um arlequim pérola

SAM_0888.JPG

SAM_0882.JPG

SAM_0849.JPG

10 minutos atrás, Sandra Gomes disse:

Eu acho que é portador. É um silvestre que porta arlequim. 

Verdade ta parecendo um silvestre que porta arlequim

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

2 minutos atrás, Sandra Gomes disse:

A fêmea porta arlequim. E o filhote vai demorar mesmo pra perder o perolado exatamente por ser arlequim. É muito lindo.

Nasceu no dia 01/05, vai fazer sete meses, teve outros filhotes que não saíram desse jeito não, esse foi o mais bonito e o mias parecido com o pai, os outros tinha pouco amarelo na nuca

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.