Jump to content

Calopsita assustada


Rute

Posts Recomendados

Olá, ganhei uma calopsita que foi comprada em um viveiro. Foi dito que tem apenas 70 dias e que é macho. Veio aqui pra casa na sexta-feira. Deixei na gaiola até domingo. Conversei e tentei ser o mais suave possível, porém ela está muiiiito assustada e fica imóvel na gaiola o tempo todo q fico próxima. Abri a gaiola no domingo na sala E deixei ela a vontade, mas enquanto fiquei em casa ela não se moveu do lugar e se chegava perto ela virava de costas pra mim. Sai fiquei umas 3 horas fora e quando voltei ela estava fora da gaiola, mas assim q me viu correu para trás de uma cadeira e não saiu dali por nada. Hoje abri a gaiola logo cedo e a deixei a vontade... Nada de sair da gaiola. Está lá imóvel! O q faço? Socorro... Quero que ele confie em mim o.O Será q o vendedor falou a real idade dele? 

image.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

Essa confiança vem aos poucos. Mas não deixe de interagir com ela quantos mais tempo tiver com ela melhor para criar laços afetivos e assim se tornar muito mansa sobre sexo aqui só tenho certeza fazendo o exame da sexagem.  Até porque ainda é um filhote e não teve a primeira troca de penas. E bem vinda ao fórum. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Seja bem-vinda! Vamos lá.

Bom, essa portinha da gaiola serve exatamente pra essas coisas... Dar a liberdade que o próprio piu escolhe quando ter.
Vc o deixou trancado? Pq assim realmente ele não cria laços com ninguem.

É preciso ter contato. Os primeiros dias a ave costuma ficar meio imóvel mesmo, mas com um pouco de insistencia vc consegue conquista-lo, e então ele se sentirá confortável pra sair da gaiola. É assim mesmo.

Não tem como ele se acostumar com vc de um dia pro outro, é normal que ele corra e se assuste. O amansamento é um processo que leva algumas semanas. Não adianta só deixar ele lá e pronto. Vc tem que querer também, tentar contato, oferecer sementes na mão, ficar sempre perto dele (só perto), assim ele deixará de te ver como uma ameaça e pouco a pouco criará um laço com vc.

Já o sexo só fazendo o exame de sexagem (disponível por um preço beeeeeem acessível nos sites da SCBiotec ou Unigen, vem com as instruções e tudo - particularmente prefiro a Unigen por ser mais rápido e mais 'organizado'), porque nesse caso nem com a muda de penas daria pra saber (ele é um Lutino).



 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, Rute disse:

Obrigada Luciana!!! 

E o fato dela ficar o tempo todo parada no puleiro... Não pia, nem emite nenhum som... E só se mexe pra comer... É por que esta acuada? Com medo? 

 

Sim, mas já temos uma preocupação a menos ela está comendo isso faz parte do período de adaptação. Procure sempre conversar com ele. Aqui até para os ARISCOS adultos dou bom dia e eles respondem e se eu passar pela gaiola durante o dia e não falar com eles eles gritam até que eu volte e verifique tudo comida água kkkkk e fale com eles. Tenho seis no total e só duas fêmeas mansa mas com todos converso. Até mesmo por horas kkkkkk  o vínculo só vai ser criado com a sua insistência amor e perseverança.  Daqui a pouco ele estará pedindo para sair da gaiola e fazendo bagunça pela casa. Há mantenha sempre a asa aparada para ele não fugir aqui no fórum tem tópicos que ensinam como manter elas corretamente aparadas.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Helena X disse:

Seja bem-vinda! Vamos lá.

Bom, essa portinha da gaiola serve exatamente pra essas coisas... Dar a liberdade que o próprio piu escolhe quando ter.
Vc o deixou trancado? Pq assim realmente ele não cria laços com ninguem.

É preciso ter contato. Os primeiros dias a ave costuma ficar meio imóvel mesmo, mas com um pouco de insistencia vc consegue conquista-lo, e então ele se sentirá confortável pra sair da gaiola. É assim mesmo.

Não tem como ele se acostumar com vc de um dia pro outro, é normal que ele corra e se assuste. O amansamento é um processo que leva algumas semanas. Não adianta só deixar ele lá e pronto. Vc tem que querer também, tentar contato, oferecer sementes na mão, ficar sempre perto dele (só perto), assim ele deixará de te ver como uma ameaça e pouco a pouco criará um laço com vc.

Já o sexo só fazendo o exame de sexagem (disponível por um preço beeeeeem acessível nos sites da SCBiotec ou Unigen, vem com as instruções e tudo - particularmente prefiro a Unigen por ser mais rápido e mais 'organizado'), porque nesse caso nem com a muda de penas daria pra saber (ele é um Lutino).



 

Comecei deixando a gaiola aberta ontem. Mas fechei na hora de dormir. Devo deixar a gaiola aberta à noite toda? E não devo tentar pega-lo, né? 

Ja tentei dar semente na mão, mas ele vira de costas ou corre para o outro lado.

Tambem não emite nenhum som... A única vez que piou foi ontem quando coloquei uma gravação de outra calopsita gritando. Hoje fiz o mesmo e ele nem se manifestou. Fico com medo dele ficar depressivo, tadinho! 

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Rute disse:

Comecei deixando a gaiola aberta ontem. Mas fechei na hora de dormir. Devo deixar a gaiola aberta à noite toda? E não devo tentar pega-lo, né? 

Ja tentei dar semente na mão, mas ele vira de costas ou corre para o outro lado.

Tambem não emite nenhum som... A única vez que piou foi ontem quando coloquei uma gravação de outra calopsita gritando. Hoje fiz o mesmo e ele nem se manifestou. Fico com medo dele ficar depressivo, tadinho! 

Procure não deixar a gaiola aberta durante a noite aqui procuro sempre seguir a risca uma norma bem antiga de criadores de calopsitas. Nunca deixar sem supervisão pois por serem muito espertas e curiosas acabam sempre aprontando alguma que pode levar a um acidente e muitas vezes fatal. 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...