Jump to content

Calopsita suja de graxa


Pryscilla Ludgero

Posts Recomendados

Boa tarde galerinha, eu sou nova por aqui mas sempre visitava esse site pois ele me ajuda muito nas dúvidas. Sou mamãe de duas Calopsitas, Lola de 1 ano e 2 meses e Sansão de 4 meses.... Tenho eles desde bebezinhos e ainda tenho muitas dúvidas pra cuidar deles.

A minha Lola é bem levadinha, não pode piscar que ela apronta uma, mas ela é um amorzinho!! Dessa vez a Lola aprendeu subir nos pneus das motos e bicicletas.. ontem ela estava quietinha, quando fui procurar ela, lá estava ela toda suja de graxa da moto... fiquei doida pois sei como a graxa é tóxica, tentei limpar as peninhas dela o máximo possível mas não saiu. O meu medo não é que ela fique suja, o meu medo é porque ela fica limpando as peninhas e acaba ingerindo a graxa tóxica. Quanto a isso tem algo que eu possa fazer ou tratar para evitar que ela adoeça ou corra o risco de se intoxicar? me ajudem please. Agradeço desde já!

Link para compartilhar
Share on other sites

Puxa, que difícil vai ser tirar a graxa! Vc pode tentar borrifar água morna para ver se ajuda a remover essa graxa, mas não sei se ajuda muito. Tem sim o risco da ave se intoxicar. Por isso, seria interessante dar um anti tóxico direto no bico. Aqui no fórum, infelizmente, não podemos medicar. Faça contato com um veterinário de sua confiança e peça que prescreva um anti tóxico para o pássaro. Espero ter ajudado e mantenha-nos informados. Abraço!

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

oi Eliana, obrigada por me responder, vou ver se da certo de comprar um anti tóxico... Áh, eu ja tentei tirar a graxa com água morna, nos pezinhos dela até passei sabonete mas não sai muito, cortei umas peninhas que tinha muita graxa pra ela não ficar limpando elas e correr o risco de se intoxicar... a graxa acho que só daqui um tempo que sai!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Cuidado em passar sabonete na ave. Dar uma aparadinha nas penas onde pegou muita graxa ajuda sim. Observe o estado geral do pássaro. Veja se está ativa, se está se alimentando, como estão as fezes etc.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Graxa não tem muito o que fazer, pois impregna, se não for muita coisa deixa do jeito que está. Agora se for muita somente tirando as penas o que iria estressar muito ela, então o ideal é continuar fazendo o que você falou, pede para alguem segurar e corta as peninhas. Se o rabo estiver sujo também, eu recomendaria tirar todo, ela grita um pouquinho mas não causa sofrimento. 

Certa vez estava no veterinário e vi uma calopsita chegando toda suja de cola, aquela que tem em armadilhas para rato. Ela ia ser atendida depois de mim e perguntei para o veterinário o que ele iria fazer. Disse que somente arrancando as penas, é sofrível mas não tem jeito. Não recomendo tirar tudo devido ao frio, mas pelo menos apara elas.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Célia muito obrigada, eu ja estava tirando as peninhas sujas, apesar de dar uma dó, mas acho que é necessário! ja estou mais tranquila, pois ela esta agindo normalmente, canta e brinca o dia todo, e continua custosa, parece criança, não posso piscar!! Então acho que ela vai ficar bem!! obrigada pela ajuda de vocês!! ^_^

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Minha calopsita ela é nova malema tem pena na cabeça eu tinha uma bicicleta e ela gosta de subir messa bicicleta mas ela ainda não acostumou comigo eu deixei ela na bicicleta ela comeu ela beliscou a corrente e tá com o bico tudo cheio de graxa de corrente de bicicleta tem algum problema e ela engulio

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...