Jump to content

Fêmea tendo ninhadas muito próximas


guilhermeafonso

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Esta é minha primeira postagem no fórum. Já encontrei muitas coisas interessantes por aqui, mas nenhum tópico sobre o mesmo problema que estou passando com a Shosta, minha calopsita fêmea (Lutina). Além dela, tenho o Dmitri, um macho albino. A Shosta está com 1 ano e 6 meses de idade, enquanto o Dmitri ainda é um garoto, com 11 meses.

O que ocorre é que no dia 21/10 a Shosta botou seu primeiro ovinho. Sabíamos que não poderia ser um ovo galado, já que ela não tem o Dmitri como macho - ela parece ter me encarregado deste cargo, pois sempre quando a pego ou faço carinho, ela faz ruídos de acasalamento e levanta a cauda. Seguindo o que encontramos cockatielcottage.com, no petcha.com e no cockatiel.com, compramos um ninho e aguardamos até o final do processo, ou seja, até que ela botasse o último ovo da leva (ela botou 6) e a deixamos chocar os ovos por 15-20 dias, dando um total de 25 dias ao todo. Feito este processo, ela passou a ficar cada vez menos tempo no ninho, dando sinais de abandonamento e, novamente seguindo o sugerido na internet retiramos o ninho e os ovos, mudamos o espaço onde eles ficavam de lugar, passamos a deixá-los menos tempo expostos à luz, retiramos brinquedos que ela usava para se masturbar e reduzimos o número de banhos. Tudo correu bem por uma semana, até que os traços de acasalamento voltaram e, ontem (dia 29/11) acordamos os bichinhos e descobrimos outro ovo na gaiola... Por fim, assim como antes da primeira ninhada, ela está extremamente inquieta e barulhenta e só se acalma quando eu não estou em casa.

A maioria dos sites diz que calopsitas saudáveis devem botar ovos até duas vezes por ano, mas geralmente em períodos mais distantes um do outro. Como não deu nem 10 dias direito e ela voltou a botar, ficamos preocupados que seja o que é chamado de "Chronic Egg Laying".

O que fazer? Isso é normal? Li em sites em inglês sobre uma injeção de hormônios. Alguém conhece e já submeteu algum de seus bichinhos a este tratamento?

Estamos buscando ajuda de todas as formas. Moramos em apartamento e estamos tendo problemas na vizinhança por conta do barulho dela e também fico chateado de não poder pegá-la ou ficar com ela, sem que ela arme um escândalo para acasalar comigo. Gostaria de sugestões para mudar este comportamento, pois eu e minha esposa amamos muito os dois e não queremos doá-los para outra pessoa.

Agradeço desde já a ajuda! Abraços a todos!

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá o certo é voce não colocar o ninho pois isso estimula a calopsita a acasalar, so coloque o ninho quando voce tiver certeza que o casal está formado, agora no caso dela ficar acasalando em sua mão é normal pois ela pensa que voce é o macho dela... eu sugiro voce descartar o ovo caso ela não esteja acasalando com o macho, para evitar postura e desgaste da ave desnecessário.

E acredito que voce ja possa colocar o macho junto com a fêmea, se ele ja tem 11 meses é bom para eles ir pegando intimidade, logo logo serão um casal, ai voce pode colocar o ninho.

espero te ajudado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Jader, e obrigado pela resposta!

Então, normalmente o ninho não fica próximo dela, ou seja, o estímulo para acasalar aparece antes de ela ter o ninho à disposição. Coloquei o ninho da outra vez porque ela havia iniciado o processo de ninhada e li em alguns lugares (links no primeiro post) que o ideal era aguardar a ninhada acabar e a calopsita rejeitar os ovos. Nesta segunda ninhada, eu descartei o ovo. A questão é que esta se inicia da mesma forma que a primeira: ela bota o ovo durante a noite e aparentemente o discarta, em seguida fica buscando um canto meio escuro para botar mais ovos ou bota outro a noite. Me parece que ter colocado o ninho foi saudável pra ela, já que todo o processo foi conforme o indicado na internet. Tenho medo de retirar o ninho e ela não conseguir sair deste ciclo e botar ovos sem parar...

Além disso, ela e o macho já ficam juntos o dia inteiro e dormem juntos na mesma gaiola - ou seja, já são bem íntimos. Será que eu tenho que parar de ficar com ela por um tempo pra ela escolhê-lo?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, guilhermeafonso disse:

Olá Jader, e obrigado pela resposta!

Então, normalmente o ninho não fica próximo dela, ou seja, o estímulo para acasalar aparece antes de ela ter o ninho à disposição. Coloquei o ninho da outra vez porque ela havia iniciado o processo de ninhada e li em alguns lugares (links no primeiro post) que o ideal era aguardar a ninhada acabar e a calopsita rejeitar os ovos. Nesta segunda ninhada, eu descartei o ovo. A questão é que esta se inicia da mesma forma que a primeira: ela bota o ovo durante a noite e aparentemente o discarta, em seguida fica buscando um canto meio escuro para botar mais ovos ou bota outro a noite. Me parece que ter colocado o ninho foi saudável pra ela, já que todo o processo foi conforme o indicado na internet. Tenho medo de retirar o ninho e ela não conseguir sair deste ciclo e botar ovos sem parar...

Além disso, ela e o macho já ficam juntos o dia inteiro e dormem juntos na mesma gaiola - ou seja, já são bem íntimos. Será que eu tenho que parar de ficar com ela por um tempo pra ela escolhê-lo?

 

@guilhermeafonso eu não sou muito experiente nesse assunto, mas se voce ja fechou um ciclo voce deve retirar o ninho e todas os ovos que ela botar voce tem que descartar, o problema é que voce não pode ter barulho, mas ela vai gritar um pouco procurando o ovo, e em relação ao ficar um tempo com ela não tem problema, mas para frente ela vai acabar escolhendo ele, o jeito é você colocar brinquedos e tentar distrair ela até ela esquecer os ovos.

E se voce não quer ter filhotes agora retire o ninho, ela vai gritar querendo mas não tem jeito é da natureza deles fazerem barulho. 

espero ter ajudado

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom eu passei por algo parecido aki! meu casal canela chegaram a acasalar, mais a fêmea colocou oito ovos e depois de um tempo fiz a ovoscopia e quatro pareciam estar galados mais não nasceu nenhum filhote após o período de choco. Então após um pouco menos de  dois meses  ela colocou dois ovos e apenas um chocou e nasceu em junho desse ano o primeiro filhote, e quando o filhote enpenou e saiu do ninho ela iniciou um nova postura e choco repentinamente de quatro ovos que ela colocou na surdina, desses três nasceram e estão todos comigo aki em casa , todos de agosto deste ano!! e pra não correr riscos de nova postura escondida tirei o ninho limpei e guardei! por eles com alimentação abundante e condições de paz, acasalam muito rápido

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...