Jump to content

Primeiro calopsita, e agora ? é normal o que ela faz ? estou fazendo certo ? help


Moresuki

Posts Recomendados

Boa noite, ganhei uma calopsita ontem (meu primeiro pet desde a infância) e por não ter experiência alguma com aves gostaria de algumas dicas/respostas cheguei a pesquisar videos e ler posts de diversos sites (inclusive aqui), mas achei todos bem vagos e um contrariava o outro. Fora que prefiro mil vezes um contato direto.

Inclusive hoje fui em 6 petshops diferentes em busca de algum diálogo/dicas, mas maioria não sabia. Já o dono de um deixou claro que é totalmente contra adestrar aves e que lugar de ave é presa na gaiola. (Ridículo)
Já outro me recomendou dar biscoito que ela iria amansar.
Outro disse que calopsita só é mansa quando você já compra mansa, fora isso não se tira da gaiola.
Foi ai que desisti de tentar já que só ouvi besteira.


Vou tentar ser o mais breve possível:


1) Ela não bica e não se mostra agressiva em momento algum. Mesmo comigo entrando na gaiola ela só me observa calmamente, e caso eu me aproxime ela só anda de ladinho devagar me evitando. Ela ser assim é um bom sinal ? Vai ser mais fácil adestrar ? 

2) Ela raramente pia, e quando pia são calmos e amigáveis, nada escandaloso ou alto. E quando estou a assistir algum video sobre calopsita e ela ouve o piado do video ela tenta se comunicar e pia junto. É normal essa privação de canto ou barulho ? Ela passa quase o dia todo quietinha observando, comendo e bebendo.


3) As vezes ela rosna sozinha fazendo um barulho de ar. (lembra uma rosnada de gato/cobra) Já achei pessoas dizendo que é filhote quem faz isso e outros dizendo que é uma pose agressiva.

4)  As vezes ela range os bicos sem estar comendo. Estresse ? Devo me preocupar ?

5)  Qual a mutação ? É totalmente clara, porém não possui um branco puro. É levemente acinzentada tipo um leve prata, inclusive possui o peito inteiro assim, e nas asas algumas penas com um tom de cinza um pouquinho mais escuro.

6)  Tem como ter uma noção aproximada de idade julgando pelo modo de agir ou aparência?

7) A gaiola dela pode ficar no meu quarto? Moro em casa e tenho um janela grande no meu quarto que leva a um jardim. De dia deixo ela na claridade com a janela aberta (mas sem contato direto com a luz solar). E de tarde encosto a gaiola na minha cama com a porta aberta enquanto assisto tv ou uso o note. O fato dela estar no meu quarto, dormir comigo e me ver todo dia, quase o dia todo (exceto pela manhã que estudo) ajudará na questão de confiança e adestramento ?

8) Não consigo tocar nela pois ela anda e desvia de mim até mesmo oferecendo o dedo pra subir. Porém mantenho a porta da gaiola sempre aberta e a ração ali fazendo com que ela fique na porta para comer. Ela come, porém sempre atenta me observando e desconfiando de mim. E mesmo oferecendo fruta por fora da gaiola ela nem se quer olha pra ela já me evitando, porém hoje de tarde ela deu duas mordidas na maçã que ofereci, mas logo se afastou e até agora não consegui repetir o episódio.

9) Sobre a alimentação, posso mante-la com o mix comum para calopsitas, maçã, mamão e banana ? Devo entrar com alguma vitamina ou algo diferente de tempos em tempos ?

10) Na hora de dormir devo cobrir a gaiola com algum tecido ? Hoje ela teve a primeira noite aqui comigo e nenhum piado na madrugada se quer, achei estranho já que costumo ouvir periquitos da vizinha fazendo auê 24 horas por dia.


E na questão de amansamento/adestramento, devo mante-la assim próxima de mim e aos poucos ela vai se acostumando ? Passará a aceitar comida por fora da gaiola, depois por dentro, e assim em diante até subir no meu dedo ?

Algumas fotos dela :
Rjn2htT.jpgskS5uWu.jpg
6Cd5o0l.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ok vamos devagar são muitas perguntas kk

1- sim o fato dela ser mansa é um bom sinal e talvez seja mais fácil de deixá-la mansa ...

2- é normal nos primeiros dias depois de chegar em casa a calopsita ficar mais quieta pois esta com medo, o lugar é estranho pra ela, ou ela simplesmente pode ser uma ave mais quieta... 

3- calopsitas fazem esse barulho quando se assustam com alguma coisa, é como se ela bufasse não é? Não acredito que seja porque é filhote pois filhotes "choram o tempo todo e fazem muito barulho...

4- ranger o bico é normal e toda calopsita faz isso quando esta relaxada ou com sono... Não precisa se preocupar com isso...

5- a mutação dela parece ser cara branca arlequim pérola, ela tem manchinhas nas asas e costas? Coloque uma foto dela de costas pra ter certeza...

6- se ela for mesmo pérola talvez da pra ter uma noção da idade, preciso ver uma foto dela de costas...

7- não tem problema nenhum ela ficar no seu quarto, quanto mais contato melhor pra ela se acostumar com você...

8- ela provavelmente não foi criada na papinha, ou seja não foi acostumada com o contato humano mais com bastante paciência e dedicação você pode amansar ela sim, já esta começando bem, tentando se aproximar dela mais sem forçar, continue assim!

9- o principal alimento pras calopsitas é o mix de sementes mais você também pode oferecer ração extruzada e farinhada próprias para calopsitas, e também pode dar varias outras frutas e verduras se ela gostar é claro...

10- é bom cobrir a gaiola a noite pra que ela não se assuste mais se não cobrir também não tem problema você que decide o que achar melhor...E sobre o amansamento você esta indo muito bem continue assim, se você tiver paciência e se dedicar ela vai ficar mansa sim, te aconselho a assistir alguns vídeos no YouTube sobre como amansar calopsitas...

Bom se tiver mais alguma pergunta é só perguntar... E outra coisa, já sabe o sexo da sua calopsita?

Link para compartilhar
Share on other sites

Primeiramente obrigado pela resposta rápida !

Então, o cara da loja era um senhor, e disse que é fêmea mas foi naquele jeito que não te convence muito... Ele realmente não parecia ter conhecimento sobre, parecia que apenas recebeu e estava a vende-la junto com varias outras.

Foto dela de costas :

4LsbpTA.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...