Jump to content

Sou novata e tenho duvidas. voces podem me ajudar?


Jessica76

Posts Recomendados

Olá pessoal! Estou muito feliz em descobrir este fórum, espero um dia ficar expert a ponto de poder ajudar novatos como eu como vocês fazem!

Ganhei uma calopsita ontem, ela/ele tem 40 dias e é mansa. Ontem passou o dia todo acanhada na gaiola, tremendo um pouco, imagino que seja normal afinal de contas chegou em um lugar totalmente novo... Comprei a racao para calopsitas da Nutropica (uma de bolinhas marrons), o mix de sementes da Nutropica e também semente de girassol que ela ama, dou na mão.

Li aqui que nao é bom dar muito girassol para ela mas, o que é muito? Outra pergunta, coloquei o mix e a racao bolinha em tigelinhas separadas mas parece q ela nao gostou muito da racao, so come o mix. O q fazer? Outra duvida: a racao e o mix podem ficar mais de 24 horas no comedouro ou tenho que trocar junto com a água?

Comprei uma gaiola triplex quadrada, que abre na frente e em cima( vira um terceiro poleiro) mas quando fechada o topete fica esbarrando nas grades de cima, sera q tenho q trocar?

Bom, so temos 36 horas de convivencia mas ja percebi q ela nao gosta muito de contato fisico... quando a coloco no defo ela voa e fica estressada... sera q isso muda? Insisto ou deixo a bichinha quieta? Nao sei se estou abusando mas quando chego perto ela fica com as peninhas eriçadas e gordinha, sera q a estou deixando estressada? Ja coloquei ela pra andar pela casa, ja tomou banho na banheirinha...

Será q a gente vai se dar bem? Estou ficando apaixonada mas com medo de nao ser correspondida, rsrs

 

Desde ja, super obrigada!! E parabens pelo forum :)

 

 

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olá.

Sim, esse comportamento acanhado é normal quando muda de ambiente. Ainda mais novinha desse jeito.

O mix de sementes e a ração da nutrópica são ótimos. E é normal elas estranharem a ração, mas continue insistindo (oferecendo), uma hora a curiosidade bate e ela vai começar a comer. 

Eu misturo um pouco de ração no mix de sementes, e ofereço mais um potinho só de ração, assim ajuda elas a se adaptarem um pouco mais rápido a ração. (Mas sempre continue oferecendo os dois).

O mix de sementes eu costumo oferecer bem pouco, em torno de 20 a 25 gramas por dia (uma colher de sopa cheia) e troco diariamente. Tem um pouco de desperdício, mas prefiro jogar fora um pouco do que assoprar para tirar as cascas de sementes, na nossa saliva tem bactérias que podem ser prejudiciais as calos. (Por isso tbm é bom evitar beijar o bico das nossas calos). O pote com ração não precisa trocar diariamente... Aqui normalmente dura uns 3 dias.

Com relação ao girassol, o muito se refere a alguns donos de petshops e agropecuárias que querem economizar e só oferecem um mix de alpiste e girassol, o que é extremamente pobre nutricionalmente. Eu aconselho a vc usar o girassol só como petisco, para vc "ganhar" sua calo, depois vai diminuindo até abandonar de vez. Mais de 50% do girassol é gordura, se a calopsita só come isso, ou come muito isso... Já viu né... Obesidade e todos os problemas demais...

Com relação a gaiola, não é possível vc abaixar um pouco o poleiro? 

36 horas é muito pouco tempo de convivência. É normal ela não querer subir no dedo e ter mais contato, ela está estranhando tudo. Mas tbm não da pra dizer quanto tempo é necessário, pois cada calopsita tem sua personalidade. Vc deve insistir, mas com cautela para não estressar sua ave. Com paciência e carinho logo ela se adapta ao novo lar.

Boa sorte.

Editado por Everton Roha
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Obrigada, Everton :)

O comedouro que cabe nas "janelinhas" da gaiola é meio fundo e acabo colocando mix demais, vou dar um jeito por aqui! Estou dando o girassol apenas como petisco mesmo (nao coloco no comedouro) mas como estou interagindo varias vezes ao dia fiquei com medo de estar exagerando, rsrs.

Vou tentar baixar o poleiro tbm. 

Ela/e é bem quieta, da uns pios as vezes quando esta no chao, nao sei se é de braveza, de alegria, de estranhamento... é normal da idade,  ne?

mais uma vez, super obrigada!!!!

 

jessica

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

49 minutos atrás, Jessica76 disse:

 

Ela/e é bem quieta, da uns pios as vezes quando esta no chao, nao sei se é de braveza, de alegria, de estranhamento... é normal da idade,  ne?

 

Sim, é normal, até uns 3 ou 4 meses os filhotes costumam fazer uns sons diferentes... É difícil descrever... hehe Mas é normal.

Quando a calopsita estiver um pouco mais velha, por volta de 5 a 6 meses, se for macho logo começa a piar bastante. O macho tem um pio mais "assobiado" mais "uniforme". As fêmeas tem um pio mais estridente. Mas novinhos desse jeito para descobrir o sexo só com exame de sexagem mesmo. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Oi Jessica. No começo as calopsitas estranham muito, mas se vc passar bastante tempo com ela, irá criar um laço de segurança.

É certo que cada uma é um individuo, e tem reações bem diferentes umas das outras. Tenho 6, e cada uma com personalidade bem diferente umas das outras, mas todas confiam em vc a partir da convivencia com amor.

Boa sorte com sua Calo.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.