Jump to content

Calopsita sem apetite, parecendo "cega"


Isabel Faria

Posts Recomendados

Boa tarde! Galera tenho uma calopisita macho que tem 5 anos! Reproduziu em agosto, nasceram 4 filhotes saudáveis, em novembro nasceu mais uma filhote que também está saudável. Retirei o ninho!
Percebi que ele emagreceu muito, ate´cheguei a perguntar em alguns foruns se era normal, e me disseram que após reprodução era sim normal!
No entanto segunda feira passada ele amanheceu estranho, quieto, não piava, não estava se alimentando bem, e parecia meio "cego", pois ele é arisco, e quando eu colocava mão próxima, percebi que ele via vultos, pois não se direcionava a local algum! Corri com ele na veterinária, ela fez exames de fezes, e deu que está com vermes, e bactérias, mas não especificou quais. Receitou um antibiotico e disse que ele estava com "Peito seco", achei estranho quando li a bula, onde diz ser para problemas respiratórios e "peito seco".
Ele está tomando o antibiotico desde quinta feira, e ainda não apresentou melhoras, e estranhamente tem estes episódios de "cegueira", mas geralmente volta ao normal!
Continua estranho, quieto, não está com asas caídas, mas está com pouco apetite, quase não come e muito magro!
Ah ele passou por muda de penas agora em Novembro...

Alguém tem idéia do que pode ser? Não tem mais nenhum veterinário que atenda aqui na minha cidade... 
estou muito preocupada...

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Isabel Faria disse:

Boa tarde! Galera tenho uma calopisita macho que tem 5 anos! Reproduziu em agosto, nasceram 4 filhotes saudáveis, em novembro nasceu mais uma filhote que também está saudável. Retirei o ninho!
Percebi que ele emagreceu muito, ate´cheguei a perguntar em alguns foruns se era normal, e me disseram que após reprodução era sim normal!
No entanto segunda feira passada ele amanheceu estranho, quieto, não piava, não estava se alimentando bem, e parecia meio "cego", pois ele é arisco, e quando eu colocava mão próxima, percebi que ele via vultos, pois não se direcionava a local algum! Corri com ele na veterinária, ela fez exames de fezes, e deu que está com vermes, e bactérias, mas não especificou quais. Receitou um antibiotico e disse que ele estava com "Peito seco", achei estranho quando li a bula, onde diz ser para problemas respiratórios e "peito seco".
Ele está tomando o antibiotico desde quinta feira, e ainda não apresentou melhoras, e estranhamente tem estes episódios de "cegueira", mas geralmente volta ao normal!
Continua estranho, quieto, não está com asas caídas, mas está com pouco apetite, quase não come e muito magro!
Ah ele passou por muda de penas agora em Novembro...

Alguém tem idéia do que pode ser? Não tem mais nenhum veterinário que atenda aqui na minha cidade... 
estou muito preocupada...

Peito seco é a forma de dizer que a ave está com alguma doença a qual levou ela a perder peso  usando as reservas de gordura para se manter viva. Dependendo da verminose e bactérias encontrada nos exames pode ser de doenças respiratórias. Normalmente problemas respiratórios são diagnóstico visualmente pela forma a qual a ave está respirando.  Como ele começou com o antibiótico na quinta e ainda não começou a fazer efeito nenhum. Aconselho retornar com a mesma no veterinário, pois o antibiótico receitado pode não estar fazendo efeito sobre as bactérias apresentadas nos exames. E quanto aos vermes a veterinária passou algum medicamento pois normalmente o antibiótico é para as bactérias, mas cuidado também pois quando vermifugamos uma ave a imunidade dela fica fraca. Retorne com ela no vet para mais esclarecimentos sobre o antibiótico. E já questione também sobre essas bactérias quais são e de onde sua Ave pode ter sido contaminada. Há e mande notícias. há quanto a alimentação veja se ele aceita papinha de filhote também, já vi pessoas alimentando assim para que a ave possa reagir melhor aos tratamentos

Editado por Luciana Crepaldi
Conclusão da resposta
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minuto atrás, Isabel Faria disse:

então.. tenho muitas visitas de pardais, bem te vi, pombas... provavelmente devem ter chegado atraves delas... .

 

Entendi então retorne mesmo ao veterinário pois o antibiótico ja era para estar fazendo efeito. Principalmente pombos trazem muito mais doenças vermes e bactérias para nossas calopsitas. Você tem mais calopsitas se tiver já entre com o exame preventivo das outras pois se vivem juntas a probabilidade das outras estarem contaminadas também. E separe ele das demais. tente a papinha para ele para que ele se alimente. Mande notícias.

Link para compartilhar
Share on other sites

12 minutos atrás, Isabel Faria disse:

então.. tenho muitas visitas de pardais, bem te vi, pombas... provavelmente devem ter chegado atraves delas... .

@Isabel Faria é complicado aqui tive um experiência que um filhote que comprei veio contaminado e não fiz quarentena dele tive que correr com os outros sei mas deu tudo certo no final. Mande notícias do seu bebê. Mas leve ele novamente no vet pois realmente o antibiótico na segunda dose normalmente já vemos diferença. 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, Luciana Crepaldi disse:
17 minutos atrás, Isabel Faria disse:

então.. tenho muitas visitas de pardais, bem te vi, pombas... provavelmente devem ter chegado atraves delas... .

@Isabel Faria é complicado aqui tive um experiência que um filhote que comprei veio contaminado e não fiz quarentena dele tive que correr com os outros sei mas deu tudo certo no final. Mande notícias do seu bebê. Mas leve ele novamente no vet pois realmente o antibiótico na segunda dose normalmente já vemos diferença. 

pois é... eu como mãe de humanos sei que a partir de 36 horas já era pra ver melhoras.. e não vi nenhuma... 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...