Jump to content

Filhote bem alimentado e machucado


cástella
Ir para a solução Resolvido por cástella,

Posts Recomendados

Olá.

Meu filhote tem dez dias e está sendo cuidado por 1 macho e duas femeas que dividem a mesma gaiola.

Tenho duas dúvidas. Ele pode estar sendo alimentado em exagero? O machucado não é tão sério, então pode estar sendo causado sem querer?

Observo que faz cocô normalmente.

 

IMG_3952.JPG

IMG_3943.JPG

Link para compartilhar
Share on other sites

Pelo papinho dele, não parece estar super alimentado, parece normal. Já vi papos aqui no fórum que pareciam que iam explodir a qualquer momento xD esse machucadinho pode ter sido causado pelos pais, às vezes sem querer. Dê uma olhadinha quando os pais interagem com ele, se eles não bicam. O machucado não parece grave, mas repare se ele não tem dificuldade pra firmar essa perninha.

Link para compartilhar
Share on other sites

oi V. Ferreira.

Obrigada por responder.

Nunca os vi bicando, mas já os vi "atropelando" uma vez, quando fui tirar o filhotinho do ninho para verificar se estava tudo indo bem.

Quanto a perninha, acho que está tudo bem. ele se locomove bem rápido para um filhotinho novo. Precisei tomar muito cuidado ao tirar essas fotos, ele não parava quieto na minha mão. Acho mesmo que foi por acidente que se machucou.

É meu primeiro filhotinho, por isso fiquei assustada com o tamanho do papo, me parecia imenso. Agora estou mais aliviada, obrigada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que descobri a origem dos machucadinhos.

Fui fazer a limpeza do ninho, e quando tirei a maravalha vi que tinha uns bichinhos redondinhos, bem pequenos, amarronzados circulando pelo ninho. Achei alguns no filhote também e apareceram novos machucadinhos, agora debaixo das assas dele. Seriam piolhos de passaro?

Fiz a raspagem do ninho e limpeza com alcool. Tirei o máximo que consegui, inclusive do filhote. Mas será que existe um remédio próprio para isso?

Li em um tópico que era pra colocar 3 a 4 gotas de vinagre de maça na água do banho. ´Já coloquei.

Oque mais posso fazer?

Link para compartilhar
Share on other sites

São piolhos de ave. Eles têm contato com alguma ave de rua? Aqui em casa de vez em quando aparecem graúnas e eles têm muuuuitos piolhos, acabo colocando as calops longe de onde eles se alimentam. Existe remédio específico sim, só não me recordo se é em forma de pó ou spray. O ideal seria o líquido, já que o pó pode cair onde não deve e a ave pode acabar respirando. O vinagre mata os adultos, mas não os ovos. Então o ideal seria você manter água de banho por alguns dias até que os ovos eclodam por completo e consiga eliminar a bicharada toda

Link para compartilhar
Share on other sites

Pois é. Meu viveiro fica no jardim da frente. É o único local que posso deixá-las e aparecem pombas por lá.

De ontem pra hoje já tivemos um alívio. Os machucadinhos desapareceram e não encontrei mais piolhos, mas decidi ser agressiva. Comprei um novo ninho e passei o talfon top, tirei o excesso e coloquei a maravalha, então transferi os ovinhos e filhotinho.

Tirei as calopsitas e calopsitas longe em outra gaiola. Lavei todo o viveiro, murros, grades e o chão com um inseticida recomendado pelo veterinario.

Também dei um banho nas calopsitas com a mangueira de jardim, bem de longe. Já as transferi de volta e parece tudo bem.

Vou manter a água com vinagre por alguns dias sim. Mas ainda não sei oque fazer para prevenir nova infestação, já que não tenho como evitar as aves de rua no meu quintal.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Aqui também tem isso, cai umas sementinhas no chão e pronto, vem as rolinhas e os pardais.. 

Eu tive problemas com piolhos de aves e o vinagre de maçã ajudou mt, td vez que abre um solzinho ja coloco o banho com o vinagre, o vinagre além de matar ajuda a prevenir, então se vc botar de vez em quando eles estaram prevenidos contra esses parasitas, aqui dps q tomei esses cuidados não pegaram mais piolhos e pulgas. 

Realmente é ótimo que tenha trocado o ninho pq eles se escondem dentro da madeira, tmbm tive q trocar o meu..

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Acabei de checar o ninho. Filhote está bonitão e bem alimentado. As calopsitas estão bem também e cantando muito.

Vou continuar com o banho de vinagre e o talfon top no ninho depois da limpeza, como forma de prevenção.

Obrigada pelas dicas.  :D

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...