Jump to content

Três possíveis pais


cástella

Recommended Posts

Eu tinha uma calopsita cinza silvestre e esse é o máximo que sei de mutações, ou seja, nada. Mas, com a morte da pequena, ganhei mais duas fêmeas. Uma eu sei que é Cinza silvestre. Mas a outra, eu achava que era Canela, até ganhar um macho canela. Então, notei como eles são diferentes. A fêmea é mais clara e tem um tom de cor diferente. Seria fulvo?

Sei que a cor dos olhos deve ser cereja e não me parecem ser cereja. Ou é apenas nas fotos tiradas com flash?

Essas fotos são sem flash.

Vendo as fotos. Dá pra saber se eles tem outras mutações? Que filhotes esperar de um cruzamento desse macho com essas possíveis fêmeas?

Agradeço a ajuda que puderem me dar.

IMG_3969.JPG

IMG_3966.JPG

IMG_3994.JPG

IMG_4014.JPG

IMG_3833.JPG

Link to comment
Share on other sites

Olhando as fotos, me parece uma fêmea silvestre portadora de arlequim, uma fêmea canela e um macho canela portador de arlequim..

A fêmea canela não consegui ver se tmbm é portadora de arlequim, se ela tiver essa manchinha amarela na nuca então tmbm porta arlequim...

Q legal, já conseguiu tirar um filhote então? Ou essa foto é antiga?

Se formar casal com a silvestre, poderá nascer filhotes arlequim, arlequim canela (femea), canela (fêmea), e silvestre...

Com a outra fêmea tmbm poderá tirar os mesmos filhotes, porém os arlequim cabela e os canelas poderão ser tanto fêmea quanto machos...

E dependendo do q o macho portar, pode vir surpresas :) boa sorte

Link to comment
Share on other sites

Então @GabrielEger a história é longa e curiosa. Os Canelas formaram casal, galaram muito e então coloquei o ninho. Mas a fêmea cinza, começou a entrar no ninho tambem, e então apareceram 3 ovinhos, mas como os três compartilham o ninho, não sei qual é a mãe, a não ser o fato do macho só ter galado a fêmea Canela.

Nisso, meu cunhado trouxe um macho lutino para passar uns dias aqui em casa. Achei que ele se adaptou bem, mas depois de 15 dias, entrou no ninho e quebrou dois ovinhos, salvamos um. E esse macho foi imediatamente tirado do viveiro e devolvido ao dono. Mas a Fêmea Canela abandonou o ninho e depois de 2 dias começou a galar com o macho novamente.

Depois de 7 dias da quebra dos ovinhos, o ovinho salvo começou a rachar e nasceu um filhotinho. Com dois dias de vida do filhotinho, a Canela passou a botar ovinhos.

Hoje, temos um filhote de 13 dias (nascido em 4 de dez) e três ovinhos com 11, 9, e 7 dias de choco respectivamente. Não fiz ovoscopia mas aparentemente todos estão galados.

O interessante é que os três alimentam o filhotinho e chocam os ovinhos. Mas especialmente a Cinza alimenta o filhote e a Canela dorme a noite no ninho.

Um comportamento muito peculiar, mas que está dando certo.

No entanto, continuo curiosa em quem é a mãe do filhotinho.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Como misturou as fêmeas vai ser difícil dizer qual é a mãe, mas provavelmente é a q vc viu acasalar com ele...mas vai sempre ficar a dúvida kkk

Q bom q deu certo e o filhotinho está bem, mas o ideal é deixar o casal separado, ou caso for colocar aquele lutino novamente,  colocar mais dois ninhos pra evitar esse tipo de briga por ninho...nessa época eles ficam muito territorialistas por isso acaba acontecendo essas brigas...

Acredito q quando puder, será melhor vc separar esse filhote mais velho dos ovinhos pois ele vai acabar crescendo e pode quebrar os ovinhos, e tmbm atrapalhar na alimentação dos novos filhotes, pela diferença de tamanho..

Quando ele estiver com mais de 25 dias pode separar e cuidar dele na papinha de quiser

Boa sorte :)

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Então Gabriel, não houve brigas, por isso acabei deixando só um ninho.kkk

Os machucados eram piolhos, que ja foram tratados e eliminados. Mas um ovinhos rachou e creio que foi as peripécias do filhote mais velho.

Estou analisando se quando os filhotes começarem a nascer (ele estará por volta dos 20 dias) se eu compro um ninho e deixo ele nesse ninho no chão da gaiola, ou numa caixinha. Queria que os pais continuassem a alimenta-lo e como são três pais, acredito que um deles continuará a tomar conta desse filhotinho. Acho que vou tentar essa estratégia.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...