Jump to content

Calopsita doente ou com alergia? por favor, ajudem! :(


DANIELE G. DE CASTRO ALVES

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Minha calopsita está apresentando sintomas de uma gripe, pneumonia, e pelo que pesquisei no Google, até Clamidiose.

Tenho 2 calopsitas na mesma gaiola, mas só 1 apresenta sintomas. Porém, não há alteração no comportamento em relação à alimentação e "alegria". Ela está se alimentando normalmente, cantando, quando tiro da gaiola, ela fica comigo, voa e volta pra mim, normal, como sempre foi, mas têm espirrado bastante e principalmente à noite (antes de ontem e ontem) têm apresentado uma "chiera", respirando pelo bico.

Resumindo, dificuldade para respirar principalmente à noite, respira pelo bico com chieira, às vezes parece que está com catarro (se fosse uma pessoa), e espirros. Ao respirar apresenta os "soquinhos" no rabo que li em outro tópico, mas o comportamento está normal, está alegre, brincando, cantando e comendo bem.

É possível que ela esteja com alergia e não doente? Se sim, o que faço para identificar?

Porque ela não está quieta, nem encolhida, os olhos estão normais, as fezes aparentemente normais. Não consegui dormir estas duas noites que ela estava com dificuldade pra respirar, fico com ela no meu colo, esquento um pouco, no primeiro dia uma narina estava entupida, desentupi passando soro fisiológico com cotonete. O dono da casa de ração onde comprei 1 das calopsitas me vendeu Norkill para colocar na água, eu coloquei assim que eu percebi o sintoma, no segundo dia (ontem) ela estava um pouco melhor, devo continuar administrando o Norkill? 

Não conheço veterinário na minha cidade que cuida de aves, vou procurar um ainda hoje, mas se vocês souberem de alguma coisa que possa me ajudar, por favor, tenho muito apego à minha ave. Qualquer dica, por exemplo, sobre o ambiente que pode estar causando alergias, alguma coisa que eu posso fazer pra amenizar o sintomas da ave.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Realmente não consegui encontrar nenhum veterinário de aves na minha cidade.

Fui em outra casa de ração, contei o que estava acontecendo, me venderam Avitrin.

Assim que cheguei em casa, pinguei 3 gotas direto no bico, não na água. Agora a noite percebi uma melhora GIGANTESCA, no final da tarde ainda tinha um pouco de chiado, agora o chiado acabou, mas ainda percebe-se um pouco de dificuldade ao respirar, devido ao "soquinho" no rabo, que está mais suave.

Mesmo que ninguém tenha me respondido ainda, vou continuar postando o progresso para que possa servir para alguém futuramente.

Li na Internet sobre mandar as fezes do animal para análise em laboratório, que deve ser feito todo ano ou a cada 6 meses para verificar a saúde do animal.

Por favor, se alguém souber de um laboratório que posso fazer isso, endereço, como faço a coleta, deixem aqui. Quero acompanhar melhor a saúde deles.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Acho difícil ser uma simples alergia pelo sintomas que você descreveu. Sobre a medicação, não podemos te orientar, iria contra as regras do fórum e ainda poderíamos estar prejudicando sua ave com um diagnóstico e medicação errôneos. Aqui no fórum se não me engano, há um banco de veterinários, talvez se algum administrador ver este tópico, possa encontrar algum veterinário na sua região.

Os exames são tranquilos de coletar. Neste tópico explica direitinho como fazer. O grupo São Camilo (scbiotec) faz checkup em aves também. Há várias opções de exames. As coletas são enviadas via correio.

 

Editado por V. Ferreira
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom, o certo mesmo é um vet, tenta ir nos de pet (cachorro e gato) e perguntar se eles conhecem algum local que atende aves. 

Não automedique sua ave, em vez do bem estará fazendo o mal. 

Caso for doença, logo a outra também está infectada pelo contato que tiveram. 

Boa sorte !

P. S. mantenha elas aquecidas. 

Laboratório como Unigen e São Camilo, você pode fazer os exames, porem, prefiro Unigen, mais eficiente. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...