Jump to content

Amansando calopsita arisca


carlamachado

Posts Recomendados

Pessoal, tenho um macho de 3 meses arisco, ele não se incomoda quando coloco a mao na gaiola mas não consigo nem chegar perto dele pq ele foge.  Mandei cortar as asinhas ontem e depois que voltamos da clinica deixei ele o dia todo sossegado na gaiola..

Hoje deixei a gaiola aberta para que ele saísse sozinho, ele saiu, deu um leve vôo e bateu na parede, ficou no chão em pezinho no canto quietinho mas não parecia estressado.. fiquei conversando com ele a distancia, ele caminhou um pouco pelo quarto.. deu mais um pequeno vôo ate a outra ponta e ficou la um tempão.. chegou a hora de coloca-lo na gaiola, peguei ele e ele fugiu, bateu na parede de novo, peguei novamente ele gritou e me bicou mas não soltei e coloquei na gaiola de novo, agora ele esta sibilando pra mim quando me aproximo da gaiola e parece que está um pouco em choque..  Isso é normal? existe um maneira de coloca-lo de volta sem ser traumático?
Estou preocupada de estar fazendo o amansamento de forma errada e acabar traumatizando o bichinho.. 

Link para compartilhar
Share on other sites

@carlamachado , apesar de ele ter 3 meses, você está com ele há quanto tempo?

Calopsitas são bichos ariscos e desconfiados por natureza, é muito fácil assustá-las e colocá-las em atitude defensiva. Procure ter bastante paciência e respeitar o tempo de adaptação da sua calopsita.

Evite deixá-la em ambientes muito barulhentos ou junto de outros animais que possam ser vistos como ameaça pela sua calô, isso pode dificultar bastante o processo de amansar a ferinha.

Algumas coisas facilitam a aproximação, como por exemplo associar a sua presença com comida. Pela manhã ou quando for trocar a água e comidas, ofereça alimentos induzindo ele a pegar da sua mão, e depois de um tempo, faça ele subir no seu ombro e siga alimentando ele manualmente, isso vai fazer com que ele se sinta mais tranquilo na sua presença. Sementes de girassol (que elas costumam gostar bastante) ou caso o seu filhote ainda não coma sementes, milho verde cozido (sem sal é claro), também costuma ter uma boa aceitação. Caso a aproximação ainda não seja possível, procure passar o máximo de tempo no mesmo ambiente que ele e tente interagir com assobios e conversa. Por ainda ser um filhote, acredito que só com isso você já notará algum progresso.

Boa sorte! Abraços!

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, ✈ ⓅⒺⒹⓇⓄ ✈ disse:

@carlamachado , apesar de ele ter 3 meses, você está com ele há quanto tempo?

Calopsitas são bichos ariscos e desconfiados por natureza, é muito fácil assustá-las e colocá-las em atitude defensiva. Procure ter bastante paciência e respeitar o tempo de adaptação da sua calopsita.

Evite deixá-la em ambientes muito barulhentos ou junto de outros animais que possam ser vistos como ameaça pela sua calô, isso pode dificultar bastante o processo de amansar a ferinha.

Algumas coisas facilitam a aproximação, como por exemplo associar a sua presença com comida. Pela manhã ou quando for trocar a água e comidas, ofereça alimentos induzindo ele a pegar da sua mão, e depois de um tempo, faça ele subir no seu ombro e siga alimentando ele manualmente, isso vai fazer com que ele se sinta mais tranquilo na sua presença. Sementes de girassol (que elas costumam gostar bastante) ou caso o seu filhote ainda não coma sementes, milho verde cozido (sem sal é claro), também costuma ter uma boa aceitação. Caso a aproximação ainda não seja possível, procure passar o máximo de tempo no mesmo ambiente que ele e tente interagir com assobios e conversa. Por ainda ser um filhote, acredito que só com isso você já notará algum progresso.

Boa sorte! Abraços!

 

Pedro, ele está comigo há duas semanas. Ele ama couve mas não vem na minha mao de jeito nenhum, mas coloco na ponta da gaiola e ele vai la comer todo feliz.. quando converso com ele e vai e come as sementinhas dele como quem está querendo fazer graça.. Ontem ele ficou bem arisco depois que eu o peguei e coloquei na gaiola novamente. 

Ele fica no meu quarto que bem iluminado e tranquilo. 

Então é melhor eu criar esse vinculo com ele de conseguir fazer ele vir comer na minha mao e subir no meu dedo antes de solta-lo da gaiola. é isso?

obrigada pelas dicas! Nunca tive pássaro e ainda mais um arisco.. rs

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...