Jump to content

Cruzamento do meu casal


Posts Recomendados

Bom dia, ganhei um casal de uma amiga que teve nenem e não estava podendo cuidar.... A femea é lutina e o macho é silvestre. Tiveram 3 crias comigo, cada um com 4 filhotes (lutinos, silvestres e um único canela) e fiquei com um filhote de cada cria. Na primeira cria fiquei com um canela lindo que saiu, na segunda cria fiquei com o lutino, e agora na terceira cria fiquei com um silvestre. Um esta com 5 meses e meio, outro com 3 meses e meio e o ultimo com 1 mês e meio. Aí vem minhas 2 dúvidas... primeiro, pelo que andei lendo, minha fêmea deve ser XlY e meu macho, pra ter saído um filhote canela e um filhote lutino, deve ser XlXc...... a partir disso, posso deduzir que a canela que ficou comigo com certeza é fêmea, e os silvestres que saíram com certeza são machos??? e o lutiino, é o unico que nao consigo saber o sexo sem exame de DNA? Minha segunda dúvida é, o macho fugiu depois de um ataque de gavião à gaiola, a fêmea está muito depressiva, arrancando suas próprias penas.... os filhotes ficam em uma gaiola separada da gaiola do casal, pq o macho batia muito nos filhotes, então queria arrumar companhia pra ela... mas e se ela cruzar com um filhote dela? dá algum problema? aliás, ela aceita outro macho, pois li que as calopsitas só tem um parceiro pela vida toda... ou vc me aconselha a comprar outro macho pra fazer companhia pra ela?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

1 hora atrás, patypoeys disse:

Bom dia, ganhei um casal de uma amiga que teve nenem e não estava podendo cuidar.... A femea é lutina e o macho é silvestre. Tiveram 3 crias comigo, cada um com 4 filhotes (lutinos, silvestres e um único canela) e fiquei com um filhote de cada cria. Na primeira cria fiquei com um canela lindo que saiu, na segunda cria fiquei com o lutino, e agora na terceira cria fiquei com um silvestre. Um esta com 5 meses e meio, outro com 3 meses e meio e o ultimo com 1 mês e meio. Aí vem minhas 2 dúvidas... primeiro, pelo que andei lendo, minha fêmea deve ser XlY e meu macho, pra ter saído um filhote canela e um filhote lutino, deve ser XlXc...... a partir disso, posso deduzir que a canela que ficou comigo com certeza é fêmea, e os silvestres que saíram com certeza são machos??? e o lutiino, é o unico que nao consigo saber o sexo sem exame de DNA? Minha segunda dúvida é, o macho fugiu depois de um ataque de gavião à gaiola, a fêmea está muito depressiva, arrancando suas próprias penas.... os filhotes ficam em uma gaiola separada da gaiola do casal, pq o macho batia muito nos filhotes, então queria arrumar companhia pra ela... mas e se ela cruzar com um filhote dela? dá algum problema? aliás, ela aceita outro macho, pois li que as calopsitas só tem um parceiro pela vida toda... ou vc me aconselha a comprar outro macho pra fazer companhia pra ela?

Esta tudo certinho como você disse, o filhote canela é fêmea, os silvestres são machos e o lutino vai ter que fazer sexagem... Sobre ela estar arrancando as próprias penas ela esta se auto mutilando isso é um problema muito serio ela deve estar muito estressada... Eu acho que não teria problema você colocar ela com os filhotes e você tambem pode tentar comprar um macho pra ela sim, talvez ajude ela a ficar menos estressada... 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

48 minutos atrás, patypoeys disse:

muito obrigada pelo esclarecimento!!! mas vc acha que ela pode se interessar por outro macho? pq eu li que depois q separa o casal, eles nao formam outro casal... e se ela se interessar e cruzar com um dos filhotes dela, da problema?

O problema de ela cruzar com um dos filhotes é que pode acontecer de nascerem filhotes com deficiências, má formação, etc por causa da consanguinidade...

Eu acho que você pode comprar um macho pra ela sim, ela provavelmente vai aceitar ele, já vi vários casos em que o casal foi separado e tanto o macho quanto a fêmea aceitaram novos parceiros...

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olá @patypoeys!

Se me permiti sugerir, outra recomendação é ter cuidado com o número de ninhadas que seus animais estão tendo. Pelo o que entendi, você ficou com três filhotes, de três ninhadas diferentes e pela idade, são ninhadas bem próxima. O recomendado é que cada casal tenha somente duas ninhadas ao ano. Ou seja, seis meses para cada ninhada, assim eles podem se recuperar, tendo em vista que a reprodução é algo que desgastas muito os animais. 

Sucesso com seus animais, depois posta fotos. 

Abç, 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.