Jump to content

Ovos quebrados durante o período de incubação.


Leandro da Silva
Ir para a solução Resolvido por celsoqmj,

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal!

Estou precisando da ajuda e conselhos de criadores mais experientes!

Tenho um casal de calopsitas com aproximadamente 2 anos, logo na primeira vez que entraram no período de reprodução tudo ocorreu maravilhosamente bem, nasceram 3 lindos filhotes. ( Tudo normal no período da postura, normal no período da incubação dos ovos e sem problemas algum para os pais criarem os filhotes, diga se de passagem criaram de forma excelente, filhotes lindos e saudáveis).

Deixei eles uns 4 meses só descansando, ai iniciei mais um ciclo de reprodução, onde foi realizado a postura e iniciado a incubação dos ovos porem com 15 dias de incubação os ovos começaram a aparecer quebrados :(, e assim foi um dia um, depois outro... 

Fiquei bastante triste com o ocorrido mais não desanimei, troquei o casal de viveiro,coloquei novos brinquedos passaram se mais 4 meses. Daí recoloquei o ninho novamente me aconteceu a mesma história com aproximadamente 10 dias de incubação o 1° ovo apareceu quebrado, no 13° dia mais um quebrado, e hoje no 17° dia os últimos 2 ovos apareceram quebrados!  (Detalhe todos os ovos estavam "galados"):(

Alguém  poderia me ajudar?

IMG_20161224_162256250.jpg

IMG_20161224_162438492.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Algumas coisas podem estar acontecendo:

1 Você coloca maravalha no ninho? O ideal é sempre colocar bastante maravalha no ninho, para não acontecer a quebra dos ovos quandou os pais deitam para chocar ou giram os ovos.

2 Há outras calopsitas na gaiola, além do casal? Pode ser disputa territorial, nesse caso, a fêmea ou macho que não é o pai ou mãe dos ovinhos podem estar quebrando eles. Nesse caso, basta tirar o "intruso" da gaiola.

3 Há oferta de cálcio para os pais? Casca de ovo é rico em cálcio e caso eles nao estejam ingerindo cálcio o suficiente, podem procurar nos ovinhos. Neste caso disponha sempre de pedra de cálcio e osso de siba na gaiola. 

4 Você costuma oferecer ovo cozido, com casca, sem tritura-la, para o casal? Nesse caso, eles acostumaram a quebrar a casca do ovo. Pode ser que esse comportamento não mude, uma vez que esse comportamento foi aprendido. Pode ser que não oferecer mais o ovo cozido com a casca ajude.

E aí, alguma dessas situações se encaixa?

 

Editado por cástella
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

1 Coloco bastante maravalha, só que eles carregam praticamente tudo para a outra parte do ninho ("sala").

2 Somente o casal encontra-se na gaiola!

3 Nunca coloquei casca de ovo para eles, sempre ofereço como fonte de cálcio osso de siba comprado em pet shop. Mais qual seria a frequência do fornecimento de osso de siba? Pois sempre que coloco na gaiola eles devoram rápido, dura 2 a 3 dias no máximo,ai seguro um poco. Ofereço mais ou menos 1 pedra por mês.

4 Nunca ofereci ovo cozido com casca para o casal.

Obrigado pela atenção!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

1 É assim mesmo, eles vão tirar e nós temos que repor. Eu costumo por de um a dois dedos de maravalha e dar umas socadinhas no fundo do ninho para assentar.

3 Elas usam a pedra e o osso para desgaste do bico e da unha também. Ofereça o máximo que puder. As minhas gastam em torno de uma pedra a cada 2 dias, quando em época de reprodução. O osso também vai rápido.

Não sei se alguma outra coisa pode estar acontecendo. 

Que eu poderia te ajudar, era isso. 

Vamos ver se alguém mais experiente aparece para identificar algum outro fator!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Bom, pelo que foi observado, óbvio que uns dos pais está quebrando os ovos, e pode ocorrer por muitos motivos, e os principais são os que cástella colocou, tirando esses fica apenas :

- desinteresse de um deles em reprdoduzir, (ou dos dois)

- Ninho pequeno

- ambiente com barulho ou outros animais (gatos, cachorros..) por perto

- ou algum "inseto" pode ter entrado no ninho durante a noite, o que faz com que eles quebrem os ovos (Acho muito difícil isso acontecer) ainda mais pq sua gaiola fica dentro de casa! 

Fora esses tem "inexperiência" que também acho dificil ser, pq eles ja tiveram uma postura..

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

3 horas atrás, Larissa Moura disse:

Bom, pelo que foi observado, óbvio que uns dos pais está quebrando os ovos, e pode ocorrer por muitos motivos, e os principais são os que cástella colocou, tirando esses fica apenas :

- desinteresse de um deles em reprdoduzir, (ou dos dois)

- Ninho pequeno

- ambiente com barulho ou outros animais (gatos, cachorros..) por perto

- ou algum "inseto" pode ter entrado no ninho durante a noite, o que faz com que eles quebrem os ovos (Acho muito difícil isso acontecer) ainda mais pq sua gaiola fica dentro de casa! 

Fora esses tem "inexperiência" que também acho dificil ser, pq eles ja tiveram uma postura..

Obrigado Larissa pelas situações levantadas!

Acho que pode ser desinteresse de um deles mesmo, pois o ninho segue o padrão de tamanho no qual é indicado, também tenho outros animais mais acho que não seria o caso deles fazerem tanto barulho. ( os mais barulhentos são justamente as calopsitas , rsrsrsrs).

Tenho observado que os ovos sempre estão aparecendo quebrados ao londo do dia quando o macho esta chocando, estou pensando em trocá-lo, será que tem chance da fêmea aceitar outro macho?

1 hora atrás, celsoqmj disse:

Tenho um casal que se ficar mexendo muito eles quebram os ovos você fica olhando o ninho com frequência

 

Costumo olhar 1 ou 2 vezes ao dia, mais sempre procuro olhar quando os mesmos encontram-se fora do ninho.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Tmbm faço isso sempre observo,  acho q ela pode aceitar sim, se vc separar o macho dela (definitivamente) n pode deixa-los no msm lugar,  falam q até se escutarem um ao outro eles continuam sendo parceiros (ou seja ela n vai aceitar outro enquanto o macho dela estiver perto), mas se ele ja teve cria com ela, pode ser que daqui uns meses ele possa querer ter denovo, não?  Será que n é pq esta muito calor... pq estamos no verão..

Talvez na primavera ele possa ter mais interesse ( ja que é época de reprodução msm)..

Será que as estações do ano influência?  rsrs estou com dúvidas tmbm agora...

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Eu sei que quanto mais longo o dia, maior a chance de reprodução.

Quando eu tinha apenas uma fêmea, cobria a gaiola, com um pano escuro, cedo da noite e tirava depois dos 8 da manhã. Para encurtar o dia, assim ela não ficava botando ovo.

Colocar outro macho pode ser mesmo uma opção, mas há chances dela adoecer por conta disso e provavelmente você terá que se desfazer dele, pois como a Larissa falou, ele vai ter que ficar longe dela.É uma decisão difícil

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.