Jump to content

Comportamento após o corte das penas

Giovanna
Go to solution Solved by Ricardo Ronsini,

Recommended Posts

Oi, eu cortei há algumas horas as penas de vôo alto do meu Oliver. Ele é filhote, tem dois meses e não ta muito entrosado conosco ainda. Mas para que eu pudesse deixar ela sair da gaiola, conhecer as coisas e se acostumar, fiz isso. Ele machucou toda a mao do meu padrasto que me ajudou e agora ele está mais amuado que nuuuunca, com muito medo, fugindo mais que tudo. É normal? E quanto tempo vai durar?

• Gostei 1

• Solution

Sim é normal, por vezes eles ficam mais arredios por alguns minutos mas logo passa, outros demoram 1 ou 2 dias pra se recuperarem, eu sempre faço isso com uma toalha, assim evita-se as bicadas e eles não ficam tão desconfiados das mãos depois do procedimento, por outro lado detestam as toalhas.

Edited by Ricardo Ronsini
  • Gostei 1

Aparar as asas sempre é um processo traumático, principalmente quando é filhote.

A primeira vez que cortei do meu, já faziam algumas semanas que ele estava comigo, ele ficou o dia todo sem cantar e todo tristinho.

Mas quando ele conhecer a liberdade, vira outro bichinho. Hahahaha.

Não force nada agora, aos poucos ele vai se ambientando.

• Gostei 1

Célia Maia

É comum ficarem meios tristonhos depois, os mais mansos alguns minutos depois já voltam ao normal, os mais arredios e assustados demoram um pouco mais, ainda mais o seu que ainda não estava acostumado, mas nada que regredirá além do que já estava acostumado a vocês.

Para não traumatizar, quando for cortar, pede para alguém segurar ele nas mãos e com a outra cubra a carinha dele, pois eles sem visão ficam quietos. Para os mais bravos também funciona, poderá levar uma mordida ou outra na hora de segurar, mas quando cobrir a carinha dele e tirar a visão eles param de morder. Pelos menos com os meus funcionam.

• Gostei 2

O meu macho foge de mim por alguns  minutos já a minha fêmea pede carinho logo após eu cortar as asas dela. Depende da calopsita de cada um.

• Gostei 1

Normal ficar mais arredio, mais logo passa.

Tenho 10 calopsitas, algumas eu corto sem pano, mais outras não arrisco, os machos principalmente, bicam muito forte. É rápido, seguro com um pano e meu marido corta.

• Gostei 1

As minhas fazem um escândalo quando estou cortando, mas assim que as solto, elas ficam calmas.. Faço mais ou menos o que a Célia Maia faz, peço pra outra pessoa segurar e cobrir os olhinhos delas, realmente funciona. Da próxima vez tenta fazer no final da tarde, quando estiver escurecendo, pq assim você corta e deixa elas quietinhas na gaiola para dormir em paz.^_^

• Gostei 1

As minhas fazem um escândalo quando estou cortando, mas assim que as solto, elas ficam calmas.. Faço mais ou menos o que a Célia Maia faz, peço pra outra pessoa segurar e cobrir os olhinhos delas, realmente funciona. Da próxima vez tenta fazer no final da tarde, quando estiver escurecendo, pq assim você corta e deixa elas quietinhas na gaiola para dormir em paz.^_^

​Disse tudo! Também acho a melhor opção

• Gostei 2