Jump to content

Piolhos


Carolina Curi

Posts Recomendados

Bom dia,

Entre Natal e Ano Novo eu fiquei em uma fazenda e levei meus periquitos comigo devido à longa estadia que ficaria fora. Foi tudo muito bom e gostoso, sem contar que os periquitos tiveram o maior contato com natureza que podiam ter, visto que eu moro em São Paulo, e até descobri a diversão que eles têm em roer grama seca e alguns galhos com folhas.

Retornei para casa ontem e hoje de manhã, ao retirar o pano que cobria a gaiola, reparei a presença de vários pontinhos pretos no lado do pano voltado para a gaiola, que logo percebi serem insetos.

Eu sabia que havia o risco de pegarem piolho (ou piolho de andorinha?) e pode ter sido isso mesmo que aconteceu. 

Gostaria de saber como identificar e qual o procedimento.

Agora eu coloquei o pano de molho para matar qualquer inseto e ovos. Infelizmente meus periquitos ainda são filhotes e não parecem muito interessados em tomar banho, eu deixo uma tigela com água no chão da gaiola mas eles apenas a exploraram umas duas vezes até agora.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

39 minutos atrás, Carolina Curi disse:

Bom dia,

Entre Natal e Ano Novo eu fiquei em uma fazenda e levei meus periquitos comigo devido à longa estadia que ficaria fora. Foi tudo muito bom e gostoso, sem contar que os periquitos tiveram o maior contato com natureza que podiam ter, visto que eu moro em São Paulo, e até descobri a diversão que eles têm em roer grama seca e alguns galhos com folhas.

Retornei para casa ontem e hoje de manhã, ao retirar o pano que cobria a gaiola, reparei a presença de vários pontinhos pretos no lado do pano voltado para a gaiola, que logo percebi serem insetos.

Eu sabia que havia o risco de pegarem piolho (ou piolho de andorinha?) e pode ter sido isso mesmo que aconteceu. 

Gostaria de saber como identificar e qual o procedimento.

Agora eu coloquei o pano de molho para matar qualquer inseto e ovos. Infelizmente meus periquitos ainda são filhotes e não parecem muito interessados em tomar banho, eu deixo uma tigela com água no chão da gaiola mas eles apenas a exploraram umas duas vezes até agora.

Vi aqui no fórum que você pode por umas gotas de vinagre de maçã na agua do banho que mata os piolhos, ai é só torcer pra entrarem na banheira rs rs

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu vi isso também, porém fico desconfiada em esperar a boa vontade deles de ir tomar banho no momento justamente porque se aventuraram pouco na água.

Agora a pouco eu retirei os periquitos da gaiola e sacudi a gaiola sobre uma bandeja com água e peguei mais alguns piolhos escondidos nela (que caíram na água) Eu espero ter pego a maioria, porém eu sei que isso não basta.

Além da água com vinagre, que outros procedimentos tem? E tem algum para passar no ambiente, como a gaiola, a varanda e na área de serviço onde eu deixo eles à noite?

Eu já lidei com piolho de cachorro e sei que o procedimento leva tempo e vc tem q cuidar do animal e da área/casa para lidar com os piolhos e seus ovos. Porém  com cachorro os venenos e medicamentos são fortes, já com pássaros não sei se medicamentos caseiros bastam.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que você podia diluir umas gotinhas na agua e borrifar neles, não faz mal e vai fazer o mesmo efeito como se eles tivessem tomado banho... Também já vi que tem um pó pra esses piolhos próprio pra aves não sei qual é o nome mais você pode procurar em pet shops onde você mora...

Link para compartilhar
Share on other sites

Vou fazer isso mesmo, borrifo neles uma vez por dia por uma semana? Eu aproveitei e borrifei a gaiola inteira também.

Eles não gostaram muito não hehehe, queriam fugir do borrifador. Acho que meus periquitos são são dois porquinhos na verdade.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Carolina Curi disse:

Vou fazer isso mesmo, borrifo neles uma vez por dia por uma semana? Eu aproveitei e borrifei a gaiola inteira também.

Eles não gostaram muito não hehehe, queriam fugir do borrifador. Acho que meus periquitos são são dois porquinhos na verdade.

Pode ser por uma semana sim pois é natural e não faz mal  a eles, também borrifa em todas as coisas deles, gaiola brinquedos, lava bem os comedouros e o local onde ficam... Espero que minhas calopsitas nunca peguem piolhos pois odeiam tomar banho e ficam loucas se eu borrifar agua nelas kk são porquinhas igual seus periquitos kk já os meus periquitos são limpinhos adoram tomar banho...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tambem tive esse problema. Como tinha filhote no ninho e corria o risco de perdê-lo, fui bem drástica ao cuidar deles.

Usei o talfon top (talco) para passar nelas e no ninho. Se você fizer uso, lembre de ser longe do vento e tomar cuidado para não cair nos olhos, bico ou narinas.

Tambem lavei a gaiola e o local que a gaiola fica com um inseticida específico para piolhos.

Os ovos dos piolhos eclodem a cada 2 dias, então deixe sempre a banheira de água, com vinagre, na  gaiola.

Link para compartilhar
Share on other sites

Bem, de ontem para hoje apareceram menos piolhos no pano que cubro a gaiola, deixei ela de molho novamente.

Hoje dei uma limpada no apartamento, amanhã farei o mesmo e continuarei borrifando a água com vinagre neles e na gaiola. Vamos ver no que vai dar

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Hm, já faz duas semanas que estou tentando tratar os piolhos com água e vinagre mas continuam aparecendo. Todo dia de manhã ainda aparece dois ou três piolhos no pano que uso para cobrir a gaiola.

E tenho intenção de voltar para a fazenda e levar meus periquitos comigo pois vou ficar de três ou mais dias.

Além de eu estar cansada de deixá-los de "castigo" e não colocá-los para dentro de casa nem soltá-los da gaiola, isto está prejudicando o meu desenvolvimento com meu periquito mais novo, que ainda está muito assustada com minha presença.

Estou pensando com comprar o remédio mesmo para tratar, alguma sugestão de marca e como eles funcionam?

Link para compartilhar
Share on other sites

Ainda não.

10 a 0 para o piolhos!

Via método caseiro eu diminui a quantidade, mas não consigo zerar. Sempre aparecia de 1 a 3 piolhos no pano que cubro a gaiola.

Hoje comprei o Piolhave na pet shop grande mais próxima de casa, é um talco que é para passar um pouquinho na nuca do pássaro por 2 a 3 dias. Passei uma vez hoje, vou ver se funciona em alguns dias. Única desvantagem é que eu não tenho muita noção se o pó ficou na nuca, se não ficou nada ou se ficou muito.

Link para compartilhar
Share on other sites

Melhor colocar pouco do que ir muito e prejudicar a ave (cair nos olhos ou inalar).

Eu recomendo deixar diariamente a banheira com vinagre de maçã. Mesmo que as suas não sejam muito acostumadas com banho, em dias muito quentes pode rolar um milagre, rs.

O que funcionou bem aqui é comprar um inseticida para piolhos e recomendado para aves. Não dei banho nelas, mas lavei gaiolas potes muros e pisos. Funcionou tão bem que logo na primeira lavada, o talco e mais os banhos de maçã, desapareceram todos ospiolhos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, foi 10 a 1 para o piolhos! O jogo foi pior do que Brasil x Alemanha!

Mas acho que, agora com o veneno, finalmente estou conseguindo algum resultado. Fazem três dias que não aparecem piolhos no pano, mas ainda estou prestando atenção se tem algum ovo sobrando.

Eles tem se arriscado mais no pote com água, mas ainda não tomam banho com gosto ou direito, mas espero que melhorem.

Meu veredito: O método caseiro deixou a desejar. Só ele não ajudou não a eliminar o problema.

A melhor técnica foi uma junção: Passei o veneno conforme prescrito, deixava de molho o pano que cobre a gaiola e borrifava a gaiola com água e vinagre, trocando com mais frequência o jornal e limpando com mais frequência a área onde eles ficam a noite (área de serviços)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Que boa notícia. Piolhos podem ser muito perigosos. Deixam os passaros anemicos e podem até matar.

O melhor é fazer de tudo e se livrar deles de uma vez.
Mantenha a água com vinagre e daqui há 1 semana passe o veneno novamente. Novos ovos podem eclodir.

Parabéns pela vitória!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...
Em 02/01/2017 at 09:22, Tainá disse:

Vi aqui no fórum que você pode por umas gotas de vinagre de maçã na agua do banho que mata os piolhos, ai é só torcer pra entrarem na banheira rs rs

Em 23/01/2017 at 20:05, cástella disse:

Que boa notícia. Piolhos podem ser muito perigosos. Deixam os passaros anemicos e podem até matar.

O melhor é fazer de tudo e se livrar deles de uma vez.
Mantenha a água com vinagre e daqui há 1 semana passe o veneno novamente. Novos ovos podem eclodir.

Parabéns pela vitória!!!

Para saber como eliminar definitivamente pulga de pássaros veja no site ide3.net/acabarcompulgas. A COISA É MAIS SÉRIA DO QUE SE IMAGINA. Tenha misericórdia das pessoas e divulgue este link. É sem fins lucrativos. Grato.

Para saber como eliminar definitivamente pulga de pássaros veja no site ide3.net/acabarcompulgas. A COISA É MAIS SÉRIA DO QUE SE IMAGINA. Tenha misericórdia das pessoas e divulgue este link. É sem fins lucrativos. Grato.

Em 02/01/2017 at 09:22, Tainá disse:

Vi aqui no fórum que você pode por umas gotas de vinagre de maçã na agua do banho que mata os piolhos, ai é só torcer pra entrarem na banheira rs rs

Para saber como eliminar definitivamente pulga de pássaros veja no site ide3.net/acabarcompulgas. A COISA É MAIS SÉRIA DO QUE SE IMAGINA. Tenha misericórdia das pessoas e divulgue este link. É sem fins lucrativos. Grato.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...