Jump to content

Opinião sobre lutino careca e cruzamento


Posts Recomendados

Bom dia a todos,

gostaria de pedir a opinião de vcs sobre uma ave que tenho aqui em casa e o passível casal que quero formar.

Tenho um macho lutino que tem uma careca significativa no alto da cabeça atras do topete. (ja vi q é falha genética própria da mutação, não é esse o assunto). Tenho duas fêmeas em possibilidade de formar casal com ele. uma Lutino pérola (sem careca) e outra CB/arlequim.

com a lutino não gosto muito da ideia de junta-los pois sei q ele deve passar a careca para os filhotes e não desejo isso. Estou mais pensando em juntar ele com a fêmea cara branca com o objetivo de ao nascerem os filhotes eles não virem com essa careca.

Sei as possibilidades de filhotes q posso ter nas duas combinações. ja ate tirei as duvidas no gencalc.

Minhas duvidas São:

onde tenho melhor possibilidade de eliminar essa careca dos filhotes? se for possível isso...

li que a careca é recessiva. então se minha fêmea ino não tem careca posso ter filhotes sem careca?

há alguma forma de me livrar dessa careca?

o que vcs me indicam fazer???

agradeço desde ja pelas respostas e pela ajuda de todos!!!

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Se você cruzar com a cara branca os filhotes que nascerem lutino provavelmente vão ter careca e os portadores de lutino vão levar essa falha no dna, já se você cruzar com a fêmea lutina como você disse se essa falha for mesmo recessiva a possibilidade de nascerem sem careca é bem maior, então escolheria a fêmea lutino pois tem uma chance de os filhotes nascerem sem careca já com a cara branca não tem chance nenhuma... 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minuto atrás, Tainá disse:

 se você cruzar com a fêmea lutina como você disse se essa falha for mesmo recessiva a possibilidade de nascerem sem careca é bem maior, então escolheria a fêmea lutino pois tem uma chance de os filhotes nascerem sem careca já com a cara branca não tem chance nenhuma... 

num é o contrario não???

A minha duvida sobre a careca ser recessiva ta bem aí.

Sendo mesmo recessiva essa falha, ambos devem ter ou portar para que os filhotes tenham. e se é particularidade dos inos uma CB não teria esse gen, logo não daria filhotes carecas.

 

mas não sei até aonde essa careca se manifesta, nem se é de fato recessiva. por isso estou pedindo essa orientação. Não tem muito se dizendo sobre essas carecas na internet... :(

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutos atrás, dandaerafa disse:

num é o contrario não???

A minha duvida sobre a careca ser recessiva ta bem aí.

Sendo mesmo recessiva essa falha, ambos devem ter ou portar para que os filhotes tenham. e se é particularidade dos inos uma CB não teria esse gen, logo não daria filhotes carecas.

 

mas não sei até aonde essa careca se manifesta, nem se é de fato recessiva. por isso estou pedindo essa orientação. Não tem muito se dizendo sobre essas carecas na internet... :(

Eu sei, os filhotes que nascerem da fêmea cara branca não vão nascer carecas eu quis dizer que se nascer algum filhote que porte lutino ele vai portar também a falha e quando esse filhote for ter filhotes eles vão ter careca! Deu de entender? Se você simplesmente não quer ter filhotes carecas sem pensar tão longe então cruze ele com a cara branca... Mais vou pesquisar mais sobre isso pra descobrir se essa falha é recessiva ou não...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Tainá

fotos pra visualizar a situação!!! :D 

joão grilo ta até mais bonito agora do que ando me deram ele. ate a careca está meio disfarçada com umas penas novas kkk

mas acho feio esse defeito. todos q veem perguntam se ele é velho ou se ta doente!!!

15877656_1745723118788221_1934791191_o.jpg

 

e as femeas pombinha a CB q provavelmente porta arlequim pq tem umas manchas brancas disfarçadas no corpo. e a piu fêmea latino pérola.

15909376_1745723088788224_1277356961_o.jpg15857826_1745723095454890_106212523_o.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutos atrás, dandaerafa disse:

@Tainá

fotos pra visualizar a situação!!! :D 

joão grilo ta até mais bonito agora do que ando me deram ele. ate a careca está meio disfarçada com umas penas novas kkk

mas acho feio esse defeito. todos q veem perguntam se ele é velho ou se ta doente!!!

15877656_1745723118788221_1934791191_o.jpg

 

e as femeas pombinha a CB q provavelmente porta arlequim pq tem umas manchas brancas disfarçadas no corpo. e a piu fêmea latino pérola.

15909376_1745723088788224_1277356961_o.jpg15857826_1745723095454890_106212523_o.jpg

Eu achei lindo a carequinha da até um charme! Eu tinha uma lutino pérola igual à sua mais a minha também era careca kk

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minuto atrás, Tainá disse:

Eu achei lindo a carequinha da até um charme! Eu tinha uma lutino pérola igual à sua mais a minha também era careca kkk

é dos carecas que elas gostam mais kkkkkk

Editado por dandaerafa
erro digitacao
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, dandaerafa disse:

Bom dia a todos,

gostaria de pedir a opinião de vcs sobre uma ave que tenho aqui em casa e o passível casal que quero formar.

Tenho um macho lutino que tem uma careca significativa no alto da cabeça atras do topete. (ja vi q é falha genética própria da mutação, não é esse o assunto). Tenho duas fêmeas em possibilidade de formar casal com ele. uma Lutino pérola (sem careca) e outra CB/arlequim.

com a lutino não gosto muito da ideia de junta-los pois sei q ele deve passar a careca para os filhotes e não desejo isso. Estou mais pensando em juntar ele com a fêmea cara branca com o objetivo de ao nascerem os filhotes eles não virem com essa careca.

Sei as possibilidades de filhotes q posso ter nas duas combinações. ja ate tirei as duvidas no gencalc.

Minhas duvidas São:

onde tenho melhor possibilidade de eliminar essa careca dos filhotes? se for possível isso...

li que a careca é recessiva. então se minha fêmea ino não tem careca posso ter filhotes sem careca?

há alguma forma de me livrar dessa careca?

o que vcs me indicam fazer???

agradeço desde ja pelas respostas e pela ajuda de todos!!!

 

Bom dia amigo.

A careca das calopsitas é um "defeito" genético, que anda junto com algumas mutações, assim como outros defeitos genéticos.

A questão é que os lutinos, quando foram fixados, foram expostos a sucessivos cruzamentos consanguíneos, o que potencializou esse e outros defeitos e fez com que esses defeitos acompanhassem aves lutino. Digo isso porque é importante entender que a careca não é, necessariamente, característica da mutação, visto que é plenamente possível ter aves lutino sem a careca.

Portanto, no seu caso, evite o cruzamento com a outra ave lutino, porque mesmo que ela não seja visualmente careca, ela pode carregar genes recessivos que podem favorecer o aparecimento da careca. Outra consequência possível e provável, é a diminuição do tamanho dos filhotes.

Cruze os lutinos com as demais aves, dessa forma você não terá problema com isso.

Boa sorte.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...