Jump to content

Pai e filho


CarolSabino
Ir para a solução Resolvido por ✈ P E D R O ✈,

Posts Recomendados

@CarolSabino ...que situação heim! :/

Quanto tempo tem o filhotinho? É só 1?

O ideal é que ela se restabeleça o mais rápido possível para retornar as suas funções de mãe. É possivel que o macho consiga cuidar sozinho sim, mas vai depender de quantos filhotes são e qual a idade deles. Quanto maior o número de filhotes e mais novos forem, menores serão as chances do pai conseguir dar conta sozinho, afinal são praticamente 24hs de dedicação aos filhotes.

Mas você também pode auxiliá-lo, dando papinha específica aos filhotes...mas isso exige um pouco de prática e não é aconselhado para filhotes muito novinhos a menos que não haja outra alternativa (ausência total dos pais)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

1 minuto atrás, ✈ ⓅⒺⒹⓇⓄ ✈ disse:

@CarolSabino ...que situação heim! :/

Quanto tempo tem o filhotinho? É só 1?

O ideal é que ela se restabeleça o mais rápido possível para retornar as suas funções de mãe. É possivel que o macho consiga cuidar sozinho sim, mas vai depender de quantos filhotes são e qual a idade deles. Quanto maior o número de filhotes e mais novos forem, menores serão as chances do pai conseguir dar conta sozinho, afinal são praticamente 24hs de dedicação aos filhotes.

Mas você também pode auxiliá-lo, dando papinha específica aos filhotes...mas isso exige um pouco de prática e não é aconselhado para filhotes muito novinhos a menos que não haja outra alternativa (ausência total dos pais)

o filhote tem 12 dias e é um só.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olha...por ser um só e já ter 12 dias, acho bem possível sim. Um filhote de 12 dias com desenvolvimento normal, já está bem esperto, com os canhõess de pena aparentes e tem um pouco mais de resistência.

Procure monitorar diariamente e se possível várias vezes ao dia, para certificar que ele está sempre com o papo cheio e ativo. Qualquer sinal de papo vazio, filhote ferido pelo pai (o que as vezes acontece) ou outra anormalidade, ai você começa a auxiliar a alimentação com papinha, que nessa idade do seu filhote já é mais fácil. Inclusive já aconselho você ir pesquisando a respeito pra aprender a alimentar com papinha (aqui no fórum mesmo tem bastante conteúdo relacionado) e deixe o material e papinha já disponível pra não ter correria caso precise.

No mais, fique atenta com eles, mas acredito que tem boas chances de dar tudo certo sim ...:).

Abraços e boa sorte!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

4 minutos atrás, ✈ ⓅⒺⒹⓇⓄ ✈ disse:

Olha...por ser um só e já ter 12 dias, acho bem possível sim. Um filhote de 12 dias com desenvolvimento normal, já está bem esperto, com os canhõess de pena aparentes e tem um pouco mais de resistência.

Procure monitorar diariamente e se possível várias vezes ao dia, para certificar que ele está sempre com o papo cheio e ativo. Qualquer sinal de papo vazio, filhote ferido pelo pai (o que as vezes acontece) ou outra anormalidade, ai você começa a auxiliar a alimentação com papinha, que nessa idade do seu filhote já é mais fácil. Inclusive já aconselho você ir pesquisando a respeito pra aprender a alimentar com papinha (aqui no fórum mesmo tem bastante conteúdo relacionado) e deixe o material e papinha já disponível pra não ter correria caso precise.

No mais, fique atenta com eles, mas acredito que tem boas chances de dar tudo certo sim ...:).

Abraços e boa sorte!

amanha é meu ultimo dia de trabalho não vou poder olha-lo o tempo todo mas vou preparar tudo e ficar em cima, não vi como a femea se machucou, ninguem viu o que aconteceu, mas minha sogra disse que o casal tava brigando muito, tenho medo dele ter machucado a femea e talvez descontar no filhote tambem, estar estressado por ficar muito preso sei la, tem possibilidade disso está acontecendo?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • Solução

Olha pelo pouco de experiência que eu tenho, ainda não tinha ouvido falar de excesso de brigas entre os pais nessa época. Mas sem dúvida nenhuma esse é um dos períodos mais cansativos para as aves e por consequência a ave fica mais agressiva, inclusive pelo instinto de proteger os filhotes, mesmo as aves mansas podem ficar agressivas com os donos nessa época. Já entre os país, isso pode estar acontecendo por comida, caso a oferta/variedade não esteja sendo suficiente para suprir as necessidades do casal e filhotes. Isso inclusive costuma aumentar significativamente o risco de abandono pelos pais.

Quanto ao ficar preso, não há necessidade de restringir os pais, ou seja, se eles são mansos e têm o hábito de sair da gaiola para dar uma volta e tomar sol por exemplo, permita que eles continuem fazendo isso sempre que sentirem vontade, não tranque a gaiola ou algo do tipo, eles sabem das necessidades do filhote e fazendo isso você não vai fazer com que eles cuidem mais ou menos dos filhotes. Aliás, caso eles tenham esse hábito, é até bom pois além de desestressar a ave, você tem a oportunidade de olhar ou alimentar o pequeno, sem causar mais stress com manuseio.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@CarolSabino  O meu macho é bem agressivo quando quer se alimentar, subir em poleiro, etc. Quando ele está em um espaço pequeno a coisa piora, hoje deixo o casal em um viveiro grande e as brigas diminuíram, calopsita é uma ave encrenqueira mesmo, não vivem uma longe da outra mas brigam por qualquer motivo. Quanto ao filhote, meu macho alimentava os meus só que eram poucas vezes, a mãe é que segurava a bronca. Pela idade do seu fica fácil dar papinha caso o macho não queira alimentar. Se eu fosse escolher com quem deixar o filhote, deixaria com a fêmea, mas se a sua não tiver condições tem que ser com o macho mesmo. Boa sorte.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

10 horas atrás, Toninho disse:

@CarolSabino  O meu macho é bem agressivo quando quer se alimentar, subir em poleiro, etc. Quando ele está em um espaço pequeno a coisa piora, hoje deixo o casal em um viveiro grande e as brigas diminuíram, calopsita é uma ave encrenqueira mesmo, não vivem uma longe da outra mas brigam por qualquer motivo. Quanto ao filhote, meu macho alimentava os meus só que eram poucas vezes, a mãe é que segurava a bronca. Pela idade do seu fica fácil dar papinha caso o macho não queira alimentar. Se eu fosse escolher com quem deixar o filhote, deixaria com a fêmea, mas se a sua não tiver condições tem que ser com o macho mesmo. Boa sorte.

foi por causa da comida mesmo, coloquei na gaiola dois potes de mix (fora a farinhada e a extrusada), mas estava numa posiçao que só dava pra comer um de cada vez, o macho bateu nela quando ela tentou comer no outro pote, ela agarrou a patinha e deu uma torcida, mas hj de manha já estava empoleirada na gaiola dela, notei que ela tava bem tristonha então arrumei a colocação dos coxo de comida e devolvi ela pra gaiola do filhote, ela foi direto pro ninho e o macho ficou na portinha tratando do filhote, estou observando eles pra ver se fica tudo bem mas por enquanto estao de volta ao normal

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.