Jump to content

Abandono ou não?


robson maia

Posts Recomendados

Boa tarde 

Tenho um casal de calopsitas que começaram a postura no dia 23/05. Eles estavam em um viveiro grande com mais um casal e uma femea e tres ninhos disponibilizados.

No sabado 30/05, percebi que nenhum dos dois entravam mais no ninho, passando o sabado e o domingo fora do ninho, resolvi entao verificar, vi que haviam 04 ovinhos no ninho e resolvi

separar o casal dos demais, colocando em viveiro somente os dois e o ninho. Na segunda feira nada dos dois entrarem no ninho apenas entravam e saiam rapidamente, mas percebi que a femea estava querendo chamar a minha atençao, pois toda vez que eu chegava perto ela fica muito ativa vinha para perto de mim e entrava no ninho e saía. Fui verificar novamente e vi que so tinham dois ovinhos os outros dois apenas cascas, resolvi entao limpar retirando as cascas quebradas. Coloquei o viveiro em uma posição estrategica sem muito movimento e barulho, mas eles passaram a noite de segunda para terca fora do ninho, já na quinta feira dia 4/06 eles nao sairam mais do ninho. Será que vai nascer algum filhote, será que ela colocou mais ovos? nao quero mexer mais.

Gostaria de opiniões. 

Abraços

Link para compartilhar
Share on other sites

Se eles estavam com a intenção de abandonar o ninho e vc ficou trocando eles de lugar, trocando o ninho e a gaiola, isso pode ter gerado uma insegurança neles e daí, abandonaram os ovinhos de vez. No que eles foram colocados nessa posição estratégica sem muito movimento e barulho, podem ter iniciado nova postura. A fêmea pode ter botado mais ovinhos para repor os que eles quebraram, mas só dar para saber olhando mesmo. Claro que vc não vai mexer no ninho o tempo inteiro. Observe por mais um tempo e se vc notar que estão lá dentro sem sair, verifique o que está ocorrendo. Verifique 1 vez ao dia e depois deixe o casal quietinho sem mudar nada de posição. Durante a reprodução, eles podem abandonar o ninho por inexperiência, insegurança etc, mas não costumam abandonar porque a gente olha o ninho 1 vez ao dia de forma rápida. Espero ter ajudado e boa sorte!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...