Jump to content

Primeira postura


Luan Mariano
Ir para a solução Resolvido por Luan Mariano,

Posts Recomendados

Olá a todos, 

Meu casal de calopsita iniciaram sua primeira postura. Na segunda colocaram o primeiro ovinho e até hoje pela manhã (ultima vez que abri a ninheira) tinham três ovos, ela está pondo em dias alternados. Pelo o que observei, eles começaram a chocar a partir do segundo ovo. A fêmea no inicio passa mais tempo na ninheiro que o macho, porém está com dois dias que eles começaram a revesar, o macho choca durante o dia e a fêmea a noite, porém acho que o macho n pode escutar um barulho que sai da ninheira, a fêmea é mais dedicada (é assim mesmo?). Quando posso fazer a ovoscopia? A partir de quantos dias, após a postura do primeiro ovinho é recomendado realizar a ovoscopia? Estou bem feliz que eles tenham começado essa postura, porém fico um pouco apreensivo por ser a primeira vez deles. Ambos tem um ano e seis meses. Obs: Coloquei três vezes bastante maravalha na ninheira, porem eles tiraram, deixando bem pouco - Isso também é normal?

Desde já agradeço pela a ajuda!!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Vc já viu meu post sobre maravalha. Normal eles saírem do ninho por curiosidade ou susto, o bom é evitar, mas os meus sempre saem, é quando aproveito para ver se está tudo certo no ninho. A ovoscopia eu fiz com uns vinte dias, só em uma ninhada. Vc vai ver uma espécie de vaso sanguíneo dentro do ovo. Em outras duas crias não fiz ovoscopia, só se passar de 25 dias e os filhotes não nascerem eu faço.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Elas tem essa mania de tirar a maravalha (a maioria) é só ir recolocando sempre, cmo toninho disse é normal eles sairem as vezes pq são curiosos, mas (pelo menos aqui em casa) nunca deixam os ovinhos sozinhos por mais de 5 minutos.. quando um sai o outro entra uns minutinhos depois, cho que a ovoscopia pode ser feita a partir do 7° ou 8° dia do ultimo ovinho (ou seja quando um ovinho faz 7 dias ja da pra ver alguma coisinha) :)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Aqui está sendo o contrário.. o macho que está dominando o ninho e ele não tira a maravalha, tirou só um pouquinho da borda. A ovoscopia pode ser feita a partir do 4° dia de cada ovo. Não precisa esperar pôr todos para fazer, eu não sei vc mas eu sou bem ansioso, tem gente que não liga e faz a ovoscopia já quase no período final da choca, mas eu gosto de saber logo de princípio se estão galados. 

Só cuidado com o manuseio OK? Prefira um momento em que os pais fiquem distraídos e faça bem rapidinho, seria legal ter marcado os ovos para saber quem veio primeiro, fica para próxima experiência.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Certo galera, vou procurar fazer como estão me falando. Sempre leio bastante e assisto muitos videos de criação da Calopsitas, porém quando as nossas entram na primeira reprodução, ficamos um pouco tenso em fazer recomendações por pensar que isso pode acabar afetando elas. Pois é @Leo Ribeiro, não tinha canetinha piloto aqui em casa e na verdade fiquei com medo deles bicarem o ovo, ou rejeitarem devido eu ter marcado. Agora vou ter que fazer como a @Larissa Moura falou. Quando ela por o último ovo, espero sete dias e faço a ovoscopia. Ela deveria ter posto um ovo hoje, como olhei pela manhã não sei se ela pos, mas acho que ia por por conta da tamanho do abdomen dela, agora é aguardar e assim que ela terminar a postura fazer a ovoscopia! Obrigado pela a ajuda, depois faço umas fotos e posto aqui. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Quer saber, com o tempo  e experiência tu identifica só olhando o que tá é o que não tá galado, aprendi a me conter pois tenho o casal de número 2 bem novato e arredio fêmea com 19 meses e macho com 17 meses, aprendi a me contentar com uma pequena olhada de leve por 3 vezes apenas nos ovos, hoje são 4 e 3 galados o único que não tá galado é bem transparente o 2 ovo hoje está com 17 dias e pelo Choco sem interrupções hoje começa a piar, minha ansiedade está controlada e se limita a eu ficar embaixo dá gaiola para tentar ouvir piadinhos imagina minha felicidade de tataravó:x;):$

Editado por cilene1234
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @cilene1234

Depois que eles colocaram o último ovo, fiz a ovoscopia (rapidinho). No total foram cinco ovos. Dos cinco três estavam galados (filhotes em desenvolvimento), um não galado e o outro (que era o primeiro ovo) me parece que o embrião morreu no inicio do desenvolvimento. 

Faz uma semana que o primeiro filhote nasceu, uma pequena CB/Lutino. Os três já nasceram e estão bem. Os pais apesar de estarem se reproduzindo pela primeira vez tem se saído muito bem! Chocaram direitinho (revezando) e agora estão cuidando dos três pequenos. 

Ontem fiquei um pouco assustado, pois até então eles passavam bastante tempo no ninho, porém desde ontem eles estão passando mais tempo fora. A fêmea por exemplo, estava dormindo na portinha da casinha (mas a vi entrando vez ou outra e hoje os filhotes amanheceram de papo cheio). É normal essa mudança?

Segue imagens de como eles estão hoje! 

16425439_1260510494037611_1368183709_n.jpg16443503_1260510510704276_309190125_n.jpg

 

 

 

Editado por Luan Mariano
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Que legal, parabéns!!!

Três dinossaurinhos rsrsrs

 

Com os meus foi normal, mudaram tbm

porém só deixaram de dormir no ninho nos últimos 5 dias porque já não cabem mais pais e filhotes rsrsrs são 5 babys rsrs

 

Mas eles passaram gradativamente a ficar menos tempo no ninho e mais tempo comendo

Observa bem se eles estão deixando os filhotes aquecidos

Link para compartilhar
Share on other sites

Vlw @João Vinícius, parabéns pra você também. Estava a pouco vendo sua postagem. É sempre tenso esse lance de reprodução. Já li e estudei bastante sobre o assunto, porém quando se trata da gente a coisa meio que fica "tensa" (rsrsrs). 

Então, na verdade nas duas vezes que entrei no quarto deles, uma ela estava na portinha e na outra estava dentro. Dai acredito que ela tenha passado a noite nesse vai e vem (não sei). Vou ver hoje a noite! 

Eles estão comendo tudo, até o que não gostavam (kkk). A acredito que os filhotes estão se desenvolvendo bem. Mas sempre ficamos um pouco apreensivos. 

Até agora eles tem se saído melhor do que eu espera, pois eles nunca foram carinhosos um com o outro e são bem mansas e apegadas a mim. Tem sido até tranquilo o manejo com os filhotes. Mas agora é observar e qualquer coisa intervir caso seja necessário (espero que não precise)

Dá uma olhada nos pais. É o macho CB e a fêmea Pérola. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa são lindos os pais!

Sou doido em uma pérola, quero ficar com um dos meus machos pra comprar uma pérola pra ele rsrs

 

Disse tudo, a gente lê e pesquisa mas quando é com  a gente a tensão fica séria kkkkkk

Os meus estão na mesma, comendo tudo e mais um pouco, e se já eram exigentes agora estão piores kkkkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

ATUALIZANDO! 

Tudo tem caminhado bem, infelizmente o filhotinho mais novo acabou morrendo. Acredito que pelos pais estarem na primeira ninhada não conseguiram dar conta e o mais novo não tinha como competir com os irmãos. 

Mas os outro dois estão se desenvolvendo muito bem e os pais se dedicando muito. Vou postar umas fotos que fiz ontem. 

 

Esse é o "Sem"... Vamos dar el@ para um amigo. Acredito que el@ possa ser tanto silvestre como pérola. Mas ainda não sei! (11 dias hoje)

16522563_1265830133505647_786595746_n.jpg

 

 

Essa é a Lili, o primeiro filhote que tiramos aqui em casa e para nossa felicidade uma Lutino Cara Branca. Vamos ficar com ela. (13 dias hoje)

16521520_1265830213505639_1564211560_n.jpg

 

Estamos muito felizes com essa nova fase. Vou atualizando aqui com o passar do tempo. Abç,

Editado por Luan Mariano
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

ATUALIZANDO!

Olá amigos, seguem novas imagens dos pequenos. 

Lili completando três semanas hoje:

16736151_1273049422783718_1204843142_n.thumb.jpg.de0313d6e7b52bbb320775c46f4622a6.jpg

16729901_1273049476117046_1672896810_n.thumb.jpg.dc470b8ffa86d05b71781115399f4c88.jpg

E o "Sem", que é dois dias mais novo que ela:

16754085_1273049526117041_2035138918_n.thumb.jpg.50e114110255bf127b8afa58281b9cb1.jpg

16754494_1273049576117036_559628482_n.thumb.jpg.8589540f6d5a0db3a12cf4180bf00f28.jpg

Esses dias, a Caloy mãe deles estava arrancando os canhões de penas da Lili, fiquei um pouco preocupado, porém acho que ela não está mais fazendo isso. 

Sabem me dizer se o "Sem" é Pérola ou Pérola Arlequim? (Desde já obrigado!)

Abraço a todos,

 

 

 

 

Editado por Luan Mariano
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...