Jump to content

Calopsita, ovo preso ou gases?


Ana Julia Rafael
Ir para a solução Resolvido por Luciana Crepaldi,

Posts Recomendados

Olá pessoal, preciso de ajuda novamente, minha calopsita botou o primeiro ovo dia 8, o segundo dia 9 ou 10 e o terceiro dia 11 ou 12 (não tenho certeza das datas pois não estou mexendo no ninho por conta do histórico de abandono que eles tem e eles não deixam eu ver lá dentro, só quando saem pra comer eu corro rápido lá e olho pra ver se está tudo bem) enfim, depois que ela botou o terceiro ovo percebi um inchaço na região acima da cloaca, pensei que seria mais um ovo, porém já fazem 4 dias que estou notando esse inchaço e até agora nada, falei com o vet e ele disse que pode ser que ela esteja com gases por conta do ovo cozido que comeu e me orientou dar mix de minerais com carvão, ela está super bem, não notei nenhuma alteração nela, está comendo, bebendo água e se movimentando normalmente pelo viveiro, porém surgiu essa preocupação, pode ser um ovo ou somente os gases? fiquei muito preocupada pois na internet o pessoal fala que eles botam com um espaçamento de dois dias, pode acontecer desse tempo ser maior? Já coloquei o mix de minerais mas ela ainda não se interessou por ele. Estou muito preocupada. 

Link para compartilhar
Share on other sites

56 minutos atrás, Ana Julia Rafael disse:

Olá pessoal, preciso de ajuda novamente, minha calopsita botou o primeiro ovo dia 8, o segundo dia 9 ou 10 e o terceiro dia 11 ou 12 (não tenho certeza das datas pois não estou mexendo no ninho por conta do histórico de abandono que eles tem e eles não deixam eu ver lá dentro, só quando saem pra comer eu corro rápido lá e olho pra ver se está tudo bem) enfim, depois que ela botou o terceiro ovo percebi um inchaço na região acima da cloaca, pensei que seria mais um ovo, porém já fazem 4 dias que estou notando esse inchaço e até agora nada, falei com o vet e ele disse que pode ser que ela esteja com gases por conta do ovo cozido que comeu e me orientou dar mix de minerais com carvão, ela está super bem, não notei nenhuma alteração nela, está comendo, bebendo água e se movimentando normalmente pelo viveiro, porém surgiu essa preocupação, pode ser um ovo ou somente os gases? fiquei muito preocupada pois na internet o pessoal fala que eles botam com um espaçamento de dois dias, pode acontecer desse tempo ser maior? Já coloquei o mix de minerais mas ela ainda não se interessou por ele. Estou muito preocupada. 

boa noite só o veterinario mesmo fazendo uma avaliação para saber, mas se ela estiver fazendo as necessidades dela credito que ovo preso não seja. mas coloca uma foto da coacla dela pois os mais experientes aqui podem te ajudar

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Luciana Crepaldi disse:

boa noite só o veterinario mesmo fazendo uma avaliação para saber, mas se ela estiver fazendo as necessidades dela credito que ovo preso não seja. mas coloca uma foto da coacla dela pois os mais experientes aqui podem te ajudar

Então, já falei com o veterinário e ele disse que pelo estado clínico dela devem ser gases, mas fiquei meio com o pé atrás sabe (sou meio desconfiada rsrs) vou tirar uma foto amanhã e coloco aqui... Obrigada desde já.. Ela está fazendo as necessidades normalmente tbm, esqueci de colocar esse ponto ali rsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Ana Julia Rafael disse:

Então, já falei com o veterinário e ele disse que pelo estado clínico dela devem ser gases, mas fiquei meio com o pé atrás sabe (sou meio desconfiada rsrs) vou tirar uma foto amanhã e coloco aqui... Obrigada desde já.. Ela está fazendo as necessidades normalmente tbm, esqueci de colocar esse ponto ali rsrs

Ovo preso é a inabilidade de uma fêmea em expelir o ovo pela cloaca. As causas mais comuns para esse problema são: fêmea muito jovem tentando botar seu primeiro ovo, falta de cálcio na dieta, falta de vitaminas e minerais, obesidade, disfunção do trato reprodutivo, excesso de reprodução. As deficiências nutricionais podem fazer com que a ave produza ovos com a camada externa menos dura e maior que o normal, ou ovos de formatos anormais. A camada externa macia faz com que os músculos do ovário e da cloaca não consigam empurrar o ovo adiante. Além disso, os músculos dessa região também podem estar fracos, por falta de uma dieta adequada, não conseguindo contrair de modo eficaz e expelir o ovo.
Os sintomas de um quadro de ovo preso são: pássaro sentado no chão da gaiola, sentado sobre a cauda, com as pernas estendidas, rabo batendo direto, distensão abdominal, esforço continuado, respiração difícil, falta de fezes e penas eriçadas. O ovo preso também pode afetar os nervos que controlam a musculatura da perna, impossibilitando que a ave fique empoleirada. Em razão de esforço prolongado, a ave também fica fraca, exausta e pode até entrar em choque.
O tratamento nesses casos requer ajuda médica, que em primeiro irá recorrer a técnicas não-cirúrgicas (como injeção de cálcio e hormônio diretamente no fêmur, promovendo contração muscular) ou a retirada do ovo sem necessidade de cirurgia.

veja se essas informações te ajudam

levar em consideração também a quantos dias ela esta assim 

Editado por Luciana Crepaldi
complrmento
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
44 minutos atrás, Ana Julia Rafael disse:

@Luciana Crepaldi Era um ovo mesmo, ela botou agora a tarde rsrsrs, se o ovo estiver galado o filhotinho vai nascer bem atrasado em comparação aos outros kkk mas tudo bem. Obrigada pelas dicas! Estranha foi essa demora né, 4 dias pra botar.. mas deu tudo certo!

quatro dias mas graças a deus deu certo 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...