Jump to content

Viveiro é melhor ou pior que gaiola ???


Malburocha

Posts Recomendados

Pessoal estou com uma dúvida ,tenho 5 casais reprodutores de Calopsita,ficam em gaiolas de criação separadas,só que estou pensando em fazer um viveiro bem grande no quintal de casa ,bem grande mesmo ,para elas ficarem mais avontade ,a minha dúvida é ,elas vão ter menos filhotes ??? O desempenho deles em número de filhotes vai cair ?? O que vocês acham ,boto no viveiro grande ou deixo nas gaiolas separadas ???

 

Link para compartilhar
Share on other sites

31 minutos atrás, Criadouro malburocha disse:

Pessoal estou com uma dúvida ,tenho 5 casais reprodutores de Calopsita,ficam em gaiolas de criação separadas,só que estou pensando em fazer um viveiro bem grande no quintal de casa ,bem grande mesmo ,para elas ficarem mais avontade ,a minha dúvida é ,elas vão ter menos filhotes ??? O desempenho deles em número de filhotes vai cair ?? O que vocês acham ,boto no viveiro grande ou deixo nas gaiolas separadas ???

 

Depende de suas aves, umas podem aceitar melhor e reproduzir igual ou melhor e outras podem não aceitar direito a mudança e não chocar nada, o ideal é fazer o teste para descobrir, mas em geral os psitacídeos costumam se reproduzir melhor em bando.

O problema é que os gastos se tornam muito maiores, desperdiçam muito mais alimento do que se estivessem sendo criados em gaiola. a única vantagem é o tempo para limpeza que é muito menor, com cerca de 1 ou 2 horas se limpa completamente o viveiro, e não precisa limpar mais que 1 vez a cada 7 ou 15 dias dependendo da quantidade de aves que você tenha no viveiro.

Recomendo que faça a migração aos poucos com aves jovens, vá separando 1 ou 2 filhotes de cada ninhada nesse viveiro, para que eles se reprodução lá, pois, já vão estar adaptados sendo novas matrizes. desta forma todos que nascerem na colônia já vão estar adaptados a aquele meio de vida e reprodução.

Eu particularmente, continuaria a reprodução nas gaiolas e utilizaria o viveiro somente para descanso das matrizes e desenvolvimento da musculatura dos filhotes.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...