Jump to content

Filhotes com as perninhas tortas


Renan Braz
Ir para a solução Resolvido por Rosii,

Posts Recomendados

Tenho 1 casal de calopsita que esta com 4 filhotes( primeira ninhada). Mas estou tendo problemas, os filhotes nascerão normais mas quando  completou  14 dias ,do primeiro ter nascido, o mais velho começou a entortar a perninha, não tirei ele do ninho pois estava muito novo, mas um dia apos eu ter reparado na perninha a mãe parou de tratar e a perna ficou mais torta, tentei tratar com papinha mas não sobreviveu. Agora o 2 mais velho dos outros três parece que esta ocorrendo a mesma coisa,  não sei oque eu faço pois o ninho esta com palha para calopsita e é bem espaçoso, a alimentação é ovo cosido,sementes diversificadas, milho verde, pedras de cálcio, tentei dar frutas mas eles não comem. Oque pode estar ocasionando isso?

ou se a mãe ou o pai pode machucar os filhotes ao ficam em sima deles ou na alimentação levando ao entortamento das pernas.

Ps: alimento com 1/2 fatia de ovo por dia, em excesso pode ocorrer tal fato?
Ps:A mãe e o pai não são irmãos.

,

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

A perna está fraca, ele está ficando sem apoiar?

Isso pode ser falta de alimentação. Tem que reforçar com papinha.

Sobre o ovo fique tranquilo. Eu dava todo dia ao meu casal, um cedo e um a tarde, pois eram 6 filhotes pros pais alimentarem.

O ideal seria levar ao vet pra avaliar e ver o problema.

Poste foto!

Link para compartilhar
Share on other sites

Sim, leve no vet o quanto antes. Ficamos no aguardo pelas fotos. Quanto mais cedo vc tratar, mas chances de sucesso na recuperação, ok? ;)Talvez seja necessária alguma suplementação vitamínica ou procedimento veterinário. Mande-nos notícias e ficamos aqui na torcida. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Renan, eu acho que isso é raquitismo, causado pela deficiência de vitamina D, e consequentemente de cálcio, muitos aqui do fórum estão tendo o mesmo problema, então eu dei uma pesquisada sobre o assunto e encontrei diversas informações que descrevem o mesmo quadro.

O que ocorre é que os filhotes em crescimento consomem muito cálcio, por conta do rápido desenvolvimento ósseo, e é a vitamina D uma das principais responsáveis por fixar o cálcio nos ossos, sendo que sem ela não importa o quão rica seja a dieta, o cálcio não será absorvido.

O problema é que um dos principais estímulos para a produção de vitamina D é a luz solar, e os filhotes dentro do ninho não podem obtê-la, o que por sua vez gera deficiência de cálcio, que gera as deformidades ósseas.

Nesses casos, pelo o que tenho lido o recomendado é que os filhotes recebam um suplemento de cálcio e vitamina D, como avitrin cálcio por exemplo, e o mais importante, que possam tomar alguns banhos de sol durante o dia, sempre tendo muito cuidado para não superaquece-los é claro.

Mas sem dúvida, o melhor é sempre buscar a ajuda de um veterinário.

Editado por Ricardo Ronsini
  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Tive problema com uma ninhada com 5 filhotes, só que agi rápido e consegui reverter o problema. 

Começou do mais velho, foi perdendo movimentos nas perninhas, depois outro filhote tb apresentou sinal, aí corri pro vet com todos, era raquitismo, só com reforço da papinha e colocava duas vezes ao dia no sol reverti o caso desses dois filhotes e os outros não apresentaram problema.

Os filhotes estão lindinhos. 

Reforce com papinha e coloque no sol. Se for esse o problema VC irá notar melhora rapidinho.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Rosii bloqueou and desbloqueou este tópico

Antes e durante qualquer postura e choco de ovos, tem que ser dado uma alimentação para os pais reforçada com vitaminas e cálcio para que não ocorra esses problemas. Por isso os criadores deixam a disposição farinhada e osso de siba para prevenção de doenças nos pais e filhotes, pois os pais alimentando eles levam esses alimentos nutritivos para eles. Depois que ocorre o problema, fica mais difícil de obter a cura.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...