Renan Braz Posted June 5, 2015 Share Posted June 5, 2015 Tenho 1 casal de calopsita que esta com 4 filhotes( primeira ninhada). Mas estou tendo problemas, os filhotes nascerão normais mas quando completou 14 dias ,do primeiro ter nascido, o mais velho começou a entortar a perninha, não tirei ele do ninho pois estava muito novo, mas um dia apos eu ter reparado na perninha a mãe parou de tratar e a perna ficou mais torta, tentei tratar com papinha mas não sobreviveu. Agora o 2 mais velho dos outros três parece que esta ocorrendo a mesma coisa, não sei oque eu faço pois o ninho esta com palha para calopsita e é bem espaçoso, a alimentação é ovo cosido,sementes diversificadas, milho verde, pedras de cálcio, tentei dar frutas mas eles não comem. Oque pode estar ocasionando isso?ou se a mãe ou o pai pode machucar os filhotes ao ficam em sima deles ou na alimentação levando ao entortamento das pernas.Ps: alimento com 1/2 fatia de ovo por dia, em excesso pode ocorrer tal fato?Ps:A mãe e o pai não são irmãos., Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Solution Rosii Posted June 5, 2015 Solution Share Posted June 5, 2015 A perna está fraca, ele está ficando sem apoiar?Isso pode ser falta de alimentação. Tem que reforçar com papinha.Sobre o ovo fique tranquilo. Eu dava todo dia ao meu casal, um cedo e um a tarde, pois eram 6 filhotes pros pais alimentarem.O ideal seria levar ao vet pra avaliar e ver o problema.Poste foto! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eliana de Oliveira Posted June 5, 2015 Share Posted June 5, 2015 Sim, leve no vet o quanto antes. Ficamos no aguardo pelas fotos. Quanto mais cedo vc tratar, mas chances de sucesso na recuperação, ok? Talvez seja necessária alguma suplementação vitamínica ou procedimento veterinário. Mande-nos notícias e ficamos aqui na torcida. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Braz Posted June 5, 2015 Author Share Posted June 5, 2015 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Braz Posted June 5, 2015 Author Share Posted June 5, 2015 parece que quando ficam mais velhos as perninhas vao entortando. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eliana de Oliveira Posted June 5, 2015 Share Posted June 5, 2015 Os pais são parentes? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Braz Posted June 5, 2015 Author Share Posted June 5, 2015 nao Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Braz Posted June 5, 2015 Author Share Posted June 5, 2015 sera que é melhor eu tirar ele e apoiar em algum lugar + confortável Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Braz Posted June 5, 2015 Author Share Posted June 5, 2015 e alimentá-lo com papinha Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricardo Ronsini Posted June 6, 2015 Share Posted June 6, 2015 (edited) Renan, eu acho que isso é raquitismo, causado pela deficiência de vitamina D, e consequentemente de cálcio, muitos aqui do fórum estão tendo o mesmo problema, então eu dei uma pesquisada sobre o assunto e encontrei diversas informações que descrevem o mesmo quadro.O que ocorre é que os filhotes em crescimento consomem muito cálcio, por conta do rápido desenvolvimento ósseo, e é a vitamina D uma das principais responsáveis por fixar o cálcio nos ossos, sendo que sem ela não importa o quão rica seja a dieta, o cálcio não será absorvido.O problema é que um dos principais estímulos para a produção de vitamina D é a luz solar, e os filhotes dentro do ninho não podem obtê-la, o que por sua vez gera deficiência de cálcio, que gera as deformidades ósseas.Nesses casos, pelo o que tenho lido o recomendado é que os filhotes recebam um suplemento de cálcio e vitamina D, como avitrin cálcio por exemplo, e o mais importante, que possam tomar alguns banhos de sol durante o dia, sempre tendo muito cuidado para não superaquece-los é claro.Mas sem dúvida, o melhor é sempre buscar a ajuda de um veterinário. Edited June 6, 2015 by Ricardo Ronsini 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricardo Ronsini Posted June 6, 2015 Share Posted June 6, 2015 Também pode ser a doença de Marek, que infelizmente não tem cura. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rosii Posted June 6, 2015 Share Posted June 6, 2015 Tive problema com uma ninhada com 5 filhotes, só que agi rápido e consegui reverter o problema. Começou do mais velho, foi perdendo movimentos nas perninhas, depois outro filhote tb apresentou sinal, aí corri pro vet com todos, era raquitismo, só com reforço da papinha e colocava duas vezes ao dia no sol reverti o caso desses dois filhotes e os outros não apresentaram problema.Os filhotes estão lindinhos. Reforce com papinha e coloque no sol. Se for esse o problema VC irá notar melhora rapidinho. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Célia Maia Posted June 6, 2015 Share Posted June 6, 2015 Antes e durante qualquer postura e choco de ovos, tem que ser dado uma alimentação para os pais reforçada com vitaminas e cálcio para que não ocorra esses problemas. Por isso os criadores deixam a disposição farinhada e osso de siba para prevenção de doenças nos pais e filhotes, pois os pais alimentando eles levam esses alimentos nutritivos para eles. Depois que ocorre o problema, fica mais difícil de obter a cura. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts