Jump to content

Papo cheio?


Luks
Ir para a solução Resolvido por Luks,

Posts Recomendados

Eu costumo medicar de duas formas:

1) Junto com a papinha - Coloco na tampinha do próprio medicamento a quantidade indicada pelo veterinário (junto todos os remédios), dai numa seringa eu coloco +/- 2 ml de papinha e por ultimo puxo o remédio, aplico direto no papo via sonda, assim a papinha empurra todo o remédio que está na canula. É mais prático e rápido, pois estressa menos o passaro.

2) Seguro a cabecinha dele firme entre meus dedos indicador e polegar, dai pingo as gotas indicada pelo veterinário sobre a língua num canto do bico, não pode deixar ir embaixo da lingua senão eles armazenam no bico e depois sacode a cabeça e joga fora o remédio, na sequência seguro a cabeça dele firme por alguns segundos até perceber o movimento dele engolindo, dependendo do passaro é bem rápido, alguns demoram mais e acaba estressando. Não aplique uma gota atrás da outra, pois ele poderá engasgar ou descartar o remédio, de um intervalo entre elas. Tenho o costume de apoiar as patinhas deles contra o meu peito, pois dessa forma enquanto espero ele engolir fico fazendo carinho nele e eles não ficam tão nervosos.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu gosto de enrolar a ave numa dessas toalhinhas de lanche que criança leva pra escola. Embrulho de modo que fique só a cabeça do lado de fora. Seguro a cabeça com o polegar e indicador na altura dos ouvidinhos e introduzo a seringa de insulina no bico para liberar as gotinhas do remédio. Não gosto de dar mais que 2 gotas por vez. Compre seringa de insulina com agulha removível para dar o remédio. Cada 0,05 da seringa corresponde a 1 gota. 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá,

Uma visita ao veterinário é sempre bem vinda, mas se Deus quiser tudo vai dar certo. Como está o estado geral dele? Está ativo? Pelas fotos, me pareceu bem, mas o papo está bem cheio mesmo. Se a ave estiver ativa e se alimentando, vc leva no vet, mas pode ficar tranquilo porque deve ser algo simples que ele vai orientar e tudo vai correr bem. Se na hora da consulta o papo não estiver cheio assim, mostre as fotos a ele. Ficamos no aguardo por notícias e boa sorte! Abraço!

​Ele está normal. 
Comendo,bebendo, brincando, cantando, fezes no padrão de sempre e com os exames em dia.
Já tinha reparado nesse papinho meio volumoso, vamos ver como será amanhã.

Aqui uma foto dele quando devia ter uns 2/3 meses. E esqueci de dizer que ele é bem guloso xD


 

11421590_482695798548033_1382208991_n.jpg

​Muito lindo!!! Espere que fique bom logo!

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu gosto de enrolar a ave numa dessas toalhinhas de lanche que criança leva pra escola. Embrulho de modo que fique só a cabeça do lado de fora. Seguro a cabeça com o polegar e indicador na altura dos ouvidinhos e introduzo a seringa de insulina no bico para liberar as gotinhas do remédio. Não gosto de dar mais que 2 gotas por vez. Compre seringa de insulina com agulha removível para dar o remédio. Cada 0,05 da seringa corresponde a 1 gota. 

​Eu to segurando ele de ladinho e minha mãe pinga as gotas no canto do bico, acho que hj ele tomou tudo. O problema é que ele se debate d+
E é normal eles ficarem fazendo um barulho estranho logo depois de tomar o remédio? tipo um chiado.

Editado por Luks
Link para compartilhar
Share on other sites

Tem que dar 5 gotas, ele meche demais e é muito tenso pra dar.
Eu tava pensando em comprar a seringa e dar como a Célia disse, fazer uma papa com ração e colocar o remédio junto.

Mas meu medo é colocar a sonda errada e ir pro pulmão, tem algum jeito de saber se está indo certo?

Link para compartilhar
Share on other sites

Existem seringas próprias para alimentar os passaros via sonda, mas a canula é muito fina e qualquer erro na aplicação pode dar uma via falsa e o alimento ir parar no pulmão, então ter que ser muito experiente para usar elas.

Quando aprendi a usar a sonda, foi com um criador de calopsitas e ele me ensinou a usar uma seringa normal de 5 ml comprada em farmácia e cortar 5 cm de borrachinha mais fina usada em exame de sangue para apertar o braço, que é vendida em loja de aparelhos cirurgicos e algumas farmácias.

Essa borrachinha é acoplada a seringa e a dimensão dela é exatamente a largura do bico, você introduzindo ela no bico da calopsita não tem que ficar procurando a entrada do papo.

Depois de muito tempo que já usava esse metodo perguntei para o meu veterinário se causaria algum problema ou poderia errar e ele me informou que ela é grossa (diametro do bico), então não tem como dar via falsa, pois ela tem espaço somente para entrar para o papo, as vias respiratórias são muito pequenas e não permitem a passagem dela, por isso a chance de erro é de 0%, mesmo para os que não tem experiência nenhuma.

Essas borrachas também são muito moles, e não tem risco algum de machucar o passaro, mesmo que ele gire em sua mão. E como o buraco dela é a medida da seringa, uma vez acoplada na seringa, ela não solta, fica muito presa, para tirar é até difícil. Segue uma foto de como fica.

IMG_20150611_103034[1].jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito Obrigado pela dica Célia.

Vou comprar a seringa e a borracha.
Dai é só fazer uma papa com ração e colocar o remédio junto, acho que não tem problema "misturar" Nistatina né? (o veterinário ficou de me ligar mas até agora nada :T)

Link para compartilhar
Share on other sites

Existem seringas próprias para alimentar os passaros via sonda, mas a canula é muito fina e qualquer erro na aplicação pode dar uma via falsa e o alimento ir parar no pulmão, então ter que ser muito experiente para usar elas.

Quando aprendi a usar a sonda, foi com um criador de calopsitas e ele me ensinou a usar uma seringa normal de 5 ml comprada em farmácia e cortar 5 cm de borrachinha mais fina usada em exame de sangue para apertar o braço, que é vendida em loja de aparelhos cirurgicos e algumas farmácias.

Essa borrachinha é acoplada a seringa e a dimensão dela é exatamente a largura do bico, você introduzindo ela no bico da calopsita não tem que ficar procurando a entrada do papo.

Depois de muito tempo que já usava esse metodo perguntei para o meu veterinário se causaria algum problema ou poderia errar e ele me informou que ela é grossa (diametro do bico), então não tem como dar via falsa, pois ela tem espaço somente para entrar para o papo, as vias respiratórias são muito pequenas e não permitem a passagem dela, por isso a chance de erro é de 0%, mesmo para os que não tem experiência nenhuma.

Essas borrachas também são muito moles, e não tem risco algum de machucar o passaro, mesmo que ele gire em sua mão. E como o buraco dela é a medida da seringa, uma vez acoplada na seringa, ela não solta, fica muito presa, para tirar é até difícil. Segue uma foto de como fica.

IMG_20150611_103034[1].jpg

​Oi Célia

Você sabe dizer qual a medida desse tubo de látex?

Link para compartilhar
Share on other sites

Fui lá na farmácia e o garrote que tinham era muito grosso, no final acabei comprando esse.
Não pretendo enfiar no papo dele pq eu não tenho pratica com isso, vou tentar colocar só no cantinho do bico mesmo.

20150611132815.jpg

Editado por Luks
Link para compartilhar
Share on other sites

Essa borracha é vendida por metro, eu que corto mais ou menos 5 cm e acoplo na seringa. Você só encontrará em casa de produtos ortopédicos, mas ela custa muito barato, no máximo R$ 5,00 o metro. A largura não sei especificar, mas é a mais fina que existe e encaixa certinho na seringa sem deixar folgas para soltar. Essa outra que você comprou acho muito fina, além de ser dura. Não utilize essa para introduzir no papo, pois poderá machucar ele. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...