Jump to content

Calopsitas cruzando antes da hora


CarlaAraujjo

Posts Recomendados

Boa noite,

Gente, me ajudem please! Tenho duas calopsitas, um macho albino com 1 ano e 5 meses(mais ou menos) e uma fêmea que tenho a uns 6 meses... aí é que está o problema: quando o criador me vendeu, dizia que ela já tinha seus 3 meses de vida, porém ela mesmo sendo bem mansinha e comendo sementes, ela não tinha força para subir no poleiro e nem sair da gaiola e a situação se estendeu por uns dias... ela parecia bem novinha e cheguei a duvidar que ela já tinha seus 3 meses. Hoje ela está muito bem, fortinha e muito ativa, não para um segundo na gaiola.

Mas aqui é que mora o problema: o meu machinho deu agora de querer cruzar com ela, às vezes pego eles no ato... e se ela realmente tivesse 3 meses quando a peguei, hoje em dia ela tem somente 9 meses... é muito novinha. Eu tenho medo que posso houver perigo se ela pôr ovos, mas não sei mais o quê fazer... não posso separa-los pois são muito grudados, um vive atrás do outro e isso pode acabar prejudicando os dois. O que fazer?

Link para compartilhar
Share on other sites

@CarlaAraujjo quando comprei minha fêmea foi desse jeito que vc falou, mas não é porque estão fracos, Dependendo do ambiente onde são criados eles ficam muito tempo no chão e não tem estimulo para subir em poleiros, aí ficam mais desajeitados. Quando comprei minha fêmea tinha um ninho na gaiola e ela entrava lá e ficava acasalando com o macho, mas não botava, passado uns meses eles começaram de novo e formaram o melhor casal que eu tenho, sempre tem um dentro do ninho durante a criação. Boa sorte.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Mersson disse:

@CarlaAraujjo o @Alex sandro ferreira disse tudo!

Não coloque de forma alguma o ninho, deixe ela completar ao menos 12 meses, que é uma idade segura para sua ave, porque o ninho que estimula a postura.

Paciência e dará tudo certo, já já estará você mostrando aqui seus netinhos!

Abraço!

Obrigada pela ajuda, o criador que me vendeu disse q ela ia pôr ovo independente do ninho e q era melhor colocar o ninho para pelo menos tirar filhotes. E q quando eles começam, não tem essa de "idade" para procriar... graças a Deus eu não caí na besteira de comprar o ninho.

1 hora atrás, Mersson disse:

@CarlaAraujjo o @Alex sandro ferreira disse tudo!

Não coloque de forma alguma o ninho, deixe ela completar ao menos 12 meses, que é uma idade segura para sua ave, porque o ninho que estimula a postura.

Paciência e dará tudo certo, já já estará você mostrando aqui seus netinhos!

Abraço!

Obrigada pela ajuda, é exatamente isso q vou fazer, quando eu colocar ninho, acho q não vai demorar muito para ter filhotes... eles estão muito danadinhos aqui em casa hahahaha

Abraço!

1 hora atrás, Toninho disse:

@CarlaAraujjo quando comprei minha fêmea foi desse jeito que vc falou, mas não é porque estão fracos, Dependendo do ambiente onde são criados eles ficam muito tempo no chão e não tem estimulo para subir em poleiros, aí ficam mais desajeitados. Quando comprei minha fêmea tinha um ninho na gaiola e ela entrava lá e ficava acasalando com o macho, mas não botava, passado uns meses eles começaram de novo e formaram o melhor casal que eu tenho, sempre tem um dentro do ninho durante a criação. Boa sorte.

O que me deixou meio preocupada, é q ela já estava acostumada na gaiola e quando veio para casa ela não subia em NADA, mesmo vendo o machinho subir e descer o tempo todo. E ela era bem magrinha também, e eu acho q era a única, pois todas as calopsitas q vejo desse criador são bem ativas e grandinhas. Devia ser uma coisa dela mesmo... Obrigada pela ajuda!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@CarlaAraujjo essa que eu falei não subia em poleiro também, ficava o dia inteiro comendo dentro do pode de ração. Quando são novos eles demoram para abrir as sementes e algumas caem antes deles comerem, ela pode ter sido também o ultimo filhote a nascer, aí quando os outros já comiam, ela ainda estava aprendendo, geralmente os pais param de dar comida e os últimos sofrem mais. Comigo aconteceu como vc descreveu, eu já tinha o ninho e ela botou quando estava pronta, hoje quando tiro o ninho ela bota no chão mesmo. Vc pode esperar para por o ninho mais pra frente por segurança.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...
22 minutos atrás, Solange de Almeida disse:

Tenho duas calopsitas a fêmea tem 5 meses (30/4/19)  e o macho 4 meses e já estão cruzando, mas acho muito recente são ainda crianças, o que fazer?

Grata.

 

Deixe eles separados ou então retire o ninho da gaiola (se tiver algum), pois se tiver um ninho no ambiente que eles estão, eles sentem que devem reproduzir. Tente mudar as coisas dentro da gaiola, coisas que possam influenciar eles a quererem cruzar.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Também passei por uma situação parecida… eu tinha um macho de 10 meses e resolvi comprar uma fêmea para fazer companhia, ela com 40 dias de vida ele já queria cruzar com ela e eu ficava tirando quando via. O tempo foi passando e de repente ela Colocou 3 ovos atrás do meu botijão de gás (ela estava com 6 meses) Me disseram que se eu não colocasse ninho eles não iam colocar ovos, mas como eu crio como pet, eles arrumaram o próprio ninho. Os 3 ovos não vingaram, um nasceu com vitelo pra fora e morreu, um rachou e não vingou e o outro morreu no dia de nascer dentro do ovo. 
Comprei um ninho e coloquei e em questão de dias ela já estava colocando ovos de novo. Não sei o que fazer pra eles pararem com isso. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...