Jump to content

Calopsita muito magra


Biarmc

Posts Recomendados

Gente, boa tarde.

Hoje se completaram 11 dias que adquiri uma nova calopsita. Terça passada eu consegui pesar ela, dando 65 gramas, fiquei muito preocupada e comecei forçar a alimentação até mesmo dando papinha, porém o resultado com a papinha foi péssimo, ele se sujou demais, ficou estressado e triste então só forcei ele a comer mais sementes, a cada hora eu sentava com ele e fazia comer um pouco. Pois bem, de terça até quinta eu fiz isso, porém o peso dele ficava na variação 63,5/65,5 e então eu chamei um veterinário especializado. Ele analisou ele e constatou uma ave saudável, olhou o peito e está normal, não está seco e falou que eu não precisava continuar com a papinha. Desde então eu continuo monitorando o peso dele e ainda está na mesma, mesmo ele comendo, fica na mesma variação. Ele é muito pequeno, tem 3 meses mas é bem menor que minha calopsita de 8 meses que pesa 78 gramas e ele é bem agitado, voa, pula e tudo mais. O criador que eu comprei ele disse que desde que ele nasceu ele era menor que os outros filhotes. Então gostaria da opinião de vocês se ele pode mesmo ter um porte muito pequeno e com o peito bom ele pesar 65g seja normal, pois eu nunca vi uma com um peso assim. Amanhã estou enviando amostras para um laboratório para o exame de fezes completo com parasitológico.

 

Se puderem me ajudar, agradeço muito.

Link para compartilhar
Share on other sites

Se o Veterinário já consultou e já foram vistos os exames, então agora é só aguardar e reforçar a alimentação dele.

Ele só come sementes?
Poderia tentar dar ovo cozido que é calorico e ajuda no ganho de peso. Cozinhe um ovo, tire a casca e amasse com um garfo. Sirva ainda morno e deixe apenas por 2 horas na gaiola

Folhas contem ferro e pode ajudar tbm.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minuto atrás, cástella disse:

Se o Veterinário já consultou e já foram vistos os exames, então agora é só aguardar e reforçar a alimentação dele.

Ele só come sementes?
Poderia tentar dar ovo cozido que é calorico e ajuda no ganho de peso. Cozinhe um ovo, tire a casca e amasse com um garfo. Sirva ainda morno e deixe apenas por 2 horas na gaiola

Folhas contem ferro e pode ajudar tbm.

Já cozinhei ovo e milho mas nem experimentou. Ele come sementes e ração extrusada, na verdade ele gosta mais da ração do que das sementes ainda. Folhas ele gosta bastante também, mas cada dia vou experimentando algo novo, por enquanto aceitou couve e espinafre. O veterinário nem preocupou com o peso, como olhou o peito e estava bom ele só pediu pra ficar controlando o peso pra no mínimo manter. Mas eu fico doida porque todo mundo fala que abaixo de 70g é peito seco, mas o dele não está... e eu nunca vi fala de uma calopsita tão magra assim e saudável, mas só da análise do veterinário ele disse que está e estamos aguardando os exames.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Se ela é menor vai pesar menos mesmo saudável. Crio 04 e tenho uma que está na segunda cria, botou 05 ovos, mas tem corpo de bebê, sempre foi menor que os outros, só não sei o peso dela. Um dos filhotes dela também é menor, dá pra ver que a ossatura dele é mais fina que a dos irmãos da mesma idade.

Interessante ele não comer ovo. As minhas adoram ovo cozido, preferem partido e não amassado nem misturado com outra coisa.

Editado por Toninho
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minuto atrás, Toninho disse:

Se ela é menor vai pesar menos mesmo saudável. Crio 04 e tenho uma que está na segunda cria, botou 05 ovos, mas tem corpo de bebê, sempre foi menor que os outros, só não sei o peso dela. Um dos filhotes dela também é menor, dá pra ver que a ossatura dele é mais fina que a dos irmãos da mesma idade.

O meu é muito titico, brinco até que parece uma pulguinha e como está com 3 meses acho que ele não vai crescer mais que isso.

1 minuto atrás, cástella disse:

Acho que você não deve se preocupar. Relaxe e curta seu bebê....kkk

Quanto ao ovo. Insista. Cozinhe uma vez por semana e ofereça. Mesmo que não coma, um dia ele experimenta e pode gostar.

Vou insistir então! Obrigada :D

Cástella o veterinário falou pra eu tentar dar ovo de codorna, por ser menor às vezes eles aceitam kk

 

Toninho eu tentei dar só o ovo também, partido e amassado, mas nem tentaram pegar... um deles experimentou e foi embora kkk

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Biarmc disse:

O meu é muito titico, brinco até que parece uma pulguinha e como está com 3 meses acho que ele não vai crescer mais que isso.

Vou insistir então! Obrigada :D

Cástella o veterinário falou pra eu tentar dar ovo de codorna, por ser menor às vezes eles aceitam kk

 

Toninho eu tentei dar só o ovo também, partido e amassado, mas nem tentaram pegar... um deles experimentou e foi embora kkk

@BiarmcEu tenho 07 codornas para fornecer ovos, kkk. Sempre dou apenas partido, não amasso e não misturo nada, elas adoram.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

@Toninho aqui ainda está complicado em relação ao ovo kk

E só atualizando, os exames deles ficaram prontos e deu micoplasmose e candida... chamei novamente o veterinário e disse que pela falta de sintomas prefere não tratar uma ave dita "saudável". Mas em qualquer mudança de comportamento e fezes ele iniciaria o tratamento... agora não sei se confio muito nessa opinião dele ou procuro outro veterinário pra ver..

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Biarmco veterinário usa o exame como base e vai pelo estado clínico do animal. Algumas doenças o próprio organismo elimina. 

Ave é um pouco complicado porque são frágeis. Dá uma pesquisada na Internet por estas duas doenças e fica de olho em algum sintoma que aparecer. Eu ficaria com a opinião do veterinário, mas isso é muito pessoal. 

Boa sorte. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 7 anos depois...

Pessoal estou arrasada meu filhote de calopsita não quer comer. Estou dando papinha e mesmo assim tá com peito seco,as penas muito fofas .estou tentando dar ovo. Mas morrendo de medo do pior.ele estava super aceitando a papinha de uns dias pra cá vi ele perdendo peso e ficando triste ,como e filhote ele não sabe comer outras coisas boto legumes ,frutas e ele nem belisca

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...