Jump to content

Macho passando a noite no ninho


Juniao13
Ir para a solução Resolvido por Juniao13,

Posts Recomendados

Minhas calôs estavam cruzando, já tinha o ninho, vi eles picando jornal e coloquei maravalha no ninho.

Tenho notado o macho passando mais parte do tempo no ninho, mas hj tive uma surpresa.

O macho está passando a noite no ninho enquanto a femea esta empoleirada, e normal esse comportamento?

Os dois são ariscos o macho deve ter uns 7 meses e a femea uns 9.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

É normal sim esse comportamento, o problema aí está na idade do casal. Eles não estão na época de reprodução, às chances de aparecer problemas e debilitar o casal são consideráveis.

Pelo seu relato, a fêmea já está perto de pôr.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

6 horas atrás, Leo Ribeiro disse:

É normal sim esse comportamento, o problema aí está na idade do casal. Eles não estão na época de reprodução, às chances de aparecer problemas e debilitar o casal são consideráveis.

Pelo seu relato, a fêmea já está perto de pôr.

Cilene conversei com alguns criadores, Tamiris Calopsitas Betim e Alberto do ninho dos pássaros, ambos com mais de 15 anos de criação e AMBOS me disseram q essa cultura difundida na internet de ovo preso e idade e mentirosa, ovo preso tem a ver com alimentação e desnutrição, ambos me falaram q não respeitam esse tempo e sim o da natureza, q tiveram casais q chocaram com 8 meses e outros q já com mais d 18 meses, a Tamires ainda me questionou "na natureza como eles fazem pra esperar esses 18 meses, as q cruzarem antes disso vão morrer?".

o Alberto me disse q isso e uma lenda criada na internet.

minhas calos estão bem alimentadas e saldáveis, se acham q ta na hora de seguir o curso natural não vou impedir.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@Juniao13Acredito que não temos que fazer referências a vida silvestre da ave. Na natureza realmente elas não marcam o tempo para reproduzir, mas em cativeiro colocar um ninho é induzir uma postura. É dizer a uma calopsita que fica restrita a um espaço, que agora ela tem um ninho PARA reproduzir. No caso de vida livre, eles vão reproduzir quando bem entender, não formam casais tão rápido como em cativeiro. Por isso acho que não devemos fazer ligações com a vida silvestre de ave nesse caso.

Continuo pontuando que não é aconselhável para ave ter filhote antes de se tornar adulta. Como eu aconselharia qualquer ser humano. Nós podemos ter filhos antes de ser adultos? Sim. Devemos? Não. 

Não só para calopsitas. Qualquer animal, silvestre ou doméstico, não deve reproduzir antes da maturidade sexual. Não é papo de internet, estão nos livros!

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@Leo Ribeiroconcordo. Muitas calopsitas farão a reprodução muito cedo sem problemas, mas é recomendável não incentivar e esperar a maturidade sexual da ave. 

Alguns criadores não se preocupam com isso, até porque quanto mais filhotes melhor. Conversando com amigos que negociam aves escuto falar de posturas seguidas, criação em colônia onde aumentam as brigas e aves machucadas, aves alimentadas com pão molhado e painço na época da reprodução, doenças, etc. 

Como nossa intenção não é lucrar com as aves podemos dar uma qualidade de vida melhor para elas. Abraço. 

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • Solução
3 horas atrás, Leo Ribeiro disse:

@Juniao13Acredito que não temos que fazer referências a vida silvestre da ave. Na natureza realmente elas não marcam o tempo para reproduzir, mas em cativeiro colocar um ninho é induzir uma postura. É dizer a uma calopsita que fica restrita a um espaço, que agora ela tem um ninho PARA reproduzir. No caso de vida livre, eles vão reproduzir quando bem entender, não formam casais tão rápido como em cativeiro. Por isso acho que não devemos fazer ligações com a vida silvestre de ave nesse caso.

Continuo pontuando que não é aconselhável para ave ter filhote antes de se tornar adulta. Como eu aconselharia qualquer ser humano. Nós podemos ter filhos antes de ser adultos? Sim. Devemos? Não. 

Não só para calopsitas. Qualquer animal, silvestre ou doméstico, não deve reproduzir antes da maturidade sexual. Não é papo de internet, estão nos livros!

 

Leo a maturidade sexual não pode ser forçada, não da pra dizer pra uma menina quando ela vai menstruar, menstruou ta madura, pode ter filho, uma menina de 12 anos q engravida, não ta madura na vivencia mas esta apta a ter uma cria, e não vai ter problema nem um, a não ser q tenha alguma doença congênita, se não forçou com hormônio chegou a maturidade.

na natureza assim q ela esta segura, tem um parceiro vai reproduzir, e natural, e a natureza cumprindo seu papel.

até pouco tempo era natural casar cedo, sabe pq? Vivia-se pouco, media de vida de 35 anos, então tinha q casar com 12 13 14 anos pra manter a espécie, perdemos em seleção genética, oke vem consertando nessa geração q reproduz cada vez mais velhas.

mais uma vê digo, ovo preso é balela, esta mais relacionado a alimentação q idade...

mas valeu pelas dicas

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 4 anos depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.