Jump to content

Sexo, é certo afirmar que...


valmi eustaquio da silva

Posts Recomendados

Olá pessoal,

que bom poder participar deste maravilhoso forum!

é o seguinte...

tenho este casal:

IMG_20170131_205922859.jpg
 

e eles geraram esta ninhada:


20170110_110918 2.jpg20170110_110850 2.jpg

 

é certo afirmar que:

o filhote amarelo (lutino arlequim?) é fêmea?

os filhotes pintadinhos (perola canela?) podem ser tanto machos como fêmeas?

fico no aguardo

 

20170110_110918 2.jpg

20170110_110850 2.jpg

20170110_110918 2.jpg

20170110_110850 2.jpg

Editado por valmi eustaquio da silva
Link para compartilhar
Share on other sites

17 minutos atrás, Tom disse:

4 fêmeas. 9_9

 

Sério??!

já foram duas ninhadas e as cores são as mesmas.

hoje está na terceira ninhada.

Filhotes entre 4 e 13 dias (5 filhotes) e os 3 mais velhos já dá pra perceber que será

1x pintadinho (perola canela?) e

2x (olhos vermelhos) amarelo (lutino arlequim?)

os outros dois ainda não dá pra saber.

 

como você diz que os filhotes da foto acima são todos fêmeas,

então é certo concluir que desta combinação de pais os filhotes serão sempre fêmeas?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutos atrás, valmi eustaquio da silva disse:

 

como você diz que os filhotes da foto acima são todos fêmeas,

então é certo concluir que desta combinação de pais os filhotes serão sempre fêmeas?

 

A lutino é fêmea com certeza. A regra de lutino é bem claro, só sai lutino macho se a mãe for Lutina.
Você não disse quais dos adultos são o macho e a fêmea, então eu supus que o Cara-Branca seja o macho e a fêmea uma Pérola Canela, porque Machos adultos geralmente não ficam perolados.

Só se eu errei e a fêmea for a branca. Se for uma Lutino Cara-Branca, então o filhote lutino é Macho. Mas se for uma fêmea Cara-Branca Arlequim, então o Lutino é fêmea.

É impossível nascer sempre fêmea ou sempre macho, mas dá pra saber pelas cores, algumas vão ser sempre macho ou sempre fêmea.

Tem que especificar pra gente a cor dos pais. Só assim pra afirmar com certeza.

Olho vermelho pode ser lutino ou canela.

Os pintadinhos quando envelhecem perdem ele?

Posta mais fotos dos pais. E me diga qual é qual.

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pelas respostas.

O cara branca é o macho (como você supôs)

Os filhotes da foto já foram vendidos (vendi para um pet shop)

os filhotes com olhos vermelhos são os amarelos  (lutino arlequim?).

quanto aos pais (principalmente a mãe) vou tirar melhores fotos amanhã durante o dia, porque a noite as fotos não ficam nítidas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Então, todos os lutinos que nascerem desse casal são fêmeas, sem exceção.

Já o restante não tem como saber, só quando tiver muda de penas. Dá pra tentar adivinhar pelas penas do rabo e das asas.

Olhos vermelhos são indicativo de Lutino e Canela, mas o canela escurece e o Lutino continua vermelho.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

segue mais fotos da fêmea (mãe):

será que nesta combinação de pais os filhotes possíveis serão sempre as cores dos filhotes acima? Porque já é a terceira ninhada e está se repetindo as cores dos filhotes!

 

IMG_20170201_185021244.jpg

IMG_20170201_185108879.jpg

IMG_20170201_184819792.jpg

IMG_20170201_184823566.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

@valmi eustaquio da silva ... se o seu macho CB lutino não for portador de pérola (teria que saber como são os pais), são 3 machos alerquim portadores pérola, canela, CB e ino. E 1 fêmea Lutino portadora de CB e arlequim.

Ah...e para esse casal sempre sairão filhotes assim. Mas na minha opinião é uma ótima variedade. Seus filhotes machos são portadores de 5 mutações...isso pra mim é mais que o suficiente..rs. Abraços!

Link para compartilhar
Share on other sites

@valmi eustaquio da silva...corringindo o post anterior. Eu acabei confundindo, mas pelos filhotes apresentarem o perolado, o macho CB obrigatoriamente tbm é portador de pérola...logo os 3 arlequins pérola podem ser tanto macho quanto fêmea. Só vai dar pra descobrir quando estiverem mais velhos ou por sexagem. Como o Tom falou, o único que dá pra ter certeza é a fêmea lutino.

Desculpe pela gafe, é o sono...rs. Abraços!

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 31/01/2017 at 22:19, Tom disse:

A lutino é fêmea com certeza. A regra de lutino é bem claro, só sai lutino macho se a mãe for Lutina.
Você não disse quais dos adultos são o macho e a fêmea, então eu supus que o Cara-Branca seja o macho e a fêmea uma Pérola Canela, porque Machos adultos geralmente não ficam perolados.

Só se eu errei e a fêmea for a branca. Se for uma Lutino Cara-Branca, então o filhote lutino é Macho. Mas se for uma fêmea Cara-Branca Arlequim, então o Lutino é fêmea.

É impossível nascer sempre fêmea ou sempre macho, mas dá pra saber pelas cores, algumas vão ser sempre macho ou sempre fêmea.

Tem que especificar pra gente a cor dos pais. Só assim pra afirmar com certeza.

Olho vermelho pode ser lutino ou canela.

Os pintadinhos quando envelhecem perdem ele?

Posta mais fotos dos pais. E me diga qual é qual.

olha essa regra de lutino acho bemmm relativo...

meu caso : femea lutino x pai silvestre...

pelas caracteristicas que possuem  nasceram:  3 lutinos femea e 1 silvestre macho...

Link para compartilhar
Share on other sites

@Lais barbosa...no seu caso o seu macho silvestre obrigatoriamente porta lutino. E o fato de terem nascido 3 fêmeas foi só uma casualidade..de 50% de chances para cada filhote, de nascer macho ou fêmea, silvestre ou lutino.

Mas para o caso do nosso amigo, de só o Pai  ser ou portar lutino, 100% dos filhotes lutino serão fêmeas, por ser uma mutação sexo ligado. Segundo o que diz a genética de calopsitas.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...