Jump to content

O pai morreu ...


Dona

Recommended Posts

Bom dia  a todos do grupo

Hoje fui acordada pela minha filha que sempre vai olhar nossas calopsitas,principalmente essas semanas que tenho 2 casais com ovos no ninho,mas ao chegar perto da gaiola viu o macho de um dos casais pendurado e não se mexia.Ela afastou o ninho e ele se soltou mas já estava morto.Quando cheguei não vi como ele estava pendurado mas constatei que já estava morto.Estamos muito tristes porque ele não deixava fazer carinho na cabeça mas vinha na mão e era muito engraçado por que as vezes ficava reclamando com os outros machos e defendia muito o ninho.Estamos também preocupados com a campainheira dele  que ainda hoje colocou mais um ovinho hoje, no total de 3.Ela fica no ninho o tempo todo e só sai quando ele entra.Ela é mansa e fiquei preocupada se ela havia bebido água e comido tirei o ninho,coloquei no chão pra que ela saísse e comesse.Ela saiu um pouco comeu bem pouco,não bebeu água e voltou para o ninho.O que devemos fazer ?Temos medo que ela morra de fome,sede.Ela não piou chamando por ele quando saiu do ninho.Estamos tristes e preocupados.

 

Link to comment
Share on other sites

Oi nossa que complicado em tadinho dele!! 

Sem pai pra auxiliar a femea vai ser muito dificil pra ele ter que chocar sozinha e dar comida e  cuidar. 

E so uma opniao se vc zela pela saude da sua calopsita retiraria o ninho arrume novo compania pra ela pra que ela  nao se sinta  sozinha.

Espero conselho de pessoas mais experientes no assunto!!boa sorte dona

Link to comment
Share on other sites

@Dona o normal é que ela deixe os filhotes morrerem por falta de comida,  não ela. Vc deve facilitar para ela deixando água e comida em abundância na gaiola, ovo cozido e cuscuz umedecido com água eles comem mais rápido que sementes quando estão em postura. 

Ela pode ficar alguns períodos fora do ninho e mesmo assim os filhotes nascem. 

Se nascerem muitos vc talvez tenha que ajudar a alimentar. Mas se nascer uns dois ela dá conta sim. Veja que na natureza eles tem muito trabalho para arrumar comida e água, mas em cativeiro é bem mais tranquilo. 

Se ela vir que não vai dar conta. Ela mesma abandona o ninho. 

Boa sorte. 

Link to comment
Share on other sites

Que triste. Sinto muito.

Se os filhotes já tivessem nascido e tivesse um ou dois no máximo, provavelmente ela daria conta. Mas como está em choco, fica difícil pois eles se revezam nessa etapa.Para salvar tanto os ovos como ela, passaria os pois ovinhos mais velhos para o ninho do outro casal, para eles chocarem e dispensaria esse terceiro ovo. Assim daria chance para dois deles nascerem e não serão muitos para o casal chocar e alimentar. Além disso, tiraria o ninho e arrumaria mais uma ou duas calopsitas para ficar com ela. Tem um suplemento no mercado que é ser dado a aves que estão passando por estresse. Pode ser útil também.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde

Como disseram se for muitos ovos provavelmente ela nao vai dar conta sozinha se os ovos do outro casal estiverem com mais ou menos o msm numero de ovos tenta passar para eles e deixar ela com uns 2 ovos somente vai ser menos desgastante e quando os filhotes ja tiverem uns 18 dias vc tira e trata na papa pq ai ela fica mais tranquila e nao se sobrecarrega e deixe agua e comida mais proxima ao ninho e em abundancia.

Vai mandando noticias!!

Link to comment
Share on other sites

Obrigada a todos que responderam.Estamos ajudando no que conseguimos,soltei ela mais uma vez e ela bebeu água.Vou deixar comida que ela coma mais fácil é uma boa ideia.Tenho mais uma dúvida : vocês acham que eu deveria colocar alguns ovos com  outro casal para diminuir o desgaste dela ?

 

Link to comment
Share on other sites

@Dona  chocar um ovo ou cinco o esforço é o mesmo. O problema é tratar os filhotes. O que pode acontecer é ela não ficar no ninho tempo suficiente e não nascer nenhum. 

Quantos ovos o outro casal tem? Tem casal que choca uns 6 ovos. Meu casal já chocou 5. Acho uma boa opção passar os ovos pro outro casal. Eu passaria os 3 se fosse possível. Lava a mão só com água para não passar cheiro pros ovos e passa pro outo casal. Se possível quando o casal estiver fora do ninho. 

Link to comment
Share on other sites

Obrigada @Toninho e a todos que responderam.O Outro casal tem 3 ovos mas acho que apenas 2 estão galados,vai ser a primeira cria deles não sei como serão como pais mas até agora estão indo bem.Resolvi deixar 3 ovos com a fêmea viúva e sei que tem um ovo que não está galado.Ela é uma ótima mãe e é sua segunda cria que nascerá.Tenho colocado o ninho no chão e ela acaba saindo do ninho e se alimenta e está com menos medo de sair.Ontem ela procurou o macho mas não ficou chamando por ele.Acho que se eu deixar ela sem nenhum ovo para chocar e depois criar ela sentirá a perda 2 vezes.As 2 fêmeas estão pondo ovos quase no mesmo dia,tem alguns que colocaram exatamente no mesmo dia,não sei se ainda colocarão mais ovos.Vou atualizando no fórum.

  • Gostei 2
Link to comment
Share on other sites

ola difícil acho viável o que o lucas disse, mais se você optar  tirar a choca faça isto divide os ovos ate mesmo por que  se ela não der conta de chocar e vir a gorar os ovos você terá filhotes dela com o macho chocando na outra e assim não perdera a herança genética deles.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

@Dona ok. Eu não passei por essa situação ainda. Mas como vc tem a opção de deixar com a outra fica mais fácil caso dê algum problema mais pra frente. Sei que os ovos podem ficar alguns momentos sem aquecimento porque tem um casal meu que sai muito do ninho e já peguei dois ovos fora do lugar, coloquei de volta e nasceu.

Não se preocupe muito com a situação da fêmea, o manejo com aves e crias é comum para quem cria. Tem aves que chocam os ovos de outras. Meus parentes do interior quando querem tirar choco de galinha, deixam ela presa sem comida ou água durante alguns dias, é uma técnica deles que vem do passado, kk, depois se precisar reproduzir tudo volta ao normal.

O que pode acontecer é ela não dar certo com o outro macho quando formar casal, mas esse trauma que vc mencionou não ocorre. Já pensou na natureza que todo dia tem um problema diferente?

Boa sorte com as ninhadas.

 

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Olá, se deixar água e comida perto dela, próximo ao ninho, ela vai comer sim, e eles se ausentam um pouco do ninho, sem causar problemas para os filhotes. Não vê na natureza? ela precisa sair do ninho para evacuar e voar um pouco, a natureza é perfeita, ela sabe a hora de voltar. Quando os filhotes nascerem, você pode ajudar a alimentar, não se preocupe.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...