Jump to content

Automutilação


claudeli

Recommended Posts

minha calopsita macho tem 9 meses e vivia sozinho na gaiola com toda liberdade de sair e andar pela casa e quintal e recentemente coloquei uma fêmea com ele de 2 anos e meio querendo namorar. Eles se aproximavam mas não fazia nada. Então levei ele na casa de outra calopsita por 1h30m ficaram na mesma gaiola e também se aproximaram mas não cruzaram, levei-o de volta pra casa e coloquei junto com a outra minha calopsita. No outro dia, a noite ao receber amigos em casa, tranquei o na gaiola e cobri achando que ele ia ficar aconchegante e seguro, pois estava com medo das visitas pisarem nele. Hoje depois do almoço percebi alguns grunhidos diferentes e achando que os 2 estavam brigando fui ver, quando vi que ele estava sangrando embaixo da asa, na costela, e fica o tempo todo puxando a pena suja de sangue. Gostaria por favor, que me orientassem quanto ao motivo desse comportamento e o tratamento adequado para a cura dele.

Link to comment
Share on other sites

 

@claudeli as aves não são como cães que entram no cio e cruzam. Vc deve deixar os dois se acostumarem antes de colocar na gaiola juntos. Como os seus já estão juntos vc deve reforçar a alimentação do casal e montar um ninho na gaiola. Não mude muito a gaiola de lugar e com o tempo eles vão entrar em postura, o casal só põe ovos depois de arrumar o ninho do jeito deles e quando se sentem seguros para isso. Quanto a mutilação pode ser stress ou talvez ele se machucou de outra forma, mas não passei por isso ainda, vamos esperar outras opiniões. Boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Pode demorar para que eles cruzem. É só ter paciência.

Quanto a automutilação. Aposto na resposta do @Toninho. Há grandes chances de sere estresse. 

Acredito que se você uniu duas calopsitas e elas se deram bem, a separação possa ter causado estresse e por isso ela arrancou as penas. Nesse caso, é só uni-las novamente, evitando separa-las, a não ser que realmente seja necessário.

Outra possibilidade são os piolhos. Como ele foi visitar outra ave e não sabendo da condição desse, pode ter pego piolhos. Os piolhos de aves são pequenas e quase não dá para notar. Eles causam bastante irritação e para tirá-los eles costumam tentar limpar as penas com o bico e podem arrancar as penas assim.Tente afastar as penas da nuca e do corpo para procurar os piolhos. Eles são pequenos redondos, podendo ser marrons ou avermelhados. Caso ache algum, terá que tratar. Há ótimos produtos especializados no mercado.

Link to comment
Share on other sites

Obrigada, @Toninho e @cástella  pelas respostas, foram muito esclarecedoras. Hoje ele já está bem melhor. Fui orientada a colocar um vermifugo no pescoço e e uma vitamina. O ninho também já providenciei e eles estão se aproximando, mas ainda não entraram. Vamos aguardar pra ver e passando informações pra vocês. De qq forma agradeço muito.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

olha algo pode ter causado um estresse em estremo nele por este motivo talvez ele possa esta fazendo isto, faça como o Toninho disse não fica trocando ele de gaiola, pode ter sido este o ponto chave para o estresse, pois talvez ele ate gosto da fêmea de 2 anos e estava fazendo a corte tentando conquistar o território e você com ansiedade o tirou  bruscamente do cortejo este pode ser o motivo ok.

deixa a natureza seguir seu curso, não precisa de nossa interferência.

Link to comment
Share on other sites

@claudeli os meus demoraram uns 3 meses para procriar. Eles podem entrar no ninho, o macho pode ficar lá roendo e cantando para chamar a fêmea, eles podem acasalar lá dentro e as vezes um deles fica dormindo dentro do ninho. Tudo isso é normal, boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...