Jump to content

Possível Giardia


luizatdeus
Ir para a solução Resolvido por marley,

Posts Recomendados

Boa tarde, meu nome é Luiza e possuo algumas calopsitas, Sebastião (lutino) e Teodoro (cara branca), eles estão comigo já tem um tempo.

Ontem Teodoro apresentou vômitos durante o dia, três vezes que eu presenciei. E Sebastião apenas uma vez, que eu tenha visto. A quantidade de vômito (com sementes), era considerável. Esperei amanhecer e eles foram levados ao veterinário do hospital da Universidade Federal aqui da cidade (prefiro o atendimento deles do que da clínica particular que já fui), eles foram examinados, não tinham sinais de febre, nem alterações no coração. Enquanto estava lá Teodoro fez fezes com sangue, o que fez a veterinária residente acreditar que poderia ser GIARDIA (protozoário). Enviamos as fezes dele para uma cidade do Paraná, via sedex, por lá ser um laboratório melhor. Estamos aguardando a confirmação da doença. Mas enquanto isso, foi receitado a eles alguns antibióticos (não estou com o nome deles no momento) e plasil. Gostaria de saber se alguém já presenciou essa doença ou esse quadro clínico... Estou extremamente preocupada com meus bebês.

Muito obrigada desde já :)

 

* Esqueci de dizer que tenho uma periquita australiana que fica solta com eles que também apresenta vômitos já tem um tempo.

Editado por luizatdeus
Link para compartilhar
Share on other sites

Sim, já estamos tratando as outras. Ainda não começamos a tratar com vermífugos, só antibióticos e um de bactéria no intestino. Quinta temos retorno, vou ver sobre um vermífugo bom, mas estão numa tristeza só.

Link para compartilhar
Share on other sites

Giardia é bem chato mesmo. Os meus não demonstraram sintomas, mas saiu no exame de rotina ano passado. Limpei TUDO com amônia quaternária e álcool por um mês e mediquei, mas não funcionou. Precisa descobrir de onde surgiu. Aqui veio da água. Refiz o tratamento e passei a dar água de garrafa. Nunca mais voltou.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Sim, já estamos tratando as outras. Ainda não começamos a tratar com vermífugos, só antibióticos e um de bactéria no intestino. Quinta temos retorno, vou ver sobre um vermífugo bom, mas estão numa tristeza só.

​assim que possivel faça uma limpeza como a Thamyres fez na gaiola dela e vc terá seus bebes como eram antes desse problema!

ai quando acabar o tratamento não terá ovos pra que elas se contaminem novamente, espero que melhorem rápido!

abraço meu amigo

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

A gente começou a limpar hoje, mas não sabia que era para passar amônia quaternária, já avisei aqui e vamos limpar. Realmente, olhando assim não sei de onde pegaram, eles tomam água de garrafa já, vou observar. Vocês sabem se pode pegar através das rações? Costumo dar Nutropica seleção de grãos integrais, mas as vezes eles acabam comendo a comida dos periquitos que compro na casa de pássaros que frequento.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Giárdia pode vir do contato com outras aves infectadas, da água ou de verduras contaminadas também. Desinfete as verduras com hipoclorito de sódio. Vc encontra nos grandes mercados perto das verduras. Lave bem as verduras em água corrente, deixe de molho na água com hipoclorito de sódio nas proporções indicadas no rótulo. Enxague e seque bem as verduras. Peça ao vet para passar o vermífugo e um antitóxico para proteger o fígado deles. Alguns vermífugos são muito fortes e intoxicam as aves. Desinfete tudo com um bom desinfetante como Herbal vet ou Vancid 10 umas 2 vezes na semana. Giárdia é meio chato mesmo. Algumas vezes a ave melhora, mas não sara totalmente. É um pouco difícil de zerar a giárdia. Depois do tratamento, refaça o exame parasitológico completo para ver se a ave sarou. Em aves que apresentam raros cistos de giárdia e já foram tratadas e apenas melhoraram sem sarar completamente, o vet costuma acompanhar. Se eles se alimentam bem, não perdem peso e não tem diarreia, costumam medicar só se apresentarem sintomas para não sobrecarregar o fígado. Qualquer coisa que precisar, conte conosco.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu recomendo usar água somente filtrada, é como faço com os meus. Na impossibilidade nunca de água de torneira que venha da caixa d'agua, nesse caso de preferência a água que venha da rua. Sementes e ração somente as que estejam em saco fechados, nunca compre a granel, pois a contaminação delas é muito grande devido as pessoas colocarem as mãos sujas para ver a qualidade na hora de comprar, sem dizer que os donos do comércio não fecham direito os tambores e circulam baratas e outros insetos a noite passando por cima, além de defecarem nos alimentos. Faça as devidas higienizações e siga corretamente o tratamento indicado pela veterinária, tenho certeza que ficaram bem em breve.

Link para compartilhar
Share on other sites

Os sintomas que eles tiveram foi vômito, um pouco só de diarreia e falta de apetite. Mas agora que entramos com a medicação eles já melhoraram bastante. De vez em quando o Sebastião vomita de noite, mas é bem pouco. E eles estão bastante sonolentos devido a medicação, estamos dando plasil.

Vou comprar essas coisas para higienizar, tenho esperança de que não seja giardia, pois o exame ainda não saiu. Mas se for, estou fazendo de tudo para eles sararem completamente.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...