Jump to content

Troca de pena e agressividade


carlamachado

Posts Recomendados

oi pessoal! Td bem?

tenho duas calopsitas.. Um é um macho de 5 meses chamado kiko (nao sei se é canela, silvestre..ainda nao manjo) e o outro (a) é lutino, eu nao sei a idade ao certo nem o sexo.. Eu acredito q tenha uns 3meses e femea pq não canta e nem é agitada como o meu macho.. (nome malu ou kadu)

o kiko está na primeira troca de penas começou essa semana e percebi a ele anda agressivo com a companheira (o) principalmente no final do dia.. Eles brigam e dao bicadas um no outro as bicadas são mais bico com bico e uns berros.. Isso é normal? Li que eles ficam mais sensíveis na troca de pena.. Existe algo pra deixar o passaro mais tranquilo nessa época?

segue.foto deles

WP_20170128_12_23_42_Pro.jpg

IMG-20170208-WA0001.mp4

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Carla. Sua lutino tem mesmo 3 meses? Ela me parece muito topetuda para essa idade. Uma das coisas mais fáceis de se notar em uma calopsita adulta é o topete comprido, e a sua tem isso. Quanto ao macho, tem certeza que é macho? Você fez sexagem? Notou que nessa troca de penas o rosto começou a ficar mais amarelo ou está igual a antes?

Se o rosto ficar amarelo ao final da muda, então realmente é macho, do contrário, se permanecer cinza do jeito que está e com o rabo listrado na parte de baixo, então é uma fêmea.

A lutino, já que não faz muito barulho e me parece ter mais de 6 meses, acredito ser fêmea mesmo. Mas ter certeza absoluta, só com sexagem ou se por ovos.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, cástella disse:

Oi Carla. Sua lutino tem mesmo 3 meses? Ela me parece muito topetuda para essa idade. Uma das coisas mais fáceis de se notar em uma calopsita adulta é o topete comprido, e a sua tem isso. Quanto ao macho, tem certeza que é macho? Você fez sexagem? Notou que nessa troca de penas o rosto começou a ficar mais amarelo ou está igual a antes?

Se o rosto ficar amarelo ao final da muda, então realmente é macho, do contrário, se permanecer cinza do jeito que está e com o rabo listrado na parte de baixo, então é uma fêmea.

A lutino, já que não faz muito barulho e me parece ter mais de 6 meses, acredito ser fêmea mesmo. Mas ter certeza absoluta, só com sexagem ou se por ovos.

Olá!! Na verdade não sei a idade dela, eu adotei o kiko então tenho certeza da idade.. já ela comprei no pet shop e eles tinham me falando que ela tinha acabado de chegar e não sabia comer sementes ainda.. aprendeu aqui em casa.. Mas essa do topete é bem interessante, pode ser sim que tenha mais de 6 meses.. ela é muito calada e não brinca com nenhum dos brinquedos.. 
Não fiz a sexagem de nenhum deles.. a troca de penas começou no final da semana passada, cairam algumas, notei que as do rabinho rajado estão caindo e começa a ficar mais cinza do que amarelo.. já a carinha dele ainda não senti mudar de cor, está com a mesma cor de antes.. Fui levar o kiko pra cortar as asas e me falaram que era macho pelo jeito de cantar.. ele canta o dia todo, canta a musica da familia adams, por isso achei que poderia ser macho.. Obrigada!!! 

Você sabe se eles ficam mais agressivos na troca de penas?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Então, se ele canta, já são boas as chances de ser um macho mesmo. Nesse caso, acredito que daqui a pouco vá ficar com a carinha bem amarela,

As vezes os canhões incomodam um pouco então pode ser por isso que estão agressivos. Os meus não costumam ficar tão incomodados, mas isso varia de calopsita para calopsita.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, cástella disse:

 

obrigada pela dica!! Ainda mais por saber que a malu(ou kadu) não é tão novo quanto em pensava..rs

reparei bem e ele ja esta com umas manchinhas bem amarelas na carinha.. Vamos esperar a troca de pena pra ver como ele vai ficar! Apesar de ele ser bem arisco ele é apaixonante..rs

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, tenho um perequito que quando passa pela muda fica mais incomodado e por isso mais "nervoso" ele não gosta muito de carinhos nessa época e prefere só ficar perto de mim sem nenhum contato físico, acho que a muda pode sim causar algum tipo de estresse, mais também não é nada de tão grave. Se você notar que por causa dessas "brigas" acabam arrancando penas um do outro ou fazendo machucados fique mais atento, agora umá briguinha nada seria de vez em quando é normal, principalmente se não se conhecem a muito tempo.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...