Jump to content

Canela ou fulvo?


gianbonin1

Recommended Posts

boa noite,

fazia um tempo que eu não dava as caras no fórum, mas agora eu voltei e voltei com uma dúvida.

há 4 meses eu comprei uma calopsita macho para uma fêmea lutino que eu tinha aqui em casa de uma cria anterior, até aí td bem, eu achei que fosse um macho canela bem clarinho e coloquei os dois juntos depois de 30 dias de quarentena.

depois de uma semana que estavam juntos esta fêmea botou 4 ovos sendo somente 2 galados que vieram a nascer e cresceram super saudaveis. Os filhotes que nasceram foram ambos lutinos e foram bem tratados.

ontem eu estava com o boris na minha mão no sol e percebi que o olho dele era vermelho e então me veio a dúvida: existe canela de olhos vermelhos? se sim, indicaria que ele porta qual mutação além do lutino?

seria ele um canela?

 

20170225_212502.jpg

20170225_212527.jpg

20170225_212327.jpg

20170225_212434.jpg

Edited by gianbonin1
Link to comment
Share on other sites

@gianbonin1 ...nada fácil!..rs. Primeiro de tudo, é fundamental conhecer os pais, isso já seria determinante para descobrir o que é sua ave. Fulvo é mutação recessiva, ou seja, só nasce Fulvo se for filho de pai e mãe fulvos. 

Mas na minha humilde opinião, essa dúvida está entre Fulvo e Lutino Canela. Digo isso porque segundo a literatura, indivíduos com a mutação canela, nascem com olhos avermelhados, porém, logo nas primeiras semanas de vida, já perdem esse caracteristica. Vide abaixo, uma teoria da Susanne Russo:

894745_orig.thumb.jpg.7e1eeb505be2bc65f99f445b02cc1bc1.jpg

 

Portanto, sua calopsita não seria um Arlequim Canela ou só Canela, pois o vermelho dos olhos não se manteria depois de adulto.

Ainda em cima dos artigos da Sussane (que na minha opinião são excelentes para quem gosta do assunto mutações) ela tbm faz comparações sobre as diferenças entre Fulvo e Lutino Canela, vide abaixo:

9500023.thumb.jpg.ef42122040c506ec1e1bbe7ff55001ed.jpg

 

Segundo ela, são dois pontos que os diferenciam. Primeiro coloração entre machos e fêmeas, onde os machos fulvos são sempre mais escuros que as fêmeas. Segundo é a cor dos olhos, que possui ligeira mas perceptível diferença entre as mutações, onde os Fulvos tendem a ter olhos mais claros em um tom de rosa, com pouca variação de cor entre a pupila e a iris, enquanto os Lutinos terão um olho em um tom vermelho rubi, com a iris ligeiramente mais clara.

Já lí algumas coisas a respeito de fulvos e muitos criadores, inclusive a própria Susanne orientam a não cruzar Fulvos, com Canelas (que mascaram a coloração do fulvo) e Lutinos, justamente por essa confusão de características entre as mutações e gerações futuras.

Conclusão, se for possível, procure descobrir quem são os pais da sua ave. E caso não seja, faça uma verificação minuciosa quanto as características dela, para confirmar que os olhos realmente são vermelhos e se possível identificar a tonalidade dos mesmos. Na minha opinião, você pode ter  tanto um Fulvo quanto um Lutino Canela em mãos...só as futuras gerações desse macho irão dizer o que ele é de fato...:|.

Ex: cruze ele com uma fêmea qualquer (que não seja lutino) e se nascer algum filhote lutino, você terá certeza que não se trata de um fulvo.

Abraços!

Edited by ✈ ⓅⒺⒹⓇⓄ ✈
fotos duplicadas
  • Gostei 3
Link to comment
Share on other sites

Sem saber oq os pais portam eu arriscaria um cute dizendo q e um macho fulvo portador de arlequim 

Se possível coloke fotos dos filhotes deles pra gente avaliar melhor

Oq vc acha @GabrielEger 

Edited by Diego Araujo
Adicionar informações
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
Marcelo Bedani

É um fulvo. Lindao parabéns.

Os olhos da calopsita canela só da prever quando a máquina fotográfica está com flash

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...