Jump to content

Aparar asas calopsita muito arisca


Vanisa

Recommended Posts

Bom dia. Eu comprei uma calopsita para fazer companhia para a minha outra (eu queria formar um casal, mas aparentemente fui mal instruído e acabei ficando com duas fêmeas), só que essa é muito arisca. O local onde eu comprei a minha primeira, que é o de minha confiança, não tinha calopsitas pra vender e eu acabei comprando em outro lugar, sendo que ela veio com as asas totalmente sem cortar. Deu um voo aqui no meu quarto até o teto. É muito arisca também, tem medo de tudo e tenta bicar quando aproximamos a mão. Eu posso usar uma luva de couro para aparar as asas dela? Pois ela bica MUITO forte e não tem condições de amansa-la sem aparar, porque ela voa pra todo lado e pode se machucar. Nunca cortei as penas antes...

Link to comment
Share on other sites

Boa noite tb temho arriscas aq se vc tem luva melhor ainda ... Eu como nao tenho uso toalha ... Vc tem abre a asaas e corta na terceira camada ... Mais pra vc entender melhor  no yutube os videos assinando

Link to comment
Share on other sites

Vanisa,

Você poderia usar a pega veterinária, porém como ela é muito arisca.. para não ficar muito estressada a melhor opção é vc usar a toalha... pegue ela por trás mas tome o cuidado para deixar a cabeça arejada e não aperte muito para ela não suficar, se necessário peça a ajuda de outra pessoa, 1 segura e o outro corta. Assim fica bem mais fácil...

No caso da luva pode assustá-la ainda mais... Pois ela pensa q é algum tipo de predador.

No caso do corte, as asas possuem 3 camadas, você deve cortar a última (3) camada rente com a Anterior (2) SOMENTE as 8 primeiras penas (No sentido da ponta para o corpo), não deve cortar as últimas pois elas é que dão a estabilidade ao planar. (Veja Imagem Anexa)

NÃO DEIXE as penas das pontas, somente estas penas dão SIM a capacidade de um vôo mais alto.

E NUNCA corte somente 1 asa, pois isso tira a estabilidade da ave e pode causar acidentes.

No caso de ela ser arisca, fique o máximo de tempo possível próximo da gaiola e aos poucos vá tentando uma aproximação com as mãos SEMPRE fechadas em forma de "soco" com o dedão dobrado para dentro dos dedos (isso dificulta a bicada).

Deixe a mão próximo até ela se acalmar, não retire antes pois isso vai estimular o comportamento arisco. 

Quando ela acostumar com a presença da sua mão e não bicar mais como antes, tente outro tipo de contato.. Dar comida na mão por exemplo... E faça o mesmo procedimento, SEMPRE dentro da gaiola... E quando ela estiver mais confortável com sua presença, vá tirando ela da gaiola aos poucos. Logo ela irá se acostumar.

Outra dica legal... Coloque fitas de cetim e brinquedos para ela acostumar com movimentos rápidos, assim ela não irá se assustar facilmente com os teus movimentos.

Estas dicas eu aprendi com um especialista em calopsitas. 

Espero ter ajudado. ;)

corte1.jpg

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Depois você abre a asa dela tira uma foto e posta, pra gente ver, se quiser é claro. Mas mesmo assim @Cleitonlemes o corte de uma asa só é perigoso, você precisa cortar a outra para sua calopsita ficar mais segura.

Link to comment
Share on other sites

André Luis Lopes Grangeiro

Se estiver com medo ou tiver na dúvida mesmo com a imagem, o aconselhável e levar no vet, como ela é arisca o ideal seria 2 pessoas, para uma segurar a ave e a outra a asa e a tesoura.

depois poste se conseguiu.

boa sorte, Abs.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...