Jump to content

Quando uma calopsita arisca sai do viveiro


Lugontijo

Posts Recomendados

Olá pessoal! Tenho uma calopsita arisca no processo de amansamento. Meu viveiro é de rodinhas, então fica distante do chão. O problema é o seguinte, quando ela sai do viveiro não sei como retorna-la, pois estou evitando usar luvas ou pano. As vezes tenho que sair e não posso deixa-la do lado de fora. Alguma dica pra não estressar a ave na hora de colocar no viveiro?

Editado por Lugontijo
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutos atrás, cástella disse:

Já pensou em comprar ou fazer uma escadinha? Dessa maneira ela teria total autonomia para descer e subir quando quiser, que é sempre o mais ideal.

A ideia é ótima. Quando eu adquirir uma escada e precisar sair, você acha seguro eu deixa-la no chão com água e comida?

1 minuto atrás, Hugo Gabriel disse:

@Lugontijo também estou nesse processo, não havia pensado no que a @cástella falou...porém tenho usado o próprio poleiro do viveiro para traze-la para dentro ou para parte de cima do viveiro, e minha fêmea tem aceitado bem.

Já tentei usar o poleiro, mas ela não sobe, fica correndo de uma lado para o outro. 

Link para compartilhar
Share on other sites

O problema de deixar uma calopsita solta quando não estamos em casa é os perigos de algo acontecer e não poder ser socorrida, como comer algo que não deve e se engasgar ou ficar presa em algum lugar. Elas são muito curiosas, então tudo pode acontecer, principalmente o que não se espera. Por isso, o melhor é ela ficar presa na gaiola quando ninguém estiver por casa.

Link para compartilhar
Share on other sites

André Luis Lopes Grangeiro

Olha em casa sozinha é perigoso, só se deixar o cômodo fechado e pode colocar uma escadinha para ela sair eu comprei uma foi baratinha R$ 10,00, o problema apesar de medrosas é a curiosidade, lembrando de não deixar fios ligados em tomadas para não correr acidente, e lembrando de sempre aparar a asa.

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutos atrás, Lugontijo disse:

@cástella @André Luis Lopes Grangeiro Comprei os materiais e improvisei uma escada. Já eles já estão usando, inclusive o arisco :) 

 

IMG_2579.JPG

IMG_2580.JPG

Ficou uma gracinha a sua escada. Mas bastava ter aproximado essa gaiola que está no chão que elas se virariam!

Aqui em casa eu costumo deixar todas as minhas aves soltas (mesmo nos dias que me ausento o dia todo). Elas já se acostumaram que devem ficar apenas na minha sala ou no meu quarto. Como deixo meu quarto fechado quando saio, elas ficam tranquilas na sala.. não saem para explorar o restante dos 90m² de casa... Mas, claro, para evitar acidentes, recolho tudo que poderá e será destruído pelos meus pequenos terroristas (tipo plantas), tiro também coisas que elas possam vir a derrubar (tipo uma vassoura), deixo suas asas aparadas, além de  portas e janelas fechados ou com tela (uso duas telas nas minhas janelas, uma mosquiteiro e uma outra de pinteiro por cima - mesmo se rasgarem a tela mosquiteiro elas não conseguem quebrar os fios de ferro para fugir).

Ps.: ainda tenho uma poodle que já se acostumou com meus pássaros. Saio de casa e deixo todo mundo solto sem medo.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Que legal @AlineLima Eu ainda não criei coragem de deixa-las soltas quando me ausento. A gaiola ao lado estava servindo de escada, mas quando eles alcançavam o viveiro, iam direto para o telhado e não conseguiam sair de lá, então voavam para chão. Esse viveiro com telhado colonial é meio estranho :)

Link para compartilhar
Share on other sites

 

4 minutos atrás, Lugontijo disse:

Que legal @AlineLima Eu ainda não criei coragem de deixa-las soltas quando me ausento. A gaiola ao lado estava servindo de escada, mas quando eles alcançavam o viveiro, iam direto para o telhado e não conseguiam sair de lá, então voavam para chão. Esse viveiro com telhado colonial é meio estranho :)

Elas conseguem sim! Acredite, elas são muito espertas! Aqui em casa estava do mesmo jeito, uma gaiola no chão e a outra bem alta. Fiquei observando eles e em uma tarde eles perceberam o que fazer para chegar lá na outra gaiola. Tenho 2 jandaias que aprenderam com minhas 4 calopsitas como fazer.

No começo eu fui me acostumando com a ideia e acostumando elas tb com minha ausência. Deixava eles soltos para ir à padaria, coisas rápidas... até um dia que saí pela manhã e só retornei à noite. Foi por esquecimento que as deixei soltas e a partir daí elas ficam sempre soltas. Até mesmo na hora de dormir eu não tranco ninguém. Mantenho uma luz acesa no corredor para evitar pânico noturno, cubro a gaiola e elas saem quando querem.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...