Jump to content

Encontrei uma calopsita machucada no meu quintal


igorodin

Posts Recomendados

Boa tarde galera!
Sou novo no forum e sobre calopsitas. Estou começando a estudar sobre o pássaro pois no domingo encontrei uma calopsita uma hora da manha perdida no meu quintal e infelizmente meu cachorro encontrou primeiro que eu :(. Consegui tirar ele de perto dela rápido, logo ela não teve nenhum ferimento grave por conta dele, apenas um machucadinho na asa...Peguei ela e botei numa caixa aberta com água p ela beber dentro de casa fora do alcance do meu cão e no outro dia ia ver o que eu iria fazer com ela e na aquela noite eu mal dormi pois sabia que ela estava sentindo dor... No dia seguinte de manha fui examina-la com mais calma e vi que uma das patas dela não mexia direito e fui levar no veterinário pois achava que meu cachorro tinha quebrado a pata dela, no veterinário eles examinaram e viram que teve uma luxação na perna dela desde a bacia e disse que ia tentar por no lugar... Ok, eles tentaram por no lugar mas falharam, pois o osso ja estava calcificado e pelo raio-x eles conseguiram ver nitidamente que era uma lesão antiga e fizeram a seguinte proposta, "Você pode deixar assim do jeito que ta e se ela começar a machucar a pata que esta ruim tera que amputar ou ja amputar de vez " Fiquei na duvida na hora mais como ela ja tinha tomado anestesia pra tentar por a pata no lugar mesmo que eu quisesse operar no dia n iria poder entao tive que esperar uma semana, isso foi ontem e ja que vou ter essa uma semana pra pensar resolvi analisar se ela iria consegui se virar na gaiola mesmo com a patinha ruim, e ela esta conseguindo so tem certas dificuldades pra dormir pois ela não consegue se equilibrar com uma pata na vareta, ontem ela conseguiu dormir um pouco encostada na grade da gaiola e sentada na vareta mas mesmo assim ela dorme e acorda e acho que isso esta sendo ruim pra ela e como eu disse eu nao entendo nada de pássaros, ja fui no pet-shop comprei ração, suplemento, remedio pra dor (que o veterinario passou), gaiola uma estilo aquela do piu piu do frajola kkkk mas ela nao se move direito pelo graveto ela usa mais a grade pois ela n consegue ir ao centro da gaiola com uma pata, a outra funciona mas a outra fica na lateral da sua barriga virada pra asa, ela fica na berada da grade por isso pq a pata ruim ela usa pra ficar na grade e a boa ela fica na vareta... 

Enfim, preciso de dicas pessoal, desculpa pelos eros de portugues e tal é que to fazendo esse texto bem rapido pois estou no trabalho.

Quero dicas do tipo:

*Como deixar a gaiola dela de noite? 

*Tenho um cão e ele late quando escuta ela fazendo barulho, isso pode fazer mal a ela?

*Ela fica com os pelos arrepiados com frequência, e hj ela estava tremendo um pouco, é normal?

*O que eu posso fazer pra adaptar a gaiola pra ela consegui se locomover melhor la dentro?

*Ela bica bastante, ate agora so consegui fazer carinho nela quando estava terminando a anestesia, é normal ela ser brava assim?

*Consigo saber se é macho ou femea ?

*Consigo saber a idade? 

*É melhor deixar como esta ou amputando ela iria viver melhor ?

*Hoje ela deu uns 3 espirros, é normal?

Estou super apegado a ela se for mesmo ela né, pq nao sei kkkkk... Nunca tive um animal de estimação e esse caiu sem paraquedas na minha vida

ps. o cachorro é da minha irma que mora comigo

ps2. Procurei pela vizinhança e descobri que essa calopsita era de um vizinho que se mudou pra cidade natal dele e deixou ela presa na casa com as janelas abertas pra ela fugir... 

Mais tarde posto fotos dela pq agora to no trabalho. Espero que me ajudem... Abraço.

Link para compartilhar
Share on other sites

olá, boa tarde!

Primeiro parabéns pela atitude, e boa sorte! vou tentar responder algumas de suas perguntas.

Como deixar a gaiola dela de noite?  em um local calmo e de preferencia com pouca incidência de luz, abrigada de vento e frio.

*Tenho um cão e ele late quando escuta ela fazendo barulho, isso pode fazer mal a ela?  Fazer mal, eu acho que nãoé possivel que quando passe esse mal estar, se for um macho ele comece a imitar o latido.

*É melhor deixar como esta ou amputando ela iria viver melhor ?  não tenho segurança para opinar.

*Ela fica com os pelos arrepiados com frequência, e hj ela estava tremendo um pouco, é normal?  é normal a ave em adaptação ao ambiente se comportar assim, pode ser isso.

*Ela bica bastante, ate agora so consegui fazer carinho nela quando estava terminando a anestesia, é normal ela ser brava assim? isso é confiança, quando a calopsita adquirir essa confiança com você, isso passará.

*Consigo saber se é macho ou femea ?  a depender da mutação, algumas disformidades caracterizam o sexo, a mutação que não caracteriza, só fazendo a sexagem, quando colocares as fotos, ficará mais fácil para te ajudarmos.

Consigo saber a idade?  é difícil ser preciso.

 

espero ter ajudado, sou um recente criador de calopsitas, porém sou curioso...rsrsrs.

 

 

 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

54 minutos atrás, Hugo Gabriel disse:

olá, boa tarde!

Primeiro parabéns pela atitude, e boa sorte! vou tentar responder algumas de suas perguntas.

Como deixar a gaiola dela de noite?  em um local calmo e de preferencia com pouca incidência de luz, abrigada de vento e frio.

*Tenho um cão e ele late quando escuta ela fazendo barulho, isso pode fazer mal a ela?  Fazer mal, eu acho que nãoé possivel que quando passe esse mal estar, se for um macho ele comece a imitar o latido.

*É melhor deixar como esta ou amputando ela iria viver melhor ?  não tenho segurança para opinar.

*Ela fica com os pelos arrepiados com frequência, e hj ela estava tremendo um pouco, é normal?  é normal a ave em adaptação ao ambiente se comportar assim, pode ser isso.

*Ela bica bastante, ate agora so consegui fazer carinho nela quando estava terminando a anestesia, é normal ela ser brava assim? isso é confiança, quando a calopsita adquirir essa confiança com você, isso passará.

*Consigo saber se é macho ou femea ?  a depender da mutação, algumas disformidades caracterizam o sexo, a mutação que não caracteriza, só fazendo a sexagem, quando colocares as fotos, ficará mais fácil para te ajudarmos.

Consigo saber a idade?  é difícil ser preciso.

 

espero ter ajudado, sou um recente criador de calopsitas, porém sou curioso...rsrsrs.

 

 

 

 

Muito obrigado amigo, ajudou bastante! Aos poucos vou aprendendo kkkkkk. Vou mandar umas fotos dela

 

1489010997138-186636402.jpg

1489011052051-1583344249.jpg

1489011142150-708877491.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

É um lutino e nesse caso só dá para saber o sexo com sexagem.

Já pensou em colocar um potinho raso com um pouco de maravalha (serragem para hamster) no fundo da gaiola para ele dormir? Pode ajudar, por causa da patinha, a ter um sono de melhor qualidade. Normalmente, a gente cobre a gaiola com um lençol fino para evitar o pânico noturno e deixar um pouco de incidência de luz também ajuda. Não esqueça de deixar uma brecha, no lençol, para a entrada de ar.

O pânico noturno e quando a ave se assusta durante o sono, a noite e sai voando descontroladamente pela gaiola, eventualmente podem se machucar bastante. Como você tem um cachorro, se ele late durante a noite (no horário que ela dormir) Pode ser que ela se assuste. Então é bom mantê-la longe dele nesse horário.

Uma ave demora cerca de 30 dias para se adaptar ao novo ambiente, então se nesse período ela ficar quietinha demais e\ou comer pouco, não se preocupe que é normal.

Tente deixar os potinhos para comida e água no fundo da gaiola para facilitar que ela se alimente.

Notei que na gaiola tem um bebedouro. Esse tipo de bebedouro é para aves com bico reto e a calopsita tem bico torto o que torna difícil a utilização desse bebedouro. Eu faço uso de banheirinha e as minhas bebem e tomam banho no mesmo lugar. A banheirinha é indispensável pois ajuda a manter a temperatura quando o dia está muito quente e evita algumas doenças como piolhos.

Decidir por uma amputação é sempre complicado. Sugiro que espere alguns dias e avalie a qualidade de vida. Ela sente muita dor? A patinha mais ajuda ou mais atrapalha?

Espere o tempo que precisar para ter certeza da sua decisão, já que depois de feito não dá para voltar atrás.

Bela atitude, parabéns por ajudá-la e bem vindo ao fórum :D

Ah! Quando puder, compre alguns brinquedinhos para ele. Ajuda a diminuir o estresse no caso de ficar muito tempo sozinha e ajuda a fazer atividades físicas, essencial para qualquer animal.

Outra coisa a se ter na gaiola e o osso de siba e\ou pedra de cálcio. Além de um bom mix de sementes para calopsitas, reforce a alimentação com farinhada e ração extrusada.

Editado por cástella
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

parabéns pela sua atitude ! ela é linda e logo logo vai estar louca querendo seu carinho :$ são muito carinhosos essas fofuras :P , uma pena ter esse probleminha mas espero que ela se adapta , coloque um potinho com a palha de hamster para ela dormir no fundo da gaiola e mande notícias dela :$

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, cástella disse:

É um lutino e nesse caso só dá para saber o sexo com sexagem.

Já pensou em colocar um potinho raso com um pouco de maravalha (serragem para hamster) no fundo da gaiola para ele dormir? Pode ajudar, por causa da patinha, a ter um sono de melhor qualidade. Normalmente, a gente cobre a gaiola com um lençol fino para evitar o pânico noturno e deixar um pouco de incidência de luz também ajuda. Não esqueça de deixar uma brecha, no lençol, para a entrada de ar.

O pânico noturno e quando a ave se assusta durante o sono, a noite e sai voando descontroladamente pela gaiola, eventualmente podem se machucar bastante. Como você tem um cachorro, se ele late durante a noite (no horário que ela dormir) Pode ser que ela se assuste. Então é bom mantê-la longe dele nesse horário.

Uma ave demora cerca de 30 dias para se adaptar ao novo ambiente, então se nesse período ela ficar quietinha demais e\ou comer pouco, não se preocupe que é normal.

Tente deixar os potinhos para comida e água no fundo da gaiola para facilitar que ela se alimente.

Notei que na gaiola tem um bebedouro. Esse tipo de bebedouro é para aves com bico reto e a calopsita tem bico torto o que torna difícil a utilização desse bebedouro. Eu faço uso de banheirinha e as minhas bebem e tomam banho no mesmo lugar. A banheirinha é indispensável pois ajuda a manter a temperatura quando o dia está muito quente e evita algumas doenças como piolhos.

Decidir por uma amputação é sempre complicado. Sugiro que espere alguns dias e avalie a qualidade de vida. Ela sente muita dor? A patinha mais ajuda ou mais atrapalha?

Espere o tempo que precisar para ter certeza da sua decisão, já que depois de feito não dá para voltar atrás.

Bela atitude, parabéns por ajudá-la e bem vindo ao fórum :D

Ah! Quando puder, compre alguns brinquedinhos para ele. Ajuda a diminuir o estresse no caso de ficar muito tempo sozinha e ajuda a fazer atividades físicas, essencial para qualquer animal.

Outra coisa a se ter na gaiola e o osso de siba e\ou pedra de cálcio. Além de um bom mix de sementes para calopsitas, reforce a alimentação com farinhada e ração extrusada.

Muito obrigado pelas dicas! Entao, ela adora ficar no alto da gaiola, botei aquele bebedouro por isso, mas ela desce pra comer e pra beber agua. Tem dois potes próximo ao chão e uma banheira pra ela, tentei por ate uma madeira pra facilitar a subida e a descida dela pq pra subir ela sobe tranquilo mas descer ela tem certa dificuldade tem hora que desce igual bombeiro, deslizando kkkkkk. Comprei papa de ovo e misturei na ração que to dando, vou mandar uma foto tbm... Sobre a palha pra hamster isso nao seria perigoso caso ela coma ? Se não, você teria uma ideia de como eu botaria no fundo ? pq o fundo é gradiado como na foto ai.

 OBrigado mais uma vez.

14890282505581943842325.jpg

14890283168201769524339.jpg

Sobre tampar ela com o pano de noite ta bom assim?

1489028192206-1521818834.jpg

1489028496336-1759049863.jpg

Editado por igorodin
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

André Luis Lopes Grangeiro

Sim está bom o pano na gaiola, realmente parabéns pela atitude de ajudar um animalzinho tão debilitado, sugiro por um ou dois brinquedos na gaiola para minimizar o estresse, um osso de siba para o cálcio, eu não faça essa cirurgia ela já está bem debilitada e pode não aguentar como já é um ferimento antigo mantenha assim, no começo ambiente novo ela irá estranhar mesmo, mas depois acostuma, sobre as perguntas algumas aqui já respondi, Lutino 80% são fêmeas porem tive um macho, só com exames de DNA idade com exame pode ter uma aproximação mas não exata, isso só o criador poderia te dar com exatidão, é normal ela bicar sim pois ela não te conhece como dono e amigo, esses espirros não são normais, pode ser um resfriado, repare se ela continua espirrando ou se foi somente neste dia.

Boa sorte, e conte conosco para ajudar no que preciso.

Abs. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu cobriria até mais, fazendo com que o lençol caísse até a metade da gaiola.

Assim que ela estiver acostumada com a papa de ovo, dá pra deixar em pote separado. Mas lembre-se que a papa de povo é calórica, por isso, para evitar obesidade, dar somente 2 vezes na semana.

Eles não comem a maravalha, embora brinquem com ela. Peque um pote de sorvete e faça uma porta nele ou tire uma das laterais, apenas deixando do tamanho que não caia maravalha dele. Coloque uns dois dedos de maravalha e deixe o pote no fundo da gaiola. Embora sejam curiosos, pode demorar algum tempo para ele verificar o local. Lembre-se de limpar o pote, retirando parte da maravalha que tiver cocô.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde pessoal!

Como citei acima eu tenho uma cachorro que parece ter muita raiva da pobre calopsita, ele fica do lado de fora e o pássaro dentro de casa, mas ele não entra...Enfim, onde esta o problema nisso? o problema é que no inicio "xita" (a calopsita) nao piava direito era praticamente um pio por dia, talvez por estar se acostumando e tals mas agora de uns dias pra ca ela vem piando muitooooo kkkk ela não pode ficar sozinha um segundo que começa a piadeira, e quando começa a piadeira, adivinha ? começa os latidos do cachorro nossa é uma guerra aqui dentro de casa... queria saber a opinião de vocês, o que eu posso fazer pra resolver isso. J tentei fazer com que ele cheirasse a gaiola com ela dentro pra ele ver que não é nada demais mas quando ele se aproximou muito ela entrou em desespero e pra saúde dela resolvi tira-lo de perto.... O que posso fazer galera?

Abraço....

Link para compartilhar
Share on other sites

Meu cachorro era assim tb, com o tempo ele acostuma. Caso nao pare vc enche uma garrafa pet com agua e faz um furo na tampa, quando ele latir vc joga um pouco nele, de preferência no focinho ate que ele pare. O meu nao precisou, mas eu nao crio nenhuma solta por causa dele.

Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutos atrás, Jair Jr disse:

Meu cachorro era assim tb, com o tempo ele acostuma. Caso nao pare vc enche uma garrafa pet com agua e faz um furo na tampa, quando ele latir vc joga um pouco nele, de preferência no focinho ate que ele pare. O meu nao precisou, mas eu nao crio nenhuma solta por causa dele.

Entendi cara, e sobre ela está piando muito, isso é normal ?

Link para compartilhar
Share on other sites

veja no youtube vídeos de calopsita fazendo seu canto normal!! ela pode estar fazendo esse tipo de canto ou pode estar fazendo um chamado normal que elas usam pra se comunicar! se for qualquer um deles, é normal, e elas são bem ativas fazendo isso em casa ! é esperar o seu cão se acostumar a ela e ao som, num tem o que fazer, o que pode ser feito é dar brinquedos para ela brincar e diminuir os piados pois vai tá ocupada! mais num é garantia! a minha sobe no balanço e canta muito alto enquanto brinca!! boa sorte! e parabéns pela linda atitude

Link para compartilhar
Share on other sites

37 minutos atrás, igorodin disse:

Entendi cara, e sobre ela está piando muito, isso é normal ?

Olá 

tudo bem?

Entao eu tenho 4 calopsitas e os meus piam bastante pela manhã e à noite. Fora esses períodos são praticamente mudos rs....

Quando piam além disso, tem algo que está as incomodando...às vezes consigo descobrir e às vezes não. Aqui é assim.

Mas entre os quatro tem duas que são mais piadoras e tem dois que são bem quietos.

pode ser fase de adaptação ou algo que está a incomodando. 

Ela está ativa? Comendo? Coco está durinho?

ela fica solta? Essa gaiola parece pequena para ela se ela ficar presa.

 

Mas talvez seja só um período de adaptação....logo ela fica mais quieta ou não....rs:D

Link para compartilhar
Share on other sites

Você disse que ela pia quando fica sozinha. Nesse caso, se arrumar uma companheira (o), ela vai parar de piar.

Arrumou uns brinquedinhos para a gaiola? Manter eles ocupados também ajuda.

Editado por cástella
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...