Alba Postado 14 de Março de 2017 Compartilhar Postado 14 de Março de 2017 Olá, queria tirar uma dúvida já há um tempo. Eu tenho três calopsitas. O primeiro foi o Tom (macho de penugem mais escura, na foto), e já o comprei sendo macho e tudo mais. Um ano depois do Tom, comprei o Luan (macho perolado, mais claro). Logo quando comprei o Luan, ele me foi vendido como fêmea. E durante quase um ano, pensei de fato que fosse pois eles agiam como um casal, coçando e fazendo carinho um no outro, chegando até a copular algumas vezes, com adição de algumas brigas vez ou outra. Só comecei a achar estranho o fato de passar mais um ano, já com os dois juntos na gaiola, e ainda não haver um ovo sequer, ou nada do tipo. Então fiz um exame de sexagem, e saiu o resultado: os dois eram machos. Logo percebi uma dependência um do outro, ao ponto que a gritaria é ENORME dentro de casa se eu os afasto mais que alguns metros, e principalmente se eles não conseguirem ver um ao outro. No ano seguinte, decidi comprar mais um, ou uma, no caso. Não fiz o exame de sexagem ainda, porém já faz um ano que tenho a Mel (calopsita de penugem manchada, na foto) e ouvi falar que, ao atingir a fertilidade, as fêmeas acabam botando ovos, mesmo que não estejam galados. Ela nunca botou nenhum, não sei se porque também é macho, ou se porque ainda não atingiu maturação sexual suficiente para botar ovos, não sei. Mas também não houve tentativa de copulação de nenhum dos machos com ela, nem dela com os machos. O Luan é mais dependente do Tom, chegando a persegui-lo pela gaiola inteira, chegando a fazer muito barulho quando o mesmo não lhe dá atenção. Às vezes, ele tem comportamentos sexuais de macho, cantando baixinho perto do ouvido do Tom e mexendo o corpinho como em uma dança, em uma tentativa de acasalamento, porém ele fica abaixando o corpo e beliscando os pés do Tom, para que suba em cima dele. Porém, hoje em dia, o Tom não quer mais e só o ignora, o que faz com que o Luan fique perseguindo-o pela gaiola, e fazendo barulho. E às vezes, o Luan tem comportamento sexual de fêmea no cio, quando fica levantando o rabo e fazendo barulhinhos estranhos. Porém ele só faz isso às vezes, quando entra na vasilha de ração (que é grande). Ele meio que se abaixa, fica levantando o rabo e fazendo os piados estranhos parecidos com o que a fêmea faz, porém ele faz como se estivesse cantando, diferente da fêmea. E quando ele faz isso, a Mel desce de onde estiver da gaiola, e vai e sobe nas costas dele. Não na intenção de copular, ela não faz nada, nenhum movimento. Ela apenas sobe, como uma criança que vê o pai ajoelhado no chão, e propõe que ele brinque de cavalinho. E o Luan, mesmo com ela em cima, continua balançando o rabo e fazendo os barulhinhos. O veterinário havia recomendado separar um dos machos antes de juntar uma fêmea, porém eu não tenho com quem deixar um dos dois, e até tenho outra gaiola em casa e tentei separá-los, porém eles faziam um escândalo gigantesco pela casa, ao ponto de enlouquecer qualquer um. Não sei o que fazer, alguém pode me ajudar? 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
GabrielEger Postado 14 de Março de 2017 Compartilhar Postado 14 de Março de 2017 Realmente são dois machos e uma fêmea de acordo com a aparência e a idade deles. A primeira foto, acredito ser o Luan, é um Canela macho, a segunda foto acredito ser o Tom, me parece um Pérola Macho adulto, e a última foto é um Canela Pérola, e pela idade q vc disse, se fosse macho já teria perdido o pérola igual o Tom, então diria q é fêmea mesmo. Nem todas Fêmeas botam assim q atingem a maturidade, tem Fêmeas q passam anos e nunca chegam a botar o primeiro ovinho. Alguma vez vc já colocou um ninho pra eles? Colocando o ninho vc influência a fêmea e os machos a querer reproduzir, e então as chances de formar casal são muito maiores. Agora, se vc já colocou o ninho e continua assim, então fica mais complicado mesmo...pq tá muito bagunçado tudo isso kkkk Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
cástella Postado 14 de Março de 2017 Compartilhar Postado 14 de Março de 2017 O Tom é um macho cinza silvestre e o Luan é um macho canela. No caso do Tom e do Luan dá para ter certeza que são machos não só por você ter feito o exame de sexagem, mas também por que no caso da mutação deles, todo macho tem a carinha mais amarela e o rabo não é listrado na parte de dentro. A Mel é uma pérola canela linda. Machos pérolas costumam perder parte do perolado após a primeira muda que acontece depois dos 6 meses de vida. Então como a mel tem muito perolado, me parece ser uma fêmea mesmo. @GabrielEger Não tinha notado o perolado do Tom. Parece sim ser um pérola adulto. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Alba Postado 14 de Março de 2017 Autor Compartilhar Postado 14 de Março de 2017 9 minutos atrás, GabrielEger disse: Realmente são dois machos e uma fêmea de acordo com a aparência e a idade deles. A primeira foto, acredito ser o Luan, é um Canela macho, a segunda foto acredito ser o Tom, me parece um Pérola Macho adulto, e a última foto é um Canela Pérola, e pela idade q vc disse, se fosse macho já teria perdido o pérola igual o Tom, então diria q é fêmea mesmo. Nem todas Fêmeas botam assim q atingem a maturidade, tem Fêmeas q passam anos e nunca chegam a botar o primeiro ovinho. Alguma vez vc já colocou um ninho pra eles? Colocando o ninho vc influência a fêmea e os machos a querer reproduzir, e então as chances de formar casal são muito maiores. Agora, se vc já colocou o ninho e continua assim, então fica mais complicado mesmo...pq tá muito bagunçado tudo isso kkkk Bom, eu havia colocado o ninho para os meninos no início, quando ainda achava que o Luan era fêmea. Motivo até que levou o Tom a ficar bem agressivo. E depois que comprei a Mel, a minha intenção era deixar os três juntos por um tempo para ver com qual macho ela se sentiria mais à vontade, e depois tentar dar um jeito de tirar o outro. Admito que não tentei colocar o ninho desde que a Mel chegou, pois fiquei com medo dos dois machos brigarem mais, por causa disso. Eles já brigam, mas não chega a ser nada violento, não sangram e nem nada. Só ficam batendo bico, literalmente. Tenho medo de isso piorar, ou de acabarem até machucando ela. Acha que deveria tentar por o ninho? 13 minutos atrás, cástella disse: O Tom é um macho cinza silvestre e o Luan é um macho canela. No caso do Tom e do Luan dá para ter certeza que são machos não só por você ter feito o exame de sexagem, mas também por que no caso da mutação deles, todo macho tem a carinha mais amarela e o rabo não é listrado na parte de dentro. A Mel é uma pérola canela linda. Machos pérolas costumam perder parte do perolado após a primeira muda que acontece depois dos 6 meses de vida. Então como a mel tem muito perolado, me parece ser uma fêmea mesmo. @GabrielEger Não tinha notado o perolado do Tom. Parece sim ser um pérola adulto. Obrigada, Cástella. Mas ah, outra coisa que me deixou meio curiosa esses dias: a Mel tem dado indícios de querer começar a cantar. E no início quem cantava era o Tom. Depois que o Luan começou, ele nunca mais cantou. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
cástella Postado 14 de Março de 2017 Compartilhar Postado 14 de Março de 2017 É difícil ver uma fêmea cantando, mas não é raro. Isso existe. Quanto ao ninho, se você decidir por com os três juntos na gaiola, tente botar 2 ou mais ninhos. Isso evita disputas por território e diminuem as chances de brigas. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
GabrielEger Postado 14 de Março de 2017 Compartilhar Postado 14 de Março de 2017 Algumas vezes quando colocamos o ninho eles acabam brigando mesmo. Vc pode optar por escolher o casal e separar o outro antes de por o ninho, ou pode por o ninho e ver se algum forma casal, e ficar super atenta a qualquer sinal de confusão para poder separar de gaiola assim q começar.. Como eles já brigam, acredito q com o ninho eles vão brigar tmbm. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Alba Postado 14 de Março de 2017 Autor Compartilhar Postado 14 de Março de 2017 38 minutos atrás, GabrielEger disse: Algumas vezes quando colocamos o ninho eles acabam brigando mesmo. Vc pode optar por escolher o casal e separar o outro antes de por o ninho, ou pode por o ninho e ver se algum forma casal, e ficar super atenta a qualquer sinal de confusão para poder separar de gaiola assim q começar.. Como eles já brigam, acredito q com o ninho eles vão brigar tmbm. E você tem alguma sugestão para a questão do barulho que fazem, caso precise separar? Porque é realmente um escândalo. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
GabrielEger Postado 15 de Março de 2017 Compartilhar Postado 15 de Março de 2017 Infelizmente ou coloca eles onde não possam se ouvir ou então só com outra companheira.... Ahh, aqui coloquei um espelho e ajudou muito tmbm...ele ficava bem distraído e cantando pro espelho...talvez ajude Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sandra Gomes Postado 15 de Março de 2017 Compartilhar Postado 15 de Março de 2017 Bom é que a Mel tem mutação dos 2 machos. Agora é só vc por o ninho pra ver quem ela vai escolher. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Alba Postado 22 de Março de 2017 Autor Compartilhar Postado 22 de Março de 2017 Oi, gente. Então, eu tentei colocar o ninho e ver se formaria algum casal. E a verdade é que nem o Tom e nem o Luan ligam para a Mel. E nem ela, para eles. Embora saiba que ela gosta mais do Luan. O Luan entra no ninho, fica lá dentro, canta. O Tom assumiu uma postura mais agressiva, não querendo me deixar chegar nem perto da gaiola. E a Mel não ligou, não chegou nem perto do ninho. Os dois estão brigando, às vezes, e acaba sobrando para a Mel. Não brigam com ela, mas ela acaba levando uma bicada ou duas. Nessa foto, ambos os machos estão dentro do ninho. E a Mel, nem aí. Continuo sem saber o que fazer. Compro uma nova companheira, e separo um dos dois da gaiola? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sandra Gomes Postado 22 de Março de 2017 Compartilhar Postado 22 de Março de 2017 Acho que deve esperar mais. Frida e Fred só acasalaram dia 5/2/17 e moram aqui desde 14/6/16 quando ele chegou aqui. Nem sempre é amor a primeira vista. Sei que é difícil segurar a ansiedade, mas é preciso. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Alba Postado 24 de Março de 2017 Autor Compartilhar Postado 24 de Março de 2017 Gente, eu havia visto aqui um post sobre um garoto que havia perdido a fêmea por ovo preso, então ele juntou dois machos. Em um dos comentários, falaram que machos alfas acabam fazendo o outro de fêmea por ausência de uma companheira feminina. Ela disse ter resolvido o problema ao juntar os dois com outras fêmeas. Que, no início, trocavam carícias um com o outro, mas que logo estavam arranjados cada um com seu parzinho. O Tom e o Luan eram assim, estavam juntos. Quando coloquei a Mel, nenhum dos dois nem sequer ligou pra ela. Eu havia separado o Tom e deixado em uma outra gaiola, pois eles estavam brigando muito. Porém, ao separar, ficou uma gritaria muito alta pela casa, um chamando ao outro o dia inteiro e, como não moro sozinha, incomodava minhas duas companheiras de casa. Então, ontem, elas juntaram os três novamente. Agora, eu tentei mais uma vez. Estava pensando: só havia uma fêmea disponível, será que poderia dar certo se eu juntasse mais uma? Então fiz isso. Separei o Tom novamente, e comprei outra fêmea, para lhe fazer companhia. Essa é a Mía (foto). As gritarias continuam, pra falar a verdade. Não o tempo todo, mas ainda ficam gritando um pelo outro. Eu, sozinha, poderia conviver, mas como é muito alto, minhas companheiras de casa se incomodam. Eu pretendia mantê-los separados até que se acostumassem com as fêmeas (o Tom nunca deu a mínima pra Mel e também não está ligando muito pra Mía), e o Luan no início corria da Mel, e testei a Mía, ele ficou com medo. Caso os barulhos sigam por muito tempo, eu teria que juntar os quatro. Mas tenho medo que, no final das contas, acabe não dando em nada, e eles continuem preferindo um ao outro e ignorando as fêmeas. Ou acham que não teria problema se juntasse? Ps: comprei a calopsita de cara branca, o vendedor me disse que ela tinha entre 5 e 6 meses, e me garantiu que era fêmea por conta do perolado. Mas li que, quando são machos, perdem o perolado depois da primeira muda (que só ocorre depois dos 7 meses, está certo? Ou não?), e quando são fêmeas o perolado permanece. Então estou meio que na dúvida, mas mandei fazer o teste de sexagem. O que vocês acham? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
André Luis Lopes Grangeiro Postado 24 de Março de 2017 Compartilhar Postado 24 de Março de 2017 Ela é linda perola CB é linda de mais parabéns. sim o disse é verdade ou espere ou faz o exame como já fez agora é só esperar o resultado. Boa sorte. Abs. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sandra Gomes Postado 24 de Março de 2017 Compartilhar Postado 24 de Março de 2017 Muito linda sua Mia. Vc deveria ter feito a quarentena antes de juntar. Agora faça exames de saúde rápido. Tbm tenho uma cb arlequim pérola canela com a mesma idade da sua. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
cástella Postado 25 de Março de 2017 Compartilhar Postado 25 de Março de 2017 Linda. Só vai dar para saber depois que ela passar pela primeira muda. Por que não tenta deixar os 4 em uma única gaiola mas com 2 ou 3 ninhos? Isso diminui o risco de brigas por território. No mais, tem que ter paciência, pode levar meses para que se interessem e queiram namorar. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.