Jump to content

Acasalamento incomum


Alba

Posts Recomendados

Olá, queria tirar uma dúvida já há um tempo. Eu tenho três calopsitas. O primeiro foi o Tom (macho de penugem mais escura, na foto), e já o comprei sendo macho e tudo mais. Um ano depois do Tom, comprei o Luan (macho perolado, mais claro). Logo quando comprei o Luan, ele me foi vendido como fêmea. E durante quase um ano, pensei de fato que fosse pois eles agiam como um casal, coçando e fazendo carinho um no outro, chegando até a copular algumas vezes, com adição de algumas brigas vez ou outra. Só comecei a achar estranho o fato de passar mais um ano, já com os dois juntos na gaiola, e ainda não haver um ovo sequer, ou nada do tipo. Então fiz um exame de sexagem, e saiu o resultado: os dois eram machos. Logo percebi uma dependência um do outro, ao ponto que a gritaria é ENORME dentro de casa se eu os afasto mais que alguns metros, e principalmente se eles não conseguirem ver um ao outro. 

No ano seguinte, decidi comprar mais um, ou uma, no caso. Não fiz o exame de sexagem ainda, porém já faz um ano que tenho a Mel (calopsita de penugem manchada, na foto) e ouvi falar que, ao atingir a fertilidade, as fêmeas acabam botando ovos, mesmo que não estejam galados. Ela nunca botou nenhum, não sei se porque também é macho, ou se porque ainda não atingiu maturação sexual suficiente para botar ovos, não sei. Mas também não houve tentativa de copulação de nenhum dos machos com ela, nem dela com os machos. 

O Luan é mais dependente do Tom, chegando a persegui-lo pela gaiola inteira, chegando a fazer muito barulho quando o mesmo não lhe dá atenção. Às vezes, ele tem comportamentos sexuais de macho, cantando baixinho perto do ouvido do Tom e mexendo o corpinho como em uma dança, em uma tentativa de acasalamento, porém ele fica abaixando o corpo e beliscando os pés do Tom, para que suba em cima dele. Porém,  hoje em dia,  o Tom não quer mais e só o ignora, o que faz com que o Luan fique perseguindo-o pela gaiola, e fazendo barulho. E às vezes, o Luan tem comportamento sexual de fêmea no cio, quando fica levantando o rabo e fazendo barulhinhos estranhos. Porém ele só faz isso às vezes, quando entra na vasilha de ração (que é grande). Ele meio que se abaixa, fica levantando o rabo e fazendo os piados estranhos parecidos com o que a fêmea faz, porém ele faz como se estivesse cantando, diferente da fêmea. E quando ele faz isso, a Mel desce de onde estiver da gaiola, e vai e sobe nas costas dele. Não na intenção de copular, ela não faz nada, nenhum movimento. Ela apenas sobe, como uma criança que vê o pai ajoelhado no chão, e propõe que ele brinque de cavalinho. E o Luan, mesmo com ela em cima, continua balançando o rabo e fazendo os barulhinhos. 

O veterinário havia recomendado separar um dos machos antes de juntar uma fêmea, porém eu não tenho com quem deixar um dos dois, e até tenho outra gaiola em casa e tentei separá-los, porém eles faziam um escândalo gigantesco pela casa, ao ponto de enlouquecer qualquer um. Não sei o que fazer, alguém pode me ajudar? 

14894896382591354944583.jpg

14894896697681072283048.jpg

14894897430441259247892.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Realmente são dois machos e uma fêmea de acordo com a aparência e a idade deles. A primeira foto, acredito ser o Luan, é um Canela macho, a segunda foto acredito ser o Tom, me parece um Pérola Macho adulto, e a última foto é um Canela Pérola, e pela idade q vc disse, se fosse macho já teria perdido o pérola igual o Tom, então diria q é fêmea mesmo.

Nem todas Fêmeas botam assim q atingem a maturidade, tem Fêmeas q passam anos e nunca chegam a botar o primeiro ovinho. Alguma vez vc já colocou um ninho pra eles? 

Colocando o ninho vc influência a fêmea e os machos a querer reproduzir, e então as chances de formar casal são muito maiores. 

Agora, se vc já colocou o ninho e continua assim, então fica mais complicado mesmo...pq tá muito bagunçado tudo isso kkkk 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

O Tom é um macho cinza silvestre e o Luan é um macho canela. No caso do Tom e do Luan dá para ter certeza que são machos não só por você ter feito o exame de sexagem, mas também por que no caso da mutação deles, todo macho tem a carinha mais amarela e o rabo não é listrado na parte de dentro.

A Mel é uma pérola canela linda. Machos pérolas costumam perder parte do perolado após a primeira muda que acontece depois dos 6 meses de vida. Então como a mel tem muito perolado, me parece ser uma fêmea mesmo.

@GabrielEger Não tinha notado o perolado do Tom. Parece sim ser um pérola adulto.

Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutos atrás, GabrielEger disse:

Realmente são dois machos e uma fêmea de acordo com a aparência e a idade deles. A primeira foto, acredito ser o Luan, é um Canela macho, a segunda foto acredito ser o Tom, me parece um Pérola Macho adulto, e a última foto é um Canela Pérola, e pela idade q vc disse, se fosse macho já teria perdido o pérola igual o Tom, então diria q é fêmea mesmo.

Nem todas Fêmeas botam assim q atingem a maturidade, tem Fêmeas q passam anos e nunca chegam a botar o primeiro ovinho. Alguma vez vc já colocou um ninho pra eles? 

Colocando o ninho vc influência a fêmea e os machos a querer reproduzir, e então as chances de formar casal são muito maiores. 

Agora, se vc já colocou o ninho e continua assim, então fica mais complicado mesmo...pq tá muito bagunçado tudo isso kkkk 

 

Bom, eu havia colocado o ninho para os meninos no início, quando ainda achava que o Luan era fêmea. Motivo até que levou o Tom a ficar bem agressivo. E depois que comprei a Mel, a minha intenção era deixar os três juntos por um tempo para ver com qual macho ela se sentiria mais à vontade, e depois tentar dar um jeito de tirar o outro. Admito que não tentei colocar o ninho desde que a Mel chegou, pois fiquei com medo dos dois machos brigarem mais, por causa disso. Eles já brigam, mas não chega a ser nada violento, não sangram e nem nada. Só ficam batendo bico, literalmente. Tenho medo de isso piorar, ou de acabarem até machucando ela. Acha que deveria tentar por o ninho?

13 minutos atrás, cástella disse:

O Tom é um macho cinza silvestre e o Luan é um macho canela. No caso do Tom e do Luan dá para ter certeza que são machos não só por você ter feito o exame de sexagem, mas também por que no caso da mutação deles, todo macho tem a carinha mais amarela e o rabo não é listrado na parte de dentro.

A Mel é uma pérola canela linda. Machos pérolas costumam perder parte do perolado após a primeira muda que acontece depois dos 6 meses de vida. Então como a mel tem muito perolado, me parece ser uma fêmea mesmo.

@GabrielEger Não tinha notado o perolado do Tom. Parece sim ser um pérola adulto.

Obrigada, Cástella. Mas ah, outra coisa que me deixou meio curiosa esses dias: a Mel tem dado indícios de querer começar a cantar.

E no início quem cantava era o Tom. Depois que o Luan começou, ele nunca mais cantou.

Link para compartilhar
Share on other sites

É difícil ver uma fêmea cantando, mas não é raro. Isso existe.

Quanto ao ninho, se você decidir por com os três juntos na gaiola, tente botar 2 ou mais ninhos. Isso evita disputas por território e diminuem as chances de brigas.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Algumas vezes quando colocamos o ninho eles acabam brigando mesmo. Vc pode optar por escolher o casal e separar o outro antes de por o ninho, ou pode por o ninho e ver se algum forma casal, e ficar super atenta a qualquer sinal de confusão para poder separar de gaiola assim q começar..

Como eles já brigam, acredito q com o ninho eles vão brigar tmbm. 

Link para compartilhar
Share on other sites

38 minutos atrás, GabrielEger disse:

Algumas vezes quando colocamos o ninho eles acabam brigando mesmo. Vc pode optar por escolher o casal e separar o outro antes de por o ninho, ou pode por o ninho e ver se algum forma casal, e ficar super atenta a qualquer sinal de confusão para poder separar de gaiola assim q começar..

Como eles já brigam, acredito q com o ninho eles vão brigar tmbm. 

E você tem alguma sugestão para a questão do barulho que fazem, caso precise separar? Porque é realmente um escândalo.

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi, gente. Então, eu tentei colocar o ninho e ver se formaria algum casal. E a verdade é que nem o Tom e nem o Luan ligam para a Mel. E nem ela, para eles. Embora saiba que ela gosta mais do Luan. 

O Luan entra no ninho, fica lá dentro, canta. O Tom assumiu uma postura mais agressiva, não querendo me deixar chegar nem perto da gaiola. E a Mel não ligou, não chegou nem perto do ninho. 

Os dois estão brigando, às vezes, e acaba sobrando para a Mel. Não brigam com ela, mas ela acaba levando uma bicada ou duas. 

Nessa foto, ambos os machos estão dentro do ninho. E a Mel, nem aí. Continuo sem saber o que fazer. Compro uma nova companheira, e separo um dos dois da gaiola? 

IMG-20170322-WA0004.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

Gente, eu havia visto aqui um post sobre um garoto que havia perdido a fêmea por ovo preso, então ele juntou dois machos. Em um dos comentários, falaram que machos alfas acabam fazendo o outro de fêmea por ausência de uma companheira feminina. Ela disse ter resolvido o problema ao juntar os dois com outras fêmeas. Que, no início, trocavam carícias um com o outro, mas que logo estavam arranjados cada um com seu parzinho. O Tom e o Luan eram assim, estavam juntos. Quando coloquei a Mel, nenhum dos dois nem sequer ligou pra ela. Eu havia separado o Tom e deixado em uma outra gaiola, pois eles estavam brigando muito. Porém, ao separar, ficou uma gritaria muito alta pela casa, um chamando ao outro o dia inteiro e, como não moro sozinha, incomodava minhas duas companheiras de casa. Então, ontem, elas juntaram os três novamente.

Agora, eu tentei mais uma vez. Estava pensando: só havia uma fêmea disponível, será que poderia dar certo se eu juntasse mais uma? Então fiz isso. Separei o Tom novamente, e comprei outra fêmea, para lhe fazer companhia. Essa é a Mía (foto). As gritarias continuam, pra falar a verdade. Não o tempo todo, mas ainda ficam gritando um pelo outro. Eu, sozinha, poderia conviver, mas como é muito alto, minhas companheiras de casa se incomodam. 

Eu pretendia mantê-los separados até que se acostumassem com as fêmeas (o Tom nunca deu a mínima pra Mel e também não está ligando muito pra Mía), e o Luan no início corria da Mel, e testei a Mía, ele ficou com medo. 

Caso os barulhos sigam por muito tempo, eu teria que juntar os quatro. Mas tenho medo que, no final das contas, acabe não dando em nada, e eles continuem preferindo um ao outro e ignorando as fêmeas. Ou acham que não teria problema se juntasse? 

 

Ps: comprei a calopsita de cara branca, o vendedor me disse que ela tinha entre 5 e 6 meses, e me garantiu que era fêmea por conta do perolado. Mas li que, quando são machos, perdem o perolado depois da primeira muda (que só ocorre depois dos 7 meses, está certo? Ou não?), e quando são fêmeas o perolado permanece. Então estou meio que na dúvida, mas mandei fazer o teste de sexagem. O que vocês acham? 

IMG_20170323_152635737.jpg

IMG-20170323-WA0010.jpeg

IMG_20170323_153416700.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Linda. Só vai dar para saber depois que ela passar pela primeira muda.

Por que não tenta deixar os 4 em uma única gaiola mas com 2 ou 3 ninhos? Isso diminui o risco de brigas por território. No mais, tem que ter paciência, pode levar meses para que se interessem e queiram namorar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...