Jump to content

Lutino macho x perola canela fêmea


Ir para a solução Resolvido por cástella,

Posts Recomendados

  • Solução
  • Machos cinza silvestre portadores de ino, pérola e canela.
  • Fêmeas lutinas e pérolas

É isso @Guilherme Carli?

Desculpe @szlegend, ainda estou aprendendo sobre genética e a melhor forma é na prática. :D

O pérola é uma mutação sexo-ligado assim como o canela.

Só nascerão filhotes pérola ou canela se o macho for ou portar essa mutação.

Então não paderá nascer fêmeas pérola como eu disse anteriormente.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutos atrás, cástella disse:
  • Machos cinza silvestre portadores de ino, pérola e canela.
  • Fêmeas lutinas e pérolas

É isso @Guilherme Carli?

Desculpe @szlegend, ainda estou aprendendo sobre genética e a melhor forma é na prática. :D

O pérola é uma mutação sexo-ligado assim como o canela.

Só nascerão filhotes pérola ou canela se o macho for ou portar essa mutação.

Então não paderá nascer fêmeas pérola como eu disse anteriormente.

Deixa eu tentar entender kkkkk o que é portador de ino??? kkkkk

sexo-ligado???

Eu não entendo muito rs, sempre quis uma calopsita cinza silvestre.

Link para compartilhar
Share on other sites

Até 3 meses atrás eu não entendia é nada...kkkk

Vamos lá ao que eu entendi até agora.

Existem três mutações sexo-ligado que são:

  • pérola
  • canela
  • lutino.

Ou seja, para nascer filhotes fêmeas de uma dessas mutações, basta o pai ser ou portar uma dessas três mutações. Para nascer filhotes machos de uma dessas mutações, o pai tem que ser ou portar a mutação e a mãe tem que ser pérola, canela ou lutino. Isso por que a fêmea nunca irá portar pérola, canela ou lutino, ela sempre será.  Por isso se chama mutação sexo-ligado.

Vamos ao seu caso.

Você tem um macho lutino mas a fêmea não é lutino então só nascerão fêmeas lutino.

Só irá nascer machos e fêmeas pérola ou canela se o seu macho portar a mutação.

 

Editado por cástella
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, cástella disse:

Até 3 meses atrás eu não entendia é nada...kkkk

Vamos lá ao que eu entendi até agora.

Existem três mutações sexo-ligado que são:

  • pérola
  • canela
  • lutino.

Ou seja, para nascer filhotes fêmeas, basta o pai ser ou portar uma dessas três mutações. Para nascer filhotes machos, o pai tem que ser ou portar a mutação e a mãe tem que ser pérola, canela ou lutino. Isso por que a fêmea nunca irá portar pérola, canela ou lutino, ela sempre será.  Por isso se chama mutação sexo-ligado.

Vamos ao seu caso.

Você tem um macho lutino mas a fêmea não é lutino então só nascerão fêmeas lutino.

Só irá nascer machos e fêmeas pérola ou canela se o seu macho portar a mutação.

 

Obrigado eu entendi melhor kkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

Também existem três mutações recessivas:

  • Arlequim
  • Cara Branca
  • Fulvo

Nesse casos, só nascerá uma dessas três mutações, se ambos os pais forem ou portarem uma dessas mutações.

Exemplo: só nascerá um filhote arlequim se o pai e a mãe portarem arlequim, ou se ambos forem arlequim ou se um portar e o outro for arlequim.

E quando não há nenhuma combinação eu acho que nasce cinza silvestre que é a cor original das calopsitas.

Editado por cástella
Link para compartilhar
Share on other sites

7 minutos atrás, cástella disse:

Também existem três mutações recessivas:

  • Arlequim
  • Cara Branca
  • Fulvo

Nesse casos, só nascerá uma dessas três mutações, se ambos os pais forem ou portarem uma dessas mutações.

E quando não há nenhuma combinação eu acho que nasce cinza silvestre que é a cor original das calopsitas.

Tendi, mas só o tempo mesmo dirá como vai ser o meu filhotinho ou filhotinha como vc disse kkkk, obrigado.

Mas uma duvida, minha calopsita femea ta com diarréia eu não sei o motivo, sera que ela ta ''gravida'' de novo? olha a foto...

17357027_583126445209471_1350779266_o.jpg.3ac05b96e3502f850edc3dcd3d13b644.jpg

Editado por szlegend
Link para compartilhar
Share on other sites

O cocô de uma fêmea que está para botar, é sólido e grosso. Isso é diarreia mesmo. Você trocou ou adicionou um novo alimento? Eles podem demorar para se adaptar a um novo alimento, então melhor fazer isso gradualmente misturando ao alimento que costumava comer.

Ela apresenta algum outro sintoma? Como mudança de comportamento?

Se não for esse o caso, fique de olho e se ela der sinais de debilidade leve-a há um veterinário especializado.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutos atrás, cástella disse:

O cocô de uma fêmea que está para botar, é sólido e grosso. Isso é diarreia mesmo. Você trocou ou adicionou um novo alimento? Eles podem demorar para se adaptar a um novo alimento, então melhor fazer isso gradualmente misturando ao alimento que costumava comer.

Ela apresenta algum outro sintoma? Como mudança de comportamento?

Se não for esse o caso, fique de olho e se ela der sinais de debilidade leve-a há um veterinário especializado.

Eu dou pão puma pra eles 2 vezes por mês e dei hoje também dei couve pra eles, não, ela esta normal nesse momento esta cuidando do filhote dela em cima do ovo e tals, só que nessa semana eu peguei ela 3 vezes na mão pra dar uns beijo nela e meio que ela ficou ''reclamando'' não sei é um barulho diferente não chega ser um grito slá, porem ela está normal.

Bom acabei de pegar ela de novo, ela só caga quando eu pego ela, lembrando que ela é mansa, eu peguei ela deu outra enfezada dai eu apertei o corpo dela de leve pra ver se ela tava com alguma dor, ela não gritou e nem fez nada acho que não tem dor, eu meio que irritei ela pq ela tava dormindo pra ela ficar com o corpo reto, ela esta gordinha, eu acho que vem ovo por ai, porque quando ela acabou de botar os ovos da ninhada dela tem uns 17 dias ela ficou magrinha e esbelta só que está gordinha, não notei nada de diferente nela, está normal só que ela ta meio que tremendo, não sei porque vou analisar melhor.

Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, cástella disse:
  • Machos cinza silvestre portadores de ino, pérola e canela.
  • Fêmeas lutinas e pérolas

É isso @Guilherme Carli?

Desculpe @szlegend, ainda estou aprendendo sobre genética e a melhor forma é na prática. :D

O pérola é uma mutação sexo-ligado assim como o canela.

Só nascerão filhotes pérola ou canela se o macho for ou portar essa mutação.

Então não paderá nascer fêmeas pérola como eu disse anteriormente.

Isso, não vem perola, vai vir somente silvestres machos e lutinos fêmeas até então. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, cástella disse:

O cocô de uma fêmea que está para botar, é sólido e grosso. Isso é diarreia mesmo. Você trocou ou adicionou um novo alimento? Eles podem demorar para se adaptar a um novo alimento, então melhor fazer isso gradualmente misturando ao alimento que costumava comer.

Ela apresenta algum outro sintoma? Como mudança de comportamento?

Se não for esse o caso, fique de olho e se ela der sinais de debilidade leve-a há um veterinário especializado.

Nesse caso foi pra botar kkkk eu vi hoje ela botou +2 ovos, e ela está com um filhote recem nascido!!!!!!!!! oque eu faço?? quando os filhotinhos nascerem o filhote vai tar com 20 dias (dependente dos pais ainda) será que ele vai abandonar o filhote quando esses filhotes nascerem??? pelo que eu vi ela botou um hoje e um ontem por isso  que ela tava mal e tremendo, e pelo que eu vi vem mais por ai, ela continua gordinha, Jesus Cristo me ajuda! kkkkkkkkkkkkkk

Editado por szlegend
Link para compartilhar
Share on other sites

Isso é muito desgastante e estressante para o casal. Você pode deixar e torcer para dar tudo certo. Mas, possivelmente você terá que retirar o filhote mais velho e alimentar na papa quando os outros nascerem.

Ou, retirar todos os ovos que ele botar. Dessa maneira vai ser difícil eles maltratarem o filhote mais velho e também não corre o risco desse filhote pisotear e machucar os mais novos.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutos atrás, cástella disse:

Isso é muito desgastante e estressante para o casal. Você pode deixar e torcer para dar tudo certo. Mas, possivelmente você terá que retirar o filhote mais velho e alimentar na papa quando os outros nascerem.

Ou, retirar todos os ovos que ele botar. Dessa maneira vai ser difícil eles maltratarem o filhote mais velho e também não corre o risco desse filhote pisotear e machucar os mais novos.

Eu não sei o que fazer viu... eu tenho medo de mexer no ninho, meu macho é muitoooooooooooo possessivo e não suporta que mexam no ninho dele, eu não sei o que fazer, tirar os ovos eu não quero arriscar, eu queria retirar os ovos quando o filhote tivesse uns 15 dias pra se caso o pai abandonasse eu cuidaria dele numa boa, e se eu esperar os outros nascerem e esse filhote tiver grandinho vai desgastar muito os pais... mano se tem que ver como eles estão cansados... não estão morrendo nem doente, mas perderam a beleza sabe??? tenho muito medo de deixar rolar, não sei oque eu faço. me ajuda kkk

Link para compartilhar
Share on other sites

21 minutos atrás, cástella disse:

É uma decisão difícil de tomar. Mas normalmente eles não abandonam o ninho depois que um filhote nasce.

Eu vou pensar, eu acho que vou deixar do jeito que tá quando nascerem os filhotes o meu filhote já vai estar grandinho e eu o alimento na papa mesmo.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...