Jump to content

Aves machucadas - penas quebradas


AlineLima

Posts Recomendados

Duas de minhas aves se machucaram não sei como. Quando cheguei na sexta às 21h já tinha acontecido. Eles nao brigaram pois estavam presos em gaiolas separadas. Mesmo com a luz apagada minha sala nunca fica escura pq tem um poste bem em frente a sala e tenho uma porta de vidro bem grande.

Enfim, fiz os primeiros socorros, limpei com antiseptico e soro. Precisei remover algumas penas quebradas. Hoje percebi que o Theo arrancou ele mesmo outras penas. Na asa dele, a regiao machucada está um pouco inchada e mais quente do que o restante. Quanto à outra ave, tb precisei arrancar mais canhões hoje e outros simplesmente não dá pra arrancar porque quebraram muito próximos as pele.

Ambos estão se alimentando normalmente. Ambos estão soltos e escalando o playground sem dificuldades, mas acho que o Theo pode estar mais desconfortável em relação ao outro. O Theo tb perdeu MUITO sangue. A gaiola inteira ficou suja e inclusive a parede.

Devo passar algo na asa? Posso passar algum cicatrizante para evitar infecção e acelerar a cicatrização? Devo ofertar algum alimento a mais? Já tenho o costume de oferecer para eles dia sim e dia não folha de couve, maçã e pepino além de oferecer diariamente farinhada CC parrots, mix de sementes e casulo de inseto desidratado,  tb dou ovo e milho cozidos 1X por semana.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em ‎19‎/‎03‎/‎2017 at 17:09, AlineLima disse:

Duas de minhas aves se machucaram não sei como. Quando cheguei na sexta às 21h já tinha acontecido. Eles nao brigaram pois estavam presos em gaiolas separadas. Mesmo com a luz apagada minha sala nunca fica escura pq tem um poste bem em frente a sala e tenho uma porta de vidro bem grande.

Enfim, fiz os primeiros socorros, limpei com antiseptico e soro. Precisei remover algumas penas quebradas. Hoje percebi que o Theo arrancou ele mesmo outras penas. Na asa dele, a regiao machucada está um pouco inchada e mais quente do que o restante. Quanto à outra ave, tb precisei arrancar mais canhões hoje e outros simplesmente não dá pra arrancar porque quebraram muito próximos as pele.

Ambos estão se alimentando normalmente. Ambos estão soltos e escalando o playground sem dificuldades, mas acho que o Theo pode estar mais desconfortável em relação ao outro. O Theo tb perdeu MUITO sangue. A gaiola inteira ficou suja e inclusive a parede.

Devo passar algo na asa? Posso passar algum cicatrizante para evitar infecção e acelerar a cicatrização? Devo ofertar algum alimento a mais? Já tenho o costume de oferecer para eles dia sim e dia não folha de couve, maçã e pepino além de oferecer diariamente farinhada CC parrots, mix de sementes e casulo de inseto desidratado,  tb dou ovo e milho cozidos 1X por semana.

Aline o ideal é levar ao vet, pode ter ocorrido um pânico noturno, aconteceu com minha calô dois anos atrás. O vet  imobilizou a asa dela por 2 meses até as penas crescerem e tomou antibiótico por 3 dias pra evitar infecção. Como as sua ainda tem pedaços do canhão será que não pode ocorrer algum tipo de infecção por essa area estar mais vulnerável?

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

André Luis Lopes Grangeiro

Pelo que eu sei, isso com certeza foi pânico noturno, mesmo com pouca luz, até uma persiana balançando assusta, nem com uma pinça conseguiu tirar a pena? mantenha essa alimentação que vc está dando repare se eles estão se alimentando bem, se for o caso compre esses abajur baratinho coloque uma lâmpada fraquinha perto para evitar, fique obs eles 3 dias e depois veja se tem como tirar essa pena e se vai desinchar e se volta a temperatura normal, caso não vai ter que levar em um vet, a limpeza no local das penas vc fez o certo, com anticéptico e soro, qualquer coisa nos avise, boa sorte.

Abs.   

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que foi qualquer coisa menos pânico noturno. O local onde eles ficam é a ssla do segundo andar. Praticamente apenas minha irmã, eu e minha poodle temos acesso. Minha irmã tb não estava em casa. Tb não deixo nada que possa balançar para assustar ele. Nem tem corrente de ar tb pq mantenho janela e porta fechadas. Minha cadela não passeia pela sala a não ser latindo incomodando meus ouvidos. Logo não acredito que ela tenha assustado eles. Quando ela passa por lá, os latidos anunciam a presença dela e elês ja estão acostumados. Realmente não preciso de abajur, sério mesmo! A sala fica toda iluminada pelo poste já que o poste fica em frente e a salá éno primeiro andar. Mesmo assim, eu sempre deixo a luz acesa ou da sala ou do corredor (que dá bem em frente às gaiolas) pq minha irmã tem medo de escuro e morre de medo se tiver que levantar a noite no escuro.

Enfim, tô fazendo isso mesmo, André. Tô acompanhando e se piorar, veterinário pra que te quero! Mas aparentemente inchou pq o Theo puxou as penas de qualquer jeito. Já está bem melhor mas ainda segue inchadinho. Estou passando antiseptico e soro todo dia 1x dia. A asa do Snow está bem melhor. Os canhões que antes estavam na pele hoje estão mais expostos mas não vou remover por enquanto. As pontas estão sequinhas então ele mesmo deve expulsar.

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, AlineLima disse:

Eu acho que foi qualquer coisa menos pânico noturno. O local onde eles ficam é a ssla do segundo andar. Praticamente apenas minha irmã, eu e minha poodle temos acesso. Minha irmã tb não estava em casa. Tb não deixo nada que possa balançar para assustar ele. Nem tem corrente de ar tb pq mantenho janela e porta fechadas. Minha cadela não passeia pela sala a não ser latindo incomodando meus ouvidos. Logo não acredito que ela tenha assustado eles. Quando ela passa por lá, os latidos anunciam a presença dela e elês ja estão acostumados. Realmente não preciso de abajur, sério mesmo! A sala fica toda iluminada pelo poste já que o poste fica em frente e a salá éno primeiro andar. Mesmo assim, eu sempre deixo a luz acesa ou da sala ou do corredor (que dá bem em frente às gaiolas) pq minha irmã tem medo de escuro e morre de medo se tiver que levantar a noite no escuro.

Enfim, tô fazendo isso mesmo, André. Tô acompanhando e se piorar, veterinário pra que te quero! Mas aparentemente inchou pq o Theo puxou as penas de qualquer jeito. Já está bem melhor mas ainda segue inchadinho. Estou passando antiseptico e soro todo dia 1x dia. A asa do Snow está bem melhor. Os canhões que antes estavam na pele hoje estão mais expostos mas não vou remover por enquanto. As pontas estão sequinhas então ele mesmo deve expulsar.

 

Olha sei q muitos podem dar dicas para n ocorrer panico noturno mas oq notei com o passar dos anos é q n precisam de muito motivo pra se assustarem, uma vez acendi a luz a noite e elas saiu td se batendo, capaz de passa uma mosca e rela em uma ai ela voa e assusta o resto, talvez vc acha meio impossivel se assustarem ai mas n sabe se passo por exemplo alguma coruja voando  proxima a lampada do poste e a sombra assustou elas ou a luz apago e acendeu rapidamente, esses nossos bichinhos por mais q deixe luz acesa e faça de tudo um dia eles se assustam kk. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que alguém caiu do poleiro ou o próprio Theo despencou e se machucou. De vez em quando eles parecem fruta madura. Dormem tanto que caem.. rsrs

Agora é esperar ele melhorar rápido e ser papai logo. Ele está acasalando com Tequila já há alguns dias. Espero que o dodói não atrapalhe (até por isso eu queria acelerar a cicatrização dele). Espero ser vovó em breve!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...