Jump to content

Filhote de calopsita vomita a papa


Caturra
Ir para a solução Resolvido por Caturra,

Posts Recomendados

Boa noite, estou a vir aqui para ver se consigo uma solução para o problema do meu filhote.

Estou criando na papa 2 calopsitas, uma não está dando nenhum problema já a outra de alguns dias para cá(metade de uma semana) começou a recusar a papa na hora da alimentação, o filhote que recusa tem uns 40 dias. Toda vez que eu vou dar é uma luta para conseguir entrar a seringa com sonda e depois ele vomita cerca de 10% a 30% da papa que dei.

Depois que ela vomita, ela fica muito abatida e triste, vomita várias vezes eu tento segurar a cabeça para cima para evitar o vomito. sai vomito pelo nariz e as vezes ela pode tossir, espirrar ou balançar a cabeça.. Estou preocupado que isso gere um problema futuro, ela não era assim, mas do fim de semana para ca começou a dar problema, em si ela fica alimentada, mas tenho medo que ela possa adoecer ou ter outros problemas devido ao estresse ou devido a papa sair pelo nariz. 

Ela vomita mesmo depois de 5-15min que dei a papa,várias vezes.. quando mais tempo passa menos ela vomita e em menor quantidade, mas acho estranho pq já acabou e mesmo assim ela passa mal. E não é a quantidade que eu esteja dando demais também pois ela vomita mesmo dando apenas 5ml..

Em relação a doenças, ela não tem sintomas de doenças como catarro saindo pelo nariz, diarreia,etc etc, já cuidei de aves doentes e sei bem quando adoece, mas não descarto 100% também da possibilidade de poder ser algo mas aparentemente não é, ela fica igual a uma ave doente depois que come a papa, abatida, triste , no canto, porém as horas vão passando ela vai melhorando cada vez mais até chegar a hora de comer papa de novo e pronto, volta a ficar abatida.

 

A repulsa pela papa é normal? os vomitos e sobre ela ficar bem abatida depois que come? tenho certeza que não seria nenhuma maneira errada que eu esteja dando pois eu tenho experiencia e nenhuma outra calopsita aconteceu isso comigo, inclusive essa começou faz poucos dias, antes estava tudo bem... aguardo respostas,obrigado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Verdade, concordo com a amiga @Sandra Gomes, nem nos humanos podemos impedir o vomito quanto mais os animais,que bom que você vai levar no veterinário, torço para que tudo de certo, quanto a papinha, ela deve estar enjoada, faça como a amiga @cástella disse, coloque ração e carimbada também na gaiola pois as sementes são mais difíceis para elas no inicio, água filtrada e fresca , boa sorte!!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Como ela acordou pior eu levei em um hospital veterinário e internaram ela. Falaram que havia dado infecção e vão tratar dela, disseram que o estado era grave mas é facilmente revertido e é fácil recuperar, mas há alguma possibilidade de piorar também, mas é raro. Espero que ela melhore, obrigado pelas respostas.

Editado por Caturra
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

A médica acabou de me ligar e disse que o caso dela está gravíssimo mas que há chances sim de recupera-la... é triste quando o problema é bactéria cada segundo conta, de um dia para o outro pode deixar o ser entre a vida e a morte, até ontem acredito que ela não estava tão mal assim.. enfim, vou aguardar e ver no que vai dar.. eu acredito que possa melhorar sim, eu já tratei o mesmo caso de infecção em uma calopsita sozinho só com o antibiótico e que estava já com a doença super evoluída e consegui salva-la, acredito que no hospital seja mais fácil ainda, já que eles estão bem preparados, fazem exames, dão antibiótico pesado,deixam no oxigenio,observam ela 24hs, etc...

Link para compartilhar
Share on other sites

Fui hoje ver ela, a médica disse que ontem a noite ela tinha recuperado e melhorado, mas que hoje as 5h da manhã teve uma parada cardiorrespiratória e conseguiram ressuscita-la ... mas depois lá para as 9:30 da manhã ela teve outra e não conseguiram mais fazer nada... Infelizmente a calopsita foi a óbvio... Triste, um dia antes ela parecia bem, apesar de já ter dado para notar que tinha algo errado, mas se via que não era o suficiente para mata-la.. Ela foi muito bem tratada e estava recebendo antibiotico pesado na veia e oxigenio para respirar melhor, mesmo com isso tudo não resistiu.. Acredito que por parte foi muito azar pois as vezes vemos situações piores e que as aves conseguem melhorar, inclusive ela tinha melhorado antes mas deu no que deu... 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Caturra disse:

Fui hoje ver ela, a médica disse que ontem a noite ela tinha recuperado e melhorado, mas que hoje as 5h da manhã teve uma parada cardiorrespiratória e conseguiram ressuscita-la ... mas depois lá para as 9:30 da manhã ela teve outra e não conseguiram mais fazer nada... Infelizmente a calopsita foi a óbvio... Triste, um dia antes ela parecia bem, apesar de já ter dado para notar que tinha algo errado, mas se via que não era o suficiente para mata-la.. Ela foi muito bem tratada e estava recebendo antibiotico pesado na veia e oxigenio para respirar melhor, mesmo com isso tudo não resistiu.. Acredito que por parte foi muito azar pois as vezes vemos situações piores e que as aves conseguem melhorar, inclusive ela tinha melhorado antes mas deu no que deu... 

Que pena, sinto muito :( mais vc fez o que pôde e socorreu no momento que precisou. Parabéns pela dedicação!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Resolvi postar as fotos dela, ela é a menos amarelada, a mais clara. Como podem ver, ela só foi ficar ruim de verdade no dia que eu levei na emergência, socorri ela logo de manhã e cheguei lá as 8h. As fotos são de 1 a 3 dias antes que eu levei ela. Podem ver que mesmo no dia anterior ela não parecia ter nada..Foi tudo muito rápido infelizmente.

IMG_0602.JPG

IMG_0603.JPG

IMG_0605.JPG

IMG_0609.JPG

IMG_0613.JPG

IMG_0626.JPG

IMG_0627.JPG

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...